65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
GUIA PARA PROFESSORES: PARQUES DA ZONA LESTE DE SÃO PAULO PROPÍCIOS AO USO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA DE ENSINO.
Dayana Aparecida Brito dos Santos - Universidade de São Paulo
INTRODUÇÃO:
A zona leste de São Paulo é a área situada à leste do rio Tamanduateí e abriga aproximadamente 1/3 da população paulistana. Em paralelo à concentração urbana, ocorre intenso desenvolvimento tecnológico o que traz sérios problemas ambientais e sociais a essa área da cidade. As conseqüências deste acelerado desenvolvimento, sem um rigoroso cuidado com a natureza, contribuíram para que surgisse uma mobilização da sociedade, exigindo soluções e mudanças. A partir dos movimentos contra-culturais da década de 60, surgiu o movimento ecológico que trazia como uma de suas propostas a difusão da educação ambiental como ferramenta de mudanças nas relações do homem com o ambiente. A Educação Ambiental (EA) surge como resposta à preocupação da sociedade com o futuro da vida, percebendo o quanto é importante uma educação voltada à conscientização.
A escolha dos Parques como ferramenta de ensino deve-se ao fato destes apresentarem-se como palco ideal para o desenvolvimento da Educação Ambiental, pois permitem a análise e observação de meios de conservação do meio ambiente in loco, possibilitando um contato com a natureza inserida nos centros urbanos. Diante desse contexto, esse trabalho teve como principal objetivo realizar o diagnóstico da situação atual dos Parques Públicos da zona leste de São Paulo enquanto pólo de EA à comunidade local e principalmente às escolas desta região.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho teve por objetivo realizar o diagnóstico da situação atual dos Parques Públicos da zona leste de São Paulo enquanto pólo de Educação Ambiental à comunidade local e principalmente às escolas desta região.
MÉTODOS:
Foi feita uma revisão bibliográfica a cerca da temática pertinente, essa etapa possibilitou uma visão geral dos temas. Na segunda etapa realizou-se a delimitação da área de estudo, levantamento dos dados dos parques que participaram da pesquisa, o método de pesquisa escolhido foi o de entrevistas estruturadas com base em um questionário. A terceira etapa consistiu na pesquisa de campo com visita e realização de entrevista em cada um dos Parques, com data e horário previamente agendados e após apresentação e preenchimento do termo de aceite as entrevistas foram gravadas em áudio e transcritas posteriormente. Por fim, todos os materiais obtidos com a pesquisa foram analisados conjuntamente de forma qualitativa.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Através do levantamento e análise dos dados obtidos com as entrevistas realizadas durante a pesquisa de campo constatou-se que todos os Parques da zona leste possuem potencial para se tornarem pólos de Educação Ambiental desde que haja maior investimento e empenho neste tipo de programa. Como uma importante contribuição desta etapa do trabalho, deve-se destacar que os próprios entrevistados sugeriram atividades recreativas e educacionais que gostariam de ver disponibilizadas no local, além de propor soluções de melhorias para a área física, que poderiam ser efetuadas através de parceria com empresas privadas, ONG’s e até mesmo associações comunitárias. Outro aspecto relevante nesta etapa foi de que todos os entrevistados manifestaram interesse de que o local torne-se uma referência em EA para os moradores e principalmente para as escolas do entorno.
CONCLUSÕES:
Com base no apresentado ao longo deste trabalho, pode-se concluir que a metodologia proposta e executada possibilitou uma análise integrada dos aspectos físicos, ambientais, administrativos, históricos e sociais dos Parques, permitindo assim que os objetivos fossem alcançados. Espera-se que com base neste conjunto de informações e propostas outros trabalhos possam ser efetuados para a revitalização e divulgação desta área de estudo, possibilitando que os Parques da zona leste de São Paulo ocupem importante função na área de lazer, recreação e principalmente educacional desta região tão carente destes recursos, podendo assim contribuir de diversas maneiras para a melhoria da qualidade de vida de seus habitantes.
Palavras-chave: Parques, Educação Ambiental, Zona Leste de São Paulo.