65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 3. Fisiologia Vegetal
RELAÇÕES HÍDRICAS EM DUAS VARIEDADES DE CANA-DE-AÇÚCAR SOB CONDIÇÕES DE SUPRESSÃO HÍDRICA NO SOLO
Cibele Alves dos Santos - Depto. de Ciência Florestal, UFRPE
David Barbosa Medeiros - Depto. de Biologia Vegetal, UFV
Rafaela Pereira de Souza - Depto. de Biologia, UFRPE
Cinthya Mirella Pacheco - RENORBIO, UFRPE
Elaine Cristina Alves da Silva - RENORBIO, UFRPE
Rejane Jurema Mansur Custódio Nogueira - Profa. Dra./Orientadora – Depto. de Biologia, UFRPE
INTRODUÇÃO:
A cultura da cana-de-açúcar no Brasil teve início por volta de 1815, quando as primeiras mudas foram trazidas pelos colonizadores portugueses e solidificou-se em virtude da produção de açúcar. Por apresentar características edafoclimáticas satisfatórias à cultura, a região Nordeste tem destaque na produção nacional. No entanto, tais características são bastante diversificadas e em muitas situações propiciam déficit hídrico, inviabilizando o desenvolvimento econômico da mesma. A deficiência hídrica é um problema que afeta grande parte das áreas cultivadas no mundo, principalmente as situadas em regiões semiáridas, pois provocam prejuízos socioeconômicos, ocasionados pelo declínio do rendimento, restringindo assim as áreas de cultivo. Entre os vários parâmetros fisiológicos utilizados no estudo das respostas dos vegetais mediante a baixa disponibilidade de água, o potencial hídrico foliar é um referencial do status hídrico da planta que descreve um indicativo do nível de estresse hídrico no qual a planta está submetida. Aliada à medição do potencial hídrico, o teor relativo de água é outra variável indicadora de estresse que pode ser facilmente mensurada, sendo muitas vezes considerado como um melhor indicador da intensidade do estresse pela seca que o potencial hídrico.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Diante da necessidade de identificar as características da cana-de-açúcar quando submetidas a ambientes com deficiência hídrica, a presente pesquisa teve como objetivo determinar o potencial hídrico foliar e o teor relativo de água em duas variedades de cana de açúcar quando submetidas ao déficit hídrico.
MÉTODOS:
O experimento foi conduzido em casa de vegetação no Laboratório de Fisiologia Vegetal da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Foram utilizadas plantas das variedades RB002504 e SP81-3250 (alto e médio teor de sacarose) que foram propagadas assexuadamente e após aclimatação (30 dias) foram diferenciados os tratamentos [irrigado (100% CP) e suspensão de rega]. Essas variáveis foram analisadas após a constatação do fechamento estomático e em dois horários (4 e 12 horas), dois dias após a diferenciação, ou seja, a suspensão da rega. Avaliou-se o potencial hídrico foliar utilizando-se uma câmara de pressão de Scholander. Para obtenção do teor relativo de água, foi seguida a metodologia descrita por Barrs e Weatherley (1962). Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas entre si pelo teste de Tukey (p<0,05) com uso do programa ASSISTAT.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Na avaliação do potencial hídrico realizada ao meio dia, as duas variedades submetidas à suspensão de rega apresentaram reduções na ordem de 161,33% na RB002504 e 43,66% na SP81-3250 se comparadas com o controle. Já às 4 h da manhã, as plantas da variedade RB002504 submetidas ao tratamento sem rega tiveram seu potencial hídrico reduzido em 256,32% e as da variedade SP81-3250, de 164,30%. Para o teor relativo de água (TRA) foi observado que ao meio-dia, horário de maior demanda evaporativa, a RB002504 reduziu o seu TRA em 27,48% no tratamento sem rega. Sob supressão hídrica, a SP81-3250 reduziu seu TRA em 13,54%. No horário das 4 h, as plantas sob suspensão de rega da RB002504 e SP81-3250 reduziram o seu conteúdo hídrico em 36,52% e 32,35%, respectivamente, se comparadas às plantas do controle. Uma possível explicação para este comportamento deve-se ao fato que à medida que o solo seca, torna-se mais difícil para as plantas absorverem água, isso ocorre porque aumenta a força de retenção e diminui a disponibilidade de água no solo para as plantas.
CONCLUSÕES:
A variedade RB002504 tem o seu status hídrico afetado quando em situação de estresse. A variedade SP81-3250 tem o seu potencial hídrico afetado pela deficiência hídrica, porém em menor intensidade que a RB002504 mantendo seu teor relativo de água semelhante àquelas sob condições hídricas satisfatórias. Analisando o comportamento varietal em casa de vegetação, percebe-se que ambas apresentam comportamentos distintos e que a SP81-3250 é a variedade mais tolerante ao déficit hídrico. Em contrapartida, a RB002504 apresenta mecanismos de tolerância que poderiam ser evidenciados com o prolongamento do período experimental. Portanto, indica-se o estudo em campo de ambas as variedades para comprovação dos resultados obtidos.
Palavras-chave: Potencial hídrico, Teor relativo de água, Saccharum spp..