65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 2. Biologia Geral - 3. Biologia Geral
Notificações de acidentes em laboratório de análises clínicas no período de 2001 a 2011
Maria Fernanda Melo Monteiro - Faculdade Frassinetti do Recife
Susanne Batista Galeno - Faculdade Frassinetti do Recife
Luciana Guerra Castor - Faculdade Frassinetti do Recife
Gilberto Henrique Teles Gomes da Silva - Faculdade Frassinetti do Recife
Pedro Arthur do Nascimento Oliveira - Faculdade Frassinetti do Recife
Aldenir de Oliveira Alves - Faculdade Frassinetti do Recife/Universidade Federal Rural de Pernambuco
INTRODUÇÃO:
A biossegurança significa num sentido amplo, vida livre de perigo, contribuindo para a segurança da vida. As medidas de biossegurança visam evitar riscos ambientais, classificados como físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes. Os agentes químicos podem causar danos à saúde e integridade física do trabalhador, dependendo da toxicidade da substância química manipulada, e podem ser facilmente absorvidas pelo corpo por inalação, absorção dérmica ou ingestão. As condições de trabalho são fundamentais para o bem-estar físico e mental do trabalhador, uma vez que o homem concentra uma considerável parte do seu dia. A falta de condições confortáveis e adaptadas ao trabalho acarretam uma série de problemas ergonômicos. Além disso, os materiais perfurocortantes são as principais causas de risco exposição a acidente ocupacional entre os profissionais da área de saúde, oferecendo riscos à saúde física e mental dos trabalhadores. Sendo assim, a notificação desses acidentes permite que a empresa ou instituição possa intervir de maneira coerente, com estratégias e ações de prevenção adequadas.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho teve como objetivo identificar os riscos químicos, ergonômicos e de acidentes em laboratórios envolvendo profissionais que atuam em um laboratório de análises clínicas.
MÉTODOS:
O trabalho foi desenvolvido a partir de dados obtidos no arquivo de registros de acidentes de trabalho de um laboratório de análises clínicas da rede privada de saúde. Todos os dados se referiam aos acidentes que ocorreram entres os anos de 2001 a 2011. Os arquivos foram doados para consulta, considerando a privacidade do laboratório. Os dados foram disponibilizados em quantidades numerais específicas, os quais foram transformados em porcentagem. Estes foram agrupados em riscos químicos, ergonômicos e de acidentes.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
De acordo com o levantamento realizado nos documentos do laboratório, foi possível observar os principais acidentes ocorridos entre os anos de 2001 a 2011. O laboratório gera boletins que se assemelham aos utilizados em hospitais, especificando as características do acidente de trabalho, com informações pessoais do funcionário, hora e data do acidente, um resumo de como ocorreu e as providências que foram tomadas após o acontecimento. Esses dados não foram tabulados, uma vez que contém informações confidenciais. Foram registrados os principais acidentes com substâncias químicas, que foram na sua grande maioria causados pelo ácido clorídrico (50%), seguindo-se do álcool (30%), ácido sulfúrico (13%) e outras soluções (7%). Quanto aos riscos ergonômicos, as dores lombares foram as principais queixas dos funcionários, com cerca de 80% dos casos, seguindo de tendinite (10%) e dores cervicais (8%). Os dados referentes aos acidentes com materiais perfurocortantes foram responsáveis por 90% dos riscos de acidentes, seguido dos acidentes com agulhas (5%) e vidraçarias (3%). Essas notificações são fundamentais para que o laboratório possa reavaliar suas condições, para manter a maior segurança e bem-estar dos funcionários.
CONCLUSÕES:
Os registros e notificações de acidentes de trabalho, sobretudo os que manipulam com materiais biológicos, são fundamentais para uma empresa. Esses arquivos ou históricos permitem estabelecer o diagnóstico da situação de biossegurança no laboratório, de modo a estimular a participação dos funcionários nas atividades de prevenção e na proposta de medidas de controle desses possíveis riscos. Isto permite que, com simples ações corretivas, as empresas ou instituições possam zelar pela segurança dos seus trabalhadores.
Palavras-chave: Levantamento, Biossegurança, Trabalho.