65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática
A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE NÚMEROS INTEIROS ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Ivan Mauricio Velasquez Ruiz - Curso de Matemática - CESTB/UEA
Max Nogueira Falcão - Curso de Matemática - CESTB/UEA
Dienne Bento Ramos - Curso de Matemática - CESTB/UEA
Karem Keyth de Oliveira Marinho - Profa. Esp./Orientadora - Curso de Matemática - CESTB/UEA
INTRODUÇÃO:
A Matemática se encontra presente no dia a dia de todos, porém, muitas pessoas acreditam que ela não está relacionada com a realidade. Esse fato também está presente nas escolas, onde percebemos, durante as observações realizadas no âmbito do PIBID, que os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental ainda apresentam dificuldades em conceituar números inteiros.
Nessa direção, notamos a necessidade de propor atividades que permitissem a contextualização dos conteúdos, e para tanto, adotamos a metodologia de Resolução de Problemas, especificamente, as etapas de Polya para possibilitar ao estudante conceituar e visualizar a utilização dos números inteiros no cotidiano.
Ressaltamos que Polya explicita as etapas não como um manual a ser seguido, mas sim como norteadoras na solução dos problemas, sendo elas: a compreensão do enunciado, a elaboração e execução do plano e retrospecto do resultado encontrado.
Além da Resolução de Problemas, também buscamos nos subsidiar teoricamente em autores que em atividades que propusessem a utilização da ludicidade, a fim de atingir os objetivos propostos pela Resolução de Problemas através da ludicidade.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Oportunizar aos alunos um aprendizado por meio da Resolução de Problemas, a fim de conhecer as aplicações dos Números Inteiros em seu cotidiano, bem como utilizar as etapas de Polya para atingir os objetivos propostos pela Resolução de Problemas, enquanto metodologia de ensino-aprendizagem.
MÉTODOS:
O presente trabalho foi desenvolvido com 32 alunos da turma do 9º ano no turno vespertino da Escola Estadual Conceição Xavier de Alencar, localizada no município de Tabatinga, Estado do Amazonas.
Iniciamos as atividades apresentando o contexto histórico dos Números inteiros, expondo os fatos que contribuíram para o surgimento, ou classificação, deste conjunto numérico. Em seguida, exibimos um vídeo que evidenciou a utilização dos Números Inteiros em transações bancárias e no comércio. Logo após, aplicou-se um questionário sobre o vídeo assistido para ver se os alunos conseguiram entender a aplicação dos números inteiro em seu cotidiano.
Também fora realizado um jogo didático que lembrava uma reta numérica, com números positivos e negativos, onde os alunos se movimentavam de acordo com os números obtidos ao jogarem dois dados e efetuarem os cálculos.
Ao final destas atividades, foram propostos problemas e os alunos foram orientados a solucioná-los de acordo com as etapas de Polya.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Durante a apresentação do contexto histórico, os alunos aos poucos foram demonstrando interesse pelo conteúdo, o que se tornou mais explícito e comprovado após a exibição do vídeo, pois os alunos interagiam com o professor, questionando suas dúvidas.
O jogo didático elaborado permitiu que os alunos aprendessem brincando sem ter que decorar as regras dos números inteiros. Durante a resolução de problemas percebemos que os estudantes tiveram mais dificuldades em compreender os enunciados, pois questionavam muito na retirada dos dados e após essa etapa conseguiam concluir com rapidez e facilidade os cálculos.
Nesse sentido, percebemos que aos poucos, na medida que resolviam mais problemas, considerando a qualidade dos mesmos, pois nosso estudo priorizou a qualidade e não a quantidade, os estudantes apresentavam menos dificuldades que no início das atividades.
Outro fator detectado, fora o retrospecto que poucos alunos faziam, em geral consideravam que o problema estava resolvido quando finalizavam os cálculos. Constantemente incentivados a revisar os procedimentos, os alunos perceberam que tal etapa se fazia importante para detectar erros.
CONCLUSÕES:
O estudo desenvolvido nos possibilitou ter uma nova ótica acerca da importância da construção dos conceitos e do conhecimento de suas aplicações antes de adentrar em um estudo mais detalhado de conteúdos matemáticos.
A Resolução de Problemas contribuiu de forma significativa tanto para nossa formação docente quanto para os alunos, pois percebemos que até a interação entre os alunos melhorou, como também o olhar destes sobre a Matemática, pois consideraram as aulas divertidas e produtivas.
Diante do exposto, consideramos que mais aulas como estas devem ser realizadas, pois ao aproximar a realidade dos alunos com os conteúdos matemáticos é possível se ter um melhor aprendizado.
Palavras-chave: Contextualização, Etapas de Polya, Lúdico.