65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática
O NOVO ENFOQUE SOBRE AS TECNOLOGIAS: REPENSANDO O USO DA CALCULADORA NAS AULAS DE MATEMÁTICA
Thérita Giordana Fonteles da Silveira - Bolsista do Programa de Educação Tutorial-Pedagogia/UFPI
Deborah Lauriane da Silva Sousa - Graduanda do Curso de Licenciatura em Pedagogia-UFPI
Larissa Pereira de Oliveira - Graduanda do Curso de Licenciatura em Pedagogia-UFPI
INTRODUÇÃO:
A pesquisa trata da utilização das tecnologias em sala, especificamente a calculadora nas aulas de matemática, por haver uma escassez do tema abordado. Dessa forma o uso da calculadora em sala de aula é de fundamental importância para o crescimento intelectual do aluno, propondo uma nova reflexão à cerca das situações-problemas, analisando os dados, procurando soluções e verificando os resultados. O professor deve fazer com que os alunos vejam o uso da calculadora como uma ferramenta facilitadora do seu conhecimento, sendo algo natural e essencial para seu progresso em sala de aula. Nesse sentido, nos fundamentamos em D’ Ambrósio (2003) sobre o uso da calculadora em sala de aula; Guinther e suas as concepções acerca dos professores e alunos ao utilizar a calculadora no ensino da matemática, e Kalena (2011) analisando as modificações das novas tecnologias e o ensino da matemática. Esta pesquisa é relevância, pois os educadores podem utilizar a calculadora como estratégia de ensino na matemática para facilitar e dinamizar as aulas.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar, sob uma nova perspectiva tecnológica a utilização da calculadora nas aulas de matemática.
MÉTODOS:
Utilizamos como metodologia a pesquisa qualitativa, pois se compreende que o pesquisador qualitativo estuda coisas em seu ambiente natural, tentando dar sentido ou interpretar os fenômenos, segundo o significado que as pessoas lhe atribuem (DENZIN & LINCOLN, 1994, p.2). Como também fizemos o uso da pesquisa de campo para substancias a pesquisa. O estudo operacionalizou-se da seguinte forma: 1) Visitamos uma escola de ensino fundamental da zona sul de Teresina-PI. 2) Realização de entrevista com um professor da disciplina de matemática nas séries iniciais do ensino fundamental da rede pública de ensino. Essas entrevistas servirão para compreender a visão do professor e suas considerações a cerca da importância, uso e contribuição da calculadora na educação matemática.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Nossa discussão inicial se refere ao uso da calculadora como tecnologia que desenvolve a aprendizagem na escola, em que se trabalha com esquemas mentais e desenvolve sua intuição, resolve problemas, formulas e testa hipóteses tendo a possibilidade de fazer comparações com os resultados esperados ou obtidos. De acordo com D’Ambrósio (2003) a história nos ensina que só pode haver progresso científico, tecnológico e social se a sociedade incorporar, no seu cotidiano, todos os meios tecnológicos disponíveis, não se justificando continuar operando com a tecnologia da aritmética de papel, lápis e tabuada enquanto se tem a calculadora. Através da entrevista a professora relatou que o uso da calculadora não é feito, mas que estimula o raciocínio lógico. Com a globalização e o desenvolvimento das tecnologias na nossa sociedade tornou-se dependente delas passando a usá-las com mais frequência e com o conhecimento do seu manuseio, entretanto a professora relata que a maioria dos alunos não possuem condições financeiras para adquirir uma calculadora.
CONCLUSÕES:
As calculadoras simples com funções básicas são de baixo custo e acessíveis, são consideradas ferramentas essenciais e estão presentes nos diferentes setores e/ou camadas da nossa sociedade, esta não pode ser pensada como uma máquina de somar e subtrair, mas como uma preciosa ferramenta que auxilia o aluno a resolver diversos problemas de seu dia a dia. Embora a calculadora não seja vista como um recurso didático, pois o professor acredita que seu uso impossibilita o raciocínio lógico do aluno, o professor deve estar conscientizado e pronto a planejar a utilização desse instrumento de forma interativa e simples, favorecendo o desenvolvimento de cada aprendiz. Essa ferramenta auxilia o aluno no treino do cálculo mental, o aluno pode efetuar rapidamente suas contas ou verifica-las. A calculadora deve ser usada corretamente, no cotidiano escolar, contribuindo para uma renovação na postura do docente e do aluno, onde ambos poderão construir novos conceitos e conhecimentos como os ambientes tecnológicos exigem mais interatividade através do uso desse instrumento.
Palavras-chave: Matemática, Ensino, Recursos.