65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
A PERSPECTIVA DOCENTE EM RELAÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO (TIC’s) NO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS – CÂMPUS ITUMBIARA.
Luciene Correia Santos de Oliveira Luz - Profa. Especialista – Depto. de Áreas Acadêmicas – IFG – Câmpus Itumbiara
Roberta Rodrigues Ponciano - Coordenação de Apoio Adm. ao Depto. de Áreas Acadêmicas – IFG – Câmpus Itumbiara
Sônia Ferreira de Jesús - Coordenação de Apoio Pedagógico ao Discente – IFG – Câmpus Itumbiara
Thiago Machado Luz - Prof. Mestrando – Depto. de Áreas Acadêmicas – IFG – Câmpus Itumbiara
INTRODUÇÃO:
As tecnologias relacionadas à informação e à comunicação são propiciadoras e facilitadoras das relações e das interações sociais. Selwyn (2008) argumenta que as tecnologias podem atuar na educação escolar no que diz respeito à melhoria dos resultados e à promoção da inclusão social. Possibilita oportunidades educacionais e uma maior participação na educação.
A presença das TIC na sala de aula acarreta um deslocamento do papel do professor como “transmissor do conhecimento” (ALONSO, 2008), para o aluno e o seu protagonismo. Para Miranda (2007), a ausência de formação técnica e pedagógica adequadas, os recursos insuficientes das escolas, o desinteresse e a falta de empenho por parte dos professores constituem empecilhos ao uso das TIC na sala de aula. Os professores possuem dificuldades em modificar as suas concepções e práticas tradicionais, em se envolver com as tecnologias do contexto global e em refletir sobre o seu uso eficiente e o seu papel na aprendizagem dos alunos.
Portanto, é importante conhecer a realidade das escolas e dos docentes para que possam ser viabilizadas políticas de formação docente e práticas que privilegiem processos de ensino e de aprendizagem baseados na utilização das TIC.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Investigar as Tecnologias da Informação e da Comunicação e a sua relação com a formação acadêmica, a área de atuação e as metodologias de ensino e aprendizagem utilizadas pelos docentes do Instituto Federal de Goiás - Câmpus Itumbiara.
MÉTODOS:
Esta pesquisa foi guiada pelas metodologias qualitativa e quantitativa, já que considerou a perspectiva dos docentes sobre a problemática discutida, bem como a mensuração a partir de dados estatísticos. Foram aplicados questionários abordando a sua formação acadêmica, a atuação profissional, sua relação com as TIC’s na formação inicial e continuada, o domínio das tecnologias, a estrutura das escolas (equipamentos, incentivos e espaço físico) nas quais o trabalho é realizado. Entre as tecnologias da informação e comunicação, houve destaque na análise do uso dos computadores, da internet, do data-show, do celular, do rádio, da televisão e da câmera de filmagem e fotografia.
A amostra dos professores pesquisados partiu da delimitação por área de formação e atuação dividindo em 3 grupos: humanas, biológicas e exatas, sendo que este último foi composto também pelos professores cujas disciplinas são voltadas para a formação profissional (área técnica), foco do IFG. Os dados da pesquisa foram obtidos mediante a aplicação de questionários divididos em: perfil, formação e metodologia de trabalho docente.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O público pesquisado foi de ambos os sexos, com idade diversificada e atuação em diferentes áreas, como humanas, biológicas e exatas, sendo esta última a maioria. Mais de 50% dos pesquisados tem formação em Mestrado ou Doutorado, e a grande maioria ministram aulas nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio. Mais da metade dos profissionais docentes disseram que aprenderam sozinhos a utilizarem ferramentas, em se tratando das TIC’s. Somente alguns procuraram cursos de aperfeiçoamento ou estudaram disciplinas na graduação ou pós-graduação, pois quiseram aperfeiçoar a prática docente ou atualizar conhecimentos. Os educadores utilizam com mais frequência slides para repassarem o conteúdo, e quase não fazem uso da TV, laboratórios de informática, celulares, rádio e outros.
Percebe-se que a internet poderia ser mais utilizada nas aulas, já que permite integrar os discentes às mídias interativas por meio de pesquisas com utilização das redes de comunicação. Isto ocorre por meio dos diversos recursos oferecidos, como e-mail, o chat, os fóruns, comunidades virtuais, já que “a internet, (...) não são mídias no sentido tradicional. São, antes, os meios para a comunicação interativa” (CASTELLS, 1999, p. XI).
CONCLUSÕES:
Foi possível observar que praticamente todos os docentes utilizam a internet, notebook e data-show em suas aulas, frequentemente, e não encontram dificuldades em utilizar tais ferramentas. Mas alguns ainda encontram problemas com equipamentos inadequados ou incompatíveis com os conteúdos a serem ministrados. Além disso, muitos profissionais falaram da necessidade da instituição criar meios para utilização das TIC’s, como salas multimídias, pois facilitaria o uso de tais tecnologias.
Percebe-se, então, a necessidade de instituições de Educação Superior investir em cursos de aperfeiçoamento, visto que a maioria respondeu que aprenderam sozinhos sobre Tecnologias de Informação e Comunicação. Ressaltar-se ainda, conforme exposição de alguns docentes, que as TIC’s podem contribuir muito, pois auxiliam no processo de ensino e aprendizagem, já que contribuem para reforçar o conteúdo, além de ajudar principalmente em simulações e demonstrações, a partir de recursos audiovisuais em disciplinas como Física e Química. Porém, alguns professores enfatizaram que o uso de tais ferramentas não deve ser em excesso ou em todas as aulas. Em contrapartida, os docentes expõem que num mundo globalizado e sistematizado, tornam-se necessárias aulas mais interativas com o uso de tecnologias.
Palavras-chave: Formação, Prática, Docência.