65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 6. Educação Especial
Portlibras, uma abordagem didática bilíngue
Everson dos Santos Teixeira - Estudante do Curso de Licenciatura em Química do IFbaiano Campus Catu
Aline da Cruz Porto Silva - Professora/Orientadora IFBaiano campus Catu
Henrique Cardoso Silva - Estudante do Curso de Licenciatura em Química do IFbaiano Campus Catu
Joari Santos da Cruz - Estudante do Curso de Licenciatura em Química do IFbaiano Campus Catu
Joelem de Carvalho de Melo - Estudante do Curso de Licenciatura em Química do IFbaiano Campus Catu
INTRODUÇÃO:
A educação de qualidade se constitui como um direito de todos independente de qualquer cultura, religião ou raça, mas na antiguidade a realidade da educação era bem diferente, pois às pessoas com deficiência auditiva eram tidas como pessoas de hábitos limitados e não educáveis, eram tidos como aberrações para a sociedade, porém no final do século XV essa realidade começou a modificar- se, e no século XVI foram encontrados os primeiros registro de tentativas de educar a pessoa surda. Hoje apesar da acessibilidade ter ingresso na política brasileira, ainda encontram-se alguns obstáculos, e um deles é na educação. A escassez de materiais didáticos visuais que auxiliem o exercício da docência para alunos surdos é um dos problemas encontrados pelos professores que lecionam a estes, pois nem sempre há disponibilidade materiais especifico para ensino através da educação visual e torna – lá de qualidade. No entanto, as escolas devem tornar-se inclusivas com projetos pedagógicos que assistam a todos os alunos de maneira igualitária possibilitando a superação dos preconceitos e rivalidades existentes dentro e fora dos muros da escola. De modo que em nos graduando gerou uma inquietação no sentido de: como ensinar química através da linguagem de Libras? Como mostrar a tabela periódica para os surdos? Como confeccioná-la? São estas inquietações que norteiam esta atividade.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um material didático que possa facilitar à compreensão dos assuntos de química ministrados em sala de aula de modo que as pessoas com deficiência auditiva possam compreender assuntos trabalhados em sala de aula.
MÉTODOS:
A proposta metodológica desta atividade abarca três partes. Primeiramente se deu necessário a pesquisa em referenciais teóricos afim disponíveis em sítios e periódicos confiáveis, tudo isto no intuito de fortalecer as informações trabalhadas. Segunda parte foi através do planejamento, pois o dominó com elementos da tabela periódica é um material didático aplicado ao ensino bilíngue, libras e português que poderá auxiliar o docente tanto no ensino de química para a sociedade surda, como também auxilia as pessoas ouvintes ao aprendizado da língua de libras, podendo assim atribuir uma inclusão dos ouvintes no mundo dos surdos. Terceira parte foi o desenvolvimento do dominó Portlibras, que assim como o dominó tradicional é dividido em duas partes, sendo que na parte superior temos uma imagem do elemento químico e na inferior temos o nome em português e em libras. Foram utilizados para tal confecção materiais de fácil acesso para que pudesse ser reproduzido nas escolas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Com o dominó Portlibras, o ensino de química ganha um caráter contextualizado, onde a mesma contribuirão na formação acadêmica e na construção de valores morais formando cidadãos que possa julgar o caráter da pessoa não pelo que aparenta ser e sim pelo caráter singular. E como uma forma de estreitar a relação cidadão/sociedade, confeccionamos esse material não apenas para o aprendizado que é extremamente importante, mas também atribuir as pessoas uma noção ímpar de inclusão social. Desse modo é necessário buscar alternativas que visem solucionar as dificuldades dessa realidade, sendo fundamental a criação de livros, sites e softwares traduzidos na língua brasileira de sinais para que estes auxiliem no aprendizado e na qualificação da educação das pessoas surdas.
CONCLUSÕES:
Por fim este jogo contempla uma proposta para facilitar o acesso aos conteúdos de química, promovendo inclusão de pessoas com deficiência e permanecia do estudante no âmbito desta disciplina.
A presente atividade foi tida como satisfatória para a equipe autora desta produção acadêmica, pois o desenvolvimento deste jogo aludiu os conteúdos discutidos no âmbito do curso de Licenciatura em Química do IFBaiano Campus Catu, especificamente nas disciplinas de Praticas Pedagógicas, Educação Especial e Libras que fazem parte da grade curricular.
Atualmente sabe-se que uma das grandes dificuldades da química é a questão da acessibilidades dos conteúdos afins a esta ciência, Conteúdos estes que geralmente são tidos como de difícil assimilação e compreensão.
Palavras-chave: Acessibilidade, Educação Especial, Ensino de Química.