65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 7. Fisiologia - 3. Fisiologia de Orgãos e Sistemas
A hemorragia subaracnoidea promove retardo do esvaziamento gástrico e diminui a complacência gástrica de ratos anestesiados
Heloisa Freire Frota - Lab. de Fisiologia de Sobral-Depto. de Fisiologia - UFC/Campus Sobral – UVA
Tiago Santos Mendes - Mendes Mestrando em biotecnologia-Depto. de Fisiologia - UFC/Campus Sobral
Francisco Socorro Rocha - Mestrando em biotecnologia-Depto. de Fisiologia - UFC/Campus Sobral
Ivo Bradley Moura Ferreira - Lab. de Fisiologia de Sobral-Depto. de Fisiologia - UFC/Campus Sobral
Pedro Alberto Freitas da Silva - Lab. de Fisiologia de Sobral-Depto. de Fisiologia - UFC/Campus Sobral
José Ronaldo Vasconcelos da Graça - Profº Dr./Orientador - Depto. de Fisiologia - UFC/Campus Sobral
INTRODUÇÃO:
A hemorragia subaracnóidea (HSA) é agravo capaz de elevar a pressão intracraniana (PIC) a patamares de grande morbidade. Sua principal causa são lesões cerebrais traumáticas, com incidência de até 59% nos casos de traumatismo crânio-encefálico graves (TCE). A complacência gástrica (CG) e o retardo do esvaziamento gástrico (EG) são alterações de relevância fisiopatológica em pacientes com hipertensão intracraniana (HIC).
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este estudo avaliou o efeito da HSA sobre a CG, o EG em ratos acordados, além de confrontar e correlacionar os dados obtidos neste estudo com os achados em artigos científicos similares.
MÉTODOS:
Experimentos foram realizados com ratos Wistar (250-300g) obedecendo às normas do COBEA. Após anestesia (Ketamina/Xilasina 20mg/Kg-IP), os animais foram contidos por esterotáxico sendo injetados 0,1mL, 0,2mL ou 0,3mL de sangue autólogo (HSA) ou de Liquor símile (Controle) na cisterna magna. Após 24h ou 72h com os animais sob jejum de 24h com água ad libitum, a refeição líquida (1mL/100g) de vermelho-fenol (0,5mg/mL) em solução de glicose a 5% foi administrada por gavagem e após 10min os animais foram sacrificados por deslocamento cervical, seguida laparotomia e exérese das vísceras abdominais. A retenção fracional de corante no estômago, intestino proximal, medial e distal foi medida por espectrofotometria (560nm) e a complacência foi medida usando um cateter-balão introduzido no estômago e mensurada através do método pletismográfico. A HSA retardou o EG (52,85±5,14 vs 31,12±2,83%) e aumentou a pressão intracraniana (0,1±0,2 vs 4,2±0,1cmH2O)(p<0,05–teste “t” de Student), na complacência notou-se diminuição mais acentuada no volume de 0,2mL e no tempo de 72h (2.92±0.65 vs 4.23±0.32, p<0.05).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Dentre os estudos analisados, observou-se padrões de retenção alimentar com diminuição do EG e da CG, sem alteração vascular significante e um aumento da atividade elétrica gástrica que falam a favor de disautonomia na vigência da HSA.
CONCLUSÕES:
Os resultados sugerem que os agravos vindos da HSA no esvaziamento gástrico foram pelo aumento no tônus gástrico. Nossos resultados ajudam a compreender por complicações gastrointestinais HSA.
Palavras-chave: Hemorragia Subaracnoidea, Complacência Gástrica, Esvaziamento Gástrico..