65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 3. Geografia Física
OBSERVAÇÃO DA AVIFAUNA AQUÁTICA DO RIO SERIDÓ NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL
Emmanuel Sabino dos Santos - Graduando do Curso de Geografia / Depto. de Geografia- UFRN- Campus Caicó
Daiane Medeiros Araújo - Graduando do Curso de Geografia / Depto. de Geografia- UFRN- Campus Caicó
Diógenes Félix da Silva Costa - Prof. Dr. / Orientador - Depto. de Geografia- UFRN- Campus de Caicó
Renato de Medeiros Rocha - Prof. Dr. / Orientador - Depto. de Geografia- UFRN- Campus de Caicó
INTRODUÇÃO:
A América do Sul apresenta uma das mais ricas biodiversidades da Terra. Todavia, o conhecimento específico não chega a 10% da riqueza do planeta, onde o Brasil é considerado o país das aves. São mais de 1.677 espécies pertencentes à avifauna brasileira, no entanto, informações básicas como: distribuição, migração, quantitativos populacionais, reprodução, dentre outras, ainda necessitam de estudos.As aves constituem um importante elo nas relações tróficas de um ecossistema, valendo-se destacar que a grande capacidade móvel da maioria das aves permite considerá-las como um dos melhores bioindicadores naturais por cumprirem papéis essenciais na manutenção do equilíbrio ecológico.Além de serem alvos de contemplação, a presença e o comportamento das aves podem também transmitir uma simples informações sobre o meio ambiente, como o período do dia, as estações do ano e condições do tempo, como também informações mais complexas, como a indicação sobre a qualidade ambiental de uma localidade.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo desse trabalho foi inventariar e documentar a diversidade de avifauna aquática encontrada no percurso do Rio Seridó no trecho urbano da cidade de Caicó-RN.Este trabalho ainda teve como objetivo secundário ampliar os estudos e traçar rotas de observações das aves aquáticas em épocas de seca nesse município.
MÉTODOS:
O presente estudo foi realizado no trecho urbano no Rio Seridó (município de Caicó-RN), que banha o estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba, sendo a principal sub-bacia integrante da bacia hidrográfica do Piranhas-Açu. As áreas limítrofes da bacia se inserem na quadrícula de coordenadas geográficas 6°02' a 6º58' de Latitude Sul e 36º15' a 37º17' de Longitude Oeste. Durante os trabalhos de campo foram realizadas observações das aves com utilização de digiscoping (luneta acoplada a maquina digital), binóculo com resolução 10 x 50m, compatível para a atividade, máquina fotográfica digital, gravador, guia do observador, caderneta de campo e o software Microsoft Exel para o armazenamento dos dados. Para realização do levantamento das espécies de aves, foram realizadas sete excursões entres os dias 10 e 14 de agosto de 2012, onde fez-se uso de duas técnicas: observação de campo e registros fotográficos. Foi padronizado um censo por observação direta, realizada nas primeiras cinco horas da manhã e de três às seis horas da tarde, a fim de se observar algumas aves de hábitos noturnos.A taxonomia e os nomes científicos e populares em português seguem as normas do Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O Rio Seridó está localizado em uma rota estratégica para as aves, servindo de ponto de descanso, alimentação e nidificação para algumas aves. As aves aquáticas identificadas apresentam muitas vantagens como bioindicadores: 1) são bastante visíveis, num ambiente onde a maior parte dos outros seres vivos se situa abaixo da coluna de água; 2) são fáceis de identificar; 3) ocupam níveis tróficos superiores, o que lhes permite integrar variações que ocorrem nos níveis tróficos inferiores e; 4) apresentam grande longevidade e, portanto, são sensíveis a impactos cumulativos. Foram registradas doze espécimes de seis famílias, cujas espécies encontradas foram:Actitis macularius, Ardea Alba, Bubulcus íbis, Butorides striata, Charadrius collaris, Chloroceryle amazona, Egretta thula, Himantopus mexicanus, Jacana jaçanã, Megaceryle torquata, Tigrisoma lineatume Vanellus chilensis. Em decorrência do período da seca durante o período de amostragem, não foi constatada um maior número de espécies, onde a migração e o nomadismo se torna necessário.
CONCLUSÕES:
Conhecer a composição avifaunística desse trecho constitui uma grande contribuição para os estudos ecológicos locais, evidenciando-se a necessidade de se intensificar e ampliar as pesquisas, assim como monitoramento e o uso de anilhas para que se possam ser feitas avaliações sobre a distribuição das aves nessas localidades. Também deve ser considerados e avaliados os riscos ambientais atuantes, relacionando-os com a estabilidade (status) das populações, e de sua importância.
Palavras-chave: Semiárido, Biodiversidade, Avifauna.