65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 1. Administração Educacional
DE ESCOLA AGROTÉCNICA FEDERAL DE SATUBA (EAFS) PARA INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS (IFAL), CAMPUS SATUBA: UMA ANÁLISE DAS MUDANÇAS ADMINISTRATIVAS DO SETOR DE RECURSOS HUMANOS
Lydayanne Lilás de Melo Nobre - Prof. Orientadora – Esp. Gestão Pública Municipal - UFAL
Jakson Cavalcante da Costa Júnior - Graduando em Agronomia - UFAL
Arthur Klebson Belarmino dos Santos - Graduando em Agronomia - UFAL
Fellipe Pereira Rodrigues - Graduando em Química Licenciatura - UFAL
Felipe dos Santos Sabino - Graduando em Farmácia - UFAL
José Jenivaldo de Melo Irmão - Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento - IFAL
INTRODUÇÃO:
O mundo do trabalho passa por profundas modificações ao longo de sua história, inclusive em sua estruturação, causando mudanças internas nos diversos setores que compõe uma instituição. Podendo ocorrer tanto em instituições privadas como públicas, como no caso do estudo, em que por questões legais, nova legislação para regulamentar as instituições educacionais, a Escola Agrotécnica de Satuba (EAFS) passou a ser denominada Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Campus Satuba. Essa mudança ocorreu em nível nacional para que houvesse uma uniformidade entre os ensinos técnicos no Brasil a fim de qualificar de uma melhor forma os estudantes a nível técnico, tecnológico e pós-graduandos para o mercado de trabalho. Posteriormente, foi feito um estudo na instituição a fim de verificar os impactos que essa mudança trouxe mais especificamente em um determinado setor, o de recursos humanos hoje Departamento de Administração, Planejamento e Pessoas do IFAL, o qual está totalmente interligado a todos os colaboradores que compõe a instituição e que sofreram mudanças em suas funções, como também nos procedimentos administrativos, ressaltando que toda mudança causa resistência das partes envolvidas, por mais benefícios ou malefícios que ocorram.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Verificar as mudanças organizacionais ocorridas na transferência de Escola Agrotécnica Federal de Satuba (EAFS) para Campus Satuba do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) e seus impactos nas políticas e setor de Recursos Humanos, desde o ano 2005 até os dias atuais, além de apresentar propostas aos problemas encontrados.
MÉTODOS:
Após verificar a transformação ocorrida Campus Satuba foi escolhido o setor de recursos humanos da EAFS, hoje Departamento de Administração, Planejamento e Pessoas do IFAL para realizar este estudo, pela sua fundamental importância na instituição quanto a comunicação com demais setores do Instituto federal de Alagoas, como entre os setores do Campus Satuba, como para seus colaboradores. Primeiramente, foi realizada uma revisão bibliográfica, que consubstanciou o referencial teórico e foi base para as demais fases deste trabalho; assim como foi feita uma pesquisa documental da legislação que rege o setor de recursos humanos como Escola Agrotécnica Federal de Satuba (EAFS) e do atual IFAL, Campus Satuba. Posteriormente, foi feito um diagnóstico da instituição e do setor de recursos humanos. Os dados coletados foram analisados de forma descritiva e analítica, pois os entrevistados vivenciaram a mudança organizacional ocorrida via instituição, como também de suas políticas e no setor de recursos humanos e sofrem os impactos desta transformação. Sendo levada em consideração somente a visão dos técnicos administrativos do setor DAPP. Posteriormente, foi feito um diagnóstico a partir dos dados coletados da mudança ocorrida no setor de recursos humanos e na instituição.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os entrevistados são bem diversificados quanto às opiniões sobre as modificações na organização e mais precisamente no setor de RH. Quanto à parte de tecnologia, acesso a informação houve uma evolução para o que era feito, como também o trabalho desenvolvido pelos servidores do setor é considerado mais eficaz e eficiente pelos demais servidores, pois hoje se faz o que as pessoas pedem, sem colocar nenhum tipo de emoção no trabalho, por mais que siga a legislação. Ao mesmo tempo, que esses novos procedimentos afastaram as pessoas e criem um desconforto, principalmente para os servidores que estão próximos da aposentadoria. Em contraposição, os processos são mais demorados, necessita de uma resposta de uma reitoria, na pessoa de um reitor; tem que fazer planejamento em longo prazo, aprender a fazer os pedidos e se adaptar as novas exigências, aproveitando-se das oportunidades do processo de mudança para buscar o melhor modelo a ser implantado. Quanto às políticas de RH até o momento não teve nenhuma mudança de como era feito. O que vem tendo um diferencial é que as oportunidades de capacitação estão sendo ampliadas com as parcerias que o IFAL vem fazendo com outras universidades, que antes eram feitas de forma restrita.
CONCLUSÕES:
O DAPP perde mais poderes, tendo hoje somente a função de executar as atividades, quem perdeu também a autonomia de resolução dos processos foi o diretor do Campus, que hoje só pode emitir portaria de poucas especificações internas. Da mesma forma, encontra-se o DAPP, que só pode resolver poucos procedimentos no Campus Satuba, os demais têm por obrigação encaminhar para a reitoria e aguardar a sua volta, ou publicação do resultado, e este tempo não se pode mensurar. Na verdade, faltam alguns itens de importância para que realmente se crie a identidade de IFAL e este possa funcionar de acordo com as expectativas das pessoas, que participam da construção dessa nova realidade, pois não se pode esquecer que ela é feita de forma diferenciada cada lugar do país. Com o setor de DAPP funcionado dentre das normas, com maior eficiência, buscando atender a todos da melhor forma, os servidores irão perceber que a mudança organizacional com seus impactos positivos. Mas, não se pode esquecer que tudo depende de um bom planejamento, não somente de eficiência ao dar respostas aos funcionários, como também na realização das demais atividades, como reuniões, busca de recursos humanos e materiais como também na realização de eventos internos para os servidores.
Palavras-chave: Recursos Humanos, Mudança Institucional, Gestão de Pessoas.