65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 8. Botânica
LEVANTAMENTO DAS PRINCIPAIS PLANTAS MEDICINAIS CULTIVADAS E UTILIZADAS PELOS AGRICULTORES FAMILIARES DA COMUNIDADE MOURA, BANANEIRAS-PB
Adailza Guilherme da Silva - Graduanda em Bacharelado em Agroecologia-UFPB.
Alian Cássio Pereira Cavalcante - Graduando de Licenciatura Plena em Ciências Agrárias-UFPB
Maria José Ramos da Silva - Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias e (Agroecologia)UFPB
INTRODUÇÃO:
As plantas medicinais são usadas com frequência, principalmente em regiões onde o acesso a medicamentos industrializados é limitado e com isso são utilizados no combate a algumas doenças que acometem a população. Nessa perspectiva percebe-se que esse costume ou tradição vem sendo transmitido de geração para geração, garantido a sociedade a preservação desta riqueza.
Com o aumento a cada ano do uso e cultivo de plantas medicinais, acredita-se que, desde a população mais carente e a mais abastada, diminua o uso de produtos alopáticos e possa se utilizar dos benefícios naturais que a natureza disponibiliza proporcionando melhor saúde e bem-estar humano.
O cultivo das plantas medicinais nas residências tornou-se uma das maneiras mais importantes no processo de divulgação do uso como medicamentos, por não necessitar de áreas grandes e também pelo seu aspecto econômico, sem custo alto de implantação e produção.
Entretanto aspectos relacionados ao cultivo e processamento de plantas medicinais são pouco explorados, necessitando serem difundidos para a população.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O trabalho teve como objetivo identificar as principais espécies vegetais utilizadas para fins terapêuticos, diagnosticando as formas de cultivo e utilização pelos agricultores familiares.
MÉTODOS:
Para o desenvolvimento do trabalho realizou-se visitas à comunidade Moura localizada na zona rural do município de Bananeiras-PB. Estas ocorreram para visualizar de forma imparcial a realidade local.
Para a coleta de dados utilizou-se questionário semiestruturado contendo perguntas relacionadas ao conhecimento e uso das plantas medicinais. A entrevista foi realizada com 13 famílias o que correspondeu a 90% da comunidade. Estas foram conduzidas durante visitas domiciliares durante o mês de outubro de 2012. A abordagem foi realizada de forma a não interferir nas respostas.
O questionário é constituído de questões objetivas e abertas, relacionadas ao gênero dos entrevistados, o nível de escolaridade, às principais formas de plantio e substratos utilizados para a produção das espécies, as plantas que são cultivadas e utilizadas na comunidade e as partes utilizadas como medicamento e sua finalidade.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
De acordo com a entrevista 44% dos entrevistados são do gênero masculino e 56% do gênero feminino. Dentre estes 11% são analfabetos, 67% tem ensino fundamental incompleto e 22% concluíram o ensino médio.
As formas de plantio utilizadas pelos agricultores são: galhos 60%, mudas 30%, e sementes com 10%, o cultivo através de galhos é mais utilizado por ser fácil se propagar. Os substratos utilizados para o cultivo das plantas são o esterco bovino ou caprino curtido misturado com terra vegetal que tem a finalidade de nutrir as plantas segundo os agricultores.
Durante a pesquisa diagnosticou-se mais de 30 espécies sendo as principais plantas cultivadas e utilizadas, mais citadas por 95% dos entrevistados citaram: romã Punica granatum L., arruda Ruta granatum L., erva cidreira Lippia alba M., louro Laurus nobilis, hortelã miuda Mentha sp., mastruz Coronopus didymus e babosa Aloe vera L.. O uso e cultivo das plantas vêm sendo estimulados, nas últimas décadas, pela necessidade de uma crescente população que busca uma maior diversidade de plantas para serem utilizadas no cuidado da saúde.
As partes das plantas mais utilizadas foram folhas, seguida da casca e do fruto, tendo como finalidade o preparo de chás e xaropes.
CONCLUSÕES:
Considerando os dados levantados nessa pesquisa constatou-se que os agricultores familiares da Comunidade Moura tem acesso e conhecimento a uma ampla variedade de plantas medicinais;
Utilizam diversas espécies vegetais para combater suas enfermidades, com isso observou-se a importância de preservar estes conhecimentos e ser transmitido a cada geração para que as gerações futuras possam desfrutar desta riqueza.
O trabalho mostrou a necessidade de se fazer um resgate de saberes quanto ao uso das plantas medicinais, já que esta prática encontra-se um pouco esquecida pela população, pois são informações importantes para toda a sociedade.
Palavras-chave: Agricultores familiares, Forma de cultivo, Remédios naturais.