65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 5. Medicina Veterinária - 3. Medicina Veterinária Preventiva
PREVALÊNCIA DA CISTICERCOSE BOVINA NA ZONA RURAL DE QUATRO MUNICÍPIOS LOCALIZADOS NA REGIÃO SUL DO ESTADO DA BAHIA
Tatiane de Oliveira Santos - Depto.de Veterinária – UFV, Viçosa/MG
Paulo Sérgio de Arruda Pinto - Prof. Dr./Orientador - Depto.de Veterinária – UFV, Viçosa/MG
Letícia Ferreira da Silva - Depto.de Veterinária – UFV, Viçosa/MG
Camilla Taveira dos Santos Ducas - Depto.de Veterinária – UFV, Viçosa/MG
Rafaella Paola Meneguete dos Guimarães Peixoto - Depto.de Veterinária – UFV, Viçosa/MG
Emílio Campos Acevedo Nieto - Depto.de Veterinária – UFV, Viçosa/MG
INTRODUÇÃO:
A cisticercose bovina é uma zoonose considerada um importante problema de saúde pública e saúde animal em várias regiões do mundo. A ocorrência desta parasitose no setor produtivo da carne tem gerado perdas econômicas aos produtores rurais, sobretudo na bovinocultura, respondendo por uma expressiva prevalência da doença no Brasil. Essas perdas têm sido identificadas em matadouros, quando os animais infectados são condenados ou destinados ao aproveitamento condicional, com redução do seu valor comercial. No Brasil, a realidade epidemiológica dessa parasitose é pouco conhecida devido às falhas de abrangência dos serviços de inspeção de carne no território nacional, constituindo um elemento importante para que os dados sobre incidência e prevalência desta parasitose mantenham-se subestimados, tornando as informações apenas aparentes. Porém, pesquisadores de vários países vêm utilizando os testes de imunodiagnóstico para determinar a soroprevalência da cisticercose bovina por serem métodos de maior sensibilidade quando comparado com a metodologia rotineira de inspeção. Esse limitado conhecimento da prevalência da cisticercose no Brasil leva a necessidade de pesquisas sobre o mapeamento desta zoonose com o propósito de nortear as medidas de controle eficazes.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Determinar a soroprevalência da cisticercose bovina na zona rural dos municípios de Barro Preto, Ilhéus, Itabuna e Itajuípe situadas na região Sul do Estado da Bahia.
MÉTODOS:
A pesquisa foi desenvolvida na zona rural de quatro municípios situados na região do litoral sul do estado da Bahia (Barro Preto, Ilhéus, Itabuna e Itajuípe). Trata-se de uma região turística que atrai pessoas de várias partes do Brasil e do mundo. Foi realizado um estudo transversal onde foram amostradas aleatoriamente 215 propriedades rurais com criação de bovinos. No total foram coletadas 1.663 amostras de sangue de bovino através da punção da veia jugular. Não foram incluídas na pesquisa vacas prenhes e bovinos com idade inferior a três meses. As amostras de sangue foram dessoradas e os soros estocados a -20ºC. As análises sorológicas foram realizadas pelo método de ELISA indireto, de acordo com os procedimentos adotados por Silva (2013). Para determinação dos soros reagentes e não reagentes foi calculado um ponto de corte considerando a média da densidade óptica (D.O.) dos soros controle negativos acrescida de dois desvios padrão.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Do total de amostras de soro analisadas, 300 foram positivas no teste Elisa indireto, indicando uma prevalência regional de 18,04% de cisticercose bovina na região estudada. O município de Itajuípe apresentou a maior prevalência (23,95%), seguida de Itabuna (21,82%), Ilhéus (14,91%) e Barro Preto (10,54%). Observou-se que as propriedades positivas possuíam características que favoreciam a transmissão e manutenção do complexo teníase-cisticercose, como presença de rios contaminados com esgoto urbano passando dentro das cidades e em algumas propriedades rurais, criação de bovinos soltos (fora da propriedade rural), permitindo o livre acesso destes animais ao lixo e a dejetos humano. No estado da Bahia existem poucos levantamentos de casos de cisticercose bovina, e estes provêm de dados do Serviço de Inspeção. Almeida (2006) identificou uma prevalência de 4,20% supervisionado pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF) no município de Teixeira de Freitas-BA. Já Santos et al. (2008) observaram uma prevalência de 1,74% de cisticercose bovina no município de Jequié-BA também utilizando dados do SIF. Diante desses dados observa-se que os quatros municípios da região Sul apresentaram taxas mais elevadas do que as encontradas em outras regiões do Estado da Bahia.
CONCLUSÕES:
Os quatro municípios da região Sul da Bahia indicaram uma soroprevalência regional de 18,04% de cisticercose bovina. O levantamento de casos assim como da origem dos animais positivos para a doença, permitiu a identificação e distribuição da cisticercose bovina na região, indicando a necessidade da adoção de medidas de controle nos municípios pesquisados
Palavras-chave: Cisticercose bovina, Soroprevalência, Bahia.