65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia
OS RESÍDUOS SÓLIDOS NO CONTEXTO SOCIAL E AMBIENTAL EM FORTALEZA-CE
Nara Sybele de Carvalho Cunha - Centro de Ciências e Tecnologia, Curso de Geografia – UECE
Gabrielle Martins Portela - Centro de Ciências e Tecnologia, Curso de Geografia – UECE
Geyziane de Lima Castro - Profª Ms/Orientadora - Centro de Ciências e Tecnologia, Curso de Geografia- UECE
INTRODUÇÃO:
A definição para o termo “lixo” pode ser compreendida como “resíduos resultantes de atividades domésticas, comerciais e/ou industriais, considerados inúteis, indesejáveis ou descartáveis.” Desta forma, esses detritos devem ser trabalhados ou alocados de forma que não venha acarretar nem um tipo de dano que possa comprometer a integridade e saúde humana. É fato que a gravidade do problema, principalmente em regiões metropolitanas, extrapola as condições mínimas de segurança. Pois o crescimento demográfico acentuou ao passar dos anos, mas a infraestrutura e o serviço não acompanhou o ritmo de crescimento da cidade. Agravando os efeitos indesejáveis como o risco de contaminação do solo, da água, a proliferação de doença, dentre outros problemas que prejudicam a harmonia entre a relação sociedade x natureza. Visando proporcionar a educação e a melhoria de como podemos lidar com o fim dado aos resíduos, este estudo mostrará de que forma empresas e associações, incluindo também, os coletores de “lixo”, tratam os materiais classificando-os como fonte de renda para as famílias dependentes desta forma de trabalho.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar como a coleta seletiva e a reutilização dos resíduos sólidos podem desempenhar um papel fundamental no quadro socioambiental no município de Fortaleza.
MÉTODOS:
Para a elaboração dos resultados fez-se necessário atividades de campo e entrevistas com pessoas diretamente envolvidas no processo de reciclagem como, por exemplo, a Casa de Recuperação Emaús e o Núcleo do Meio Ambiente - NUMA. Obedecendo a ordem de abordagem, os entrevistados se mostraram aptos a responder de forma concisa todos os questionamentos. Destacando o conjunto das abordagens, consulta às referências bibliográficas também compuseram a base para a elaboração desta pesquisa e dos resultados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Através desta pesquisa, foi constatado que as atividades pertinentes ao trabalho com resíduos sólidos interferem no meio econômico, social e ambiental. No município em estudo, constatou-se o alto índice de poluição dos corpos hídricos decorrente do despejo desses resíduos. Dentro deste cenário, os catadores possuem um papel fundamental no processo de separação e recolhimento desse material, possibilitando a limpeza da cidade e facilitando o transporte às associações, cooperativas e indústrias, que realizam o papel de reciclagem ou transformação. Algumas associações assumem a identidade social, como por exemplo, a Casa de Recuperação Emaús. Ela atua com a recuperação de jovens e adultos, que trabalham com reciclagem de materiais descartáveis voltados para o artesanato. Além de trabalhar a conscientização para preservar o meio ambiente. Vale ressaltar que a falta de incentivo governamental e fiscal, dificulta o trabalho, que por muitas vezes é otimizado pela vontade de fazer o certo ou apenas pela necessidade do pão do dia-a-dia.
CONCLUSÕES:
Após análise de campo, é perceptível que a falta de educação é o primeiro item que falta na lista do indivíduo como cidadão para contribuir com o bem estar da cidade. É possível afirmar que se houvesse interesse em se fazer um trabalho sério por parte dos gestores, o município de Fortaleza sofreria menos impactos decorrentes do manejo desses resíduos. Considerou-se no decorrer desta pesquisa a relevância do trabalho desenvolvido pelas associações, no contexto ambiental e social, tendo em vista que elas possibilitam formas de reutilização e transformação de materiais descartados, além de proporcionarem novas possibilidades de renda aos catadores. Dentre as principais medidas a serem tomadas para atenuar os problemas ocasionados pelos resíduos, a adoção da Educação Ambiental apresenta-se em primeiro lugar, pois somente ela pode atingir os diversos setores da sociedade. Esse estudo busca apenas uma dimensão complementar para discussões posteriores a esta pesquisa, tendo em vista a magnitude do tema e das possibilidades a serem discutidas. Portanto, vale ressaltar que enquanto não houver uma mudança de interesses e uma educação de base para compor uma população consciente, a sociedade e o meio ambiente continuarão a padecer diante dos problemas.
Palavras-chave: Meio Ambiente, Educação Ambiental, Reciclagem.