65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 4. Fitogeografia
Ocorrência e distribuição biogeográfica de macrófitas aquáticas em reservatórios no semiárido – estudo de caso no Açude Itans (Caicó-RN)
Ricárcia Maria de Macêdo - Graduanda em Geografia - Depto. de Geografia/LABESA - UFRN
Carliana Silva Souza - Graduanda em Geografia - Depto. de Geografia/LABESA - UFRN
Diógenes Félix da Silva Costa - Prof. Dr./Co-orientador - Depto. de Geografia/LABESA - UFRN
Renato de Medeiros Rocha - Prof. Dr./Orientador - Depto. de Geografia/LABESA - UFRN
INTRODUÇÃO:
Dentro de um ecossistema aquático natural e equilibrado, as macrófitas e outras plantas aquáticas oferecem um importante habitat para aves aquáticas, invertebrados e peixes. Formas submersas, emergentes ou flutuantes de macrófitas podem ser encontradas nas margens de lagos e em toda zona eufótica. Essa vegetação ocorre desde brejos até ambientes verdadeiramente aquáticos, incluindo desta forma, vegetais desde macroalgas até angiospermas, desempenhando um papel central na dinâmica nos ecossistemas aquáticos, sendo especialmente adequadas para indicar a variabilidade ambiental tendo em vista que essas plantas respondem a diferentes gradientes ambientais. Além disso, a variação da composição das assembléias de macrófitas aquáticas pode determinar, por sua vez, os padrões de diversidade de outras assembleias biológicas. As previsões de escassez de água para uso humano e o declínio das espécies aquáticas têm chamado a atenção de pesquisadores e gerenciadores para a conservação das águas continentais. Diante das previsões não otimistas, a sociedade também tem se tornado mais sensível à questão. Mas, para se definir estratégias para a conservação faz-se necessário entender a distribuição geográfica das espécies.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Considerando o uso potencial das macrófitas como bioindicadoras de qualidade do ambiente, este trabalho de investigação teve por objetivo realizar a identificação das espécies de macrófitas aquáticas e a análise da sua distribuição espacial em 07 pontos amostrais no Açude Itans, localizado em Caicó – RN (6°29’20”S e 37°04’00”W), região semiárida do Brasil.
MÉTODOS:
As coletas foram realizadas no mês de junho de 2011, sendo selecionados aleatoriamente sete pontos para a coleta das macrófitas, os quais foram demarcados com um aparelho receptor de sinais GPS (Garmim Etrex Legend – Código CA, 12 canais). Em cada ponto amostral, foi demarcado um quadrante de 15 m2 (3m x 5m), desde a borda até um 1,0 m de profundidade, coletando-se todas as espécies encontradas, utilizando tesoura de poda, armazenadando-se as amostras em sacolas plásticas e etiquetadas para o transporte ao laboratório. Distinguiram-se os diferentes tipos biológicos. As identificações foram realizadas por morfologia comparada, sendo o enquadramento sistemático/taxonômico das famílias de angiospermas realizado de acordo com o proposto por APG II. A produção de material cartográfico foi realizada em ambiente de Sistema de Informações Geográficas, com o auxílio do software ArcGIS 10, tendo como base a imagem do satélite CBERS 2B (sensor HRC, órbita 148B, e ponto 107-4, e resolução espacial de 2,5 metros, de 15/11/2009).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Identificou-se a ocorrência de 08 espécies vegetais de macrófitas: Echinodorus sp., Egeria densa Planch., Eichhornia crassipis (Mart.) Solms., Eleocharis sp., Lemna sp., Nymphaea elegans Hook., Pistia stratiotes L. e Salvinia auriculata Aubl.. Estas pertencentes a 07 famílias botânicas (Alismataceae, Araceae, Cyperaceae, Hydrocharitaceae, Nymphaeaceae, Ponderiaceae e Salviniaceae) e Araceae. A maioria das espécies identificadas nesta pesquisa pertence ao grupo das macrófitas flutuantes (E. densa, N. elegans, Eleocharis sp. e Echinodorus sp.). Este grupo é caracterizado por não apresentar raízes no substrato, cuja abundância é muitas vezes associada à sua capacidade de prover ambiente favorável à proliferação de organismos de importância sanitária (e.g. insetos e moluscos vetores de doenças). Entre as poucas pesquisas realizadas em reservatórios brasileiros, foi observado que a ocorrência das espécies de macrófitas aquáticas desse tipo está fortemente relacionada com altas concentrações de fósforo na água. Após a identificação das espécies de macrófitas, foi produzido um mapa de distribuição, a partir do qual foi possível a visualização espacial das espécies presentes em cada ponto.
CONCLUSÕES:
A predominância das espécies E. crassipes, P. stratiotes e S. auriculata alerta para a necessidade de realização de estudos mais aprofundados acerca do estado trófico do reservatório, uma vez que o mesmo é utilizado para o abastecimento urbano. A análise da diversidade e distribuição das espécies pode funcionar como uma ferramenta para o entendimento de como essas espécies se relacionam com as demais e como podem auxiliar no processo de conservação do ambiente em que estão inseridas.
Palavras-chave: Ecossistema aquático, Macrófitas flutuantes, Mapa de distribuição.