65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 5. Informática na Educação
Informática na educação: Levantamento do Uso da Informática por Professores das Escolas Indígenas em Roraima
Dâmaris Souza de Nojosa - Graduanda - Depto. de Licenciatura em Computação Estácio Atual da Amazônia
Gedália de Sousa Lima - Graduanda - Depto. de Licenciatura em Computação Estácio Atual da Amazônia
Hosana Carolina dos Santos Barreto - Profa. MSc./Orientadora - Depto. de Lic. Intercultural - Insikiran/UFRR
Marcos Vieira Araújo - Prof. Graduado/Colaborador - Depto. de Lic. Intercultural - Insikiran/UFRR
Aron Roberto Batista Barreto - Prof. Graduado/Colaborador - Depto. de Lic. Intercultural - Insikiran/UFRR
Mariana Sousa da Cunha - Profa. MSc. - Depto. de Lic. Intercultural - Insikiran/UFRR
INTRODUÇÃO:
O uso das tecnologias tem revolucionado a comunicação em diferentes partes do mundo, e dentro desse contexto os povos indígenas também tem se apropriado das diferentes ferramentas para se comunicar e buscar meios para beneficiar suas comunidades, se destacando a internet por permitir unir povos de vários lugares do Brasil e do mundo através das redes sociais, blogs e portais, servindo até mesmo como mecanismo de articulação dos povos indígenas em campanhas como da homologação da demarcação da Terra indígena da Raposa Serra do Sol (SANTOS, 2011).
Apesar dos benefícios que essa acessibilidade proporciona, uma das maiores dificuldades no uso das tecnologias é manter as tradições, culturas e principalmente a língua materna, sendo essa uma motivação para algumas lideranças não apoiarem a entrada desses recursos em suas comunidades (SANTOS, 2011).
Diante dessas dificuldades, Silva (2009) propõe a elaboração de um novo currículo e a capacitação dos professores indígenas que promovam práticas pedagógicas com as novas tecnologias, as quais podem ser usadas para a divulgação, promoção e fortalecimento da cultura local, permitindo "manter viva sua cultura armazenando registros no idioma nativo, arquivado e registrando mitos, lendas e os conhecimentos ancestrais" (UNESCO, 2008, p. 3).
OBJETIVO DO TRABALHO:
A pesquisa tem como objetivo principal obter um diagnóstico quanto aos conhecimentos prévios em informática dos professores indígenas, alunos do curso de Licenciatura Intercultural no Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena da Universidade Federal de Roraima, assim como analisar o uso do computador como recurso pedagógico nas comunidades indígenas.
MÉTODOS:
A pesquisa foi realizada no Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena, na Universidade Federal de Roraima. Foram entrevistados 214 professores indígenas através de questionário com questões abertas e fechadas, com questões de múltipla escolha. Os professores responderam ao questionário como avaliação inicial no Tema Informática na Educação do curso de Licenciatura Intercultural.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A pesquisa revelou que cerca de 51% dos alunos entrevistados são do povo Macuxi, 30% Wapichana e os demais são dos povos Taurepang, Sapará, Yanomami, Ingaricó, Ye'kuana e Wai Wai e que estão distribuídos em todas as etno-regiões do Estado, sendo que grande parte vive em regiões como Serra da Lua, Serras, Raposa, Murupú, Taiano, São Marcos e Baixo Cotingo.
Quanto à frequência em que utiliza o computador, cerca de 30% afirmaram sempre usar, 40% afirmaram utilizar com menos frequência, os demais raramente ou nunca usaram o computador. Desses, 60% usavam o computador para pesquisa de atividades escolar ou acadêmica, 42% para o trabalho como docente, 35% usaram para pesquisa de modo geral e 13% para entretenimento. Confirmando o resultado da questão anterior, 22 pessoas afirmaram nunca terem usado um computador antes, talvez por falta de oportunidade ou porque na sua comunidade não possui um laboratório de informática ou nem mesmo energia elétrica.
Quanto à interação da comunidade com o computador e seus recursos, 73% responderam positivamente. Apesar desse número ser bastante expressivo, poucos usavam como recurso pedagógico, sendo constatado que apenas 16% usavam com frequência em suas aulas, enquanto que 25% as vezes, 59% raramente ou nunca tinham usado.
CONCLUSÕES:
O estudo mostra que ainda há muito o que ser feito, considerando que os poucos professores indígenas que tem acesso ao computador, não o utilizam em suas aulas como recurso pedagógico, deixando de lado as possibilidade que a utilização da informática podem gerar para a prática pedagógica, pois quando planejado seu uso, torna-se uma forte aliada da escola, podendo dinamizar, estimular e até mesmo facilitar o processo de ensino aprendizagem.
A pesquisa revela que é preciso investir não apenas em acesso digital, mas também em inclusão digital de modo a fortalecer a cultura de cada povo. Nesse sentido, é importante salientar que a escola tem um papel significativo no ensino do uso correto das tecnologias, podendo divulgar, promover e fortalecer a cultura de cada comunidade, sendo necessário para isso a inclusão de propostas do uso das tecnologias no Projeto Político Pedagógico (PPP) das escolas indígenas.
Considerando que grande parte das comunidades indígenas possui acesso às tecnologias de comunicação e informação, a escola tem a importante missão de acompanhar as constantes mudanças decorrentes dos avanços tecnológicos, assim como de capacitar e formar seus professores para a utilização da informática como recurso pedagógico.
Palavras-chave: Informática na Educação, Tecnologia, Educação indígena.