65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 3. Fisiologia Vegetal
RELAÇÕES HÍDRICAS EM CANA-DE-AÇÚCAR SUBMETIDAS A DÉFICIT HÍDRICO.
Cinthya Mirella Pacheco - RENORBIO - UFRPE
Marcelle Almeida da Silva - Depto. de Ciência Florestal - UFRPE
Cibele Alves dos Santos - Depto. de Ciência Florestal - UFRPE
Marcelo Mauricio Alves da Silva - Depto. De Biologia - UFRPE
Rejane Jurema Mansur Custódio Nogueira - Profa. Dra./Orientadora - Depto. de Ciências Biológicas – UFRPE Bolsista de prod
INTRODUÇÃO:
A seca é um fator abiótico que afeta de forma negativa o metabolismo, crescimento e desenvolvimento das plantas e diante as mudanças climáticas já se pode afirmar que é o fator mais limitante para o cultivo da cana-de-açúcar no Brasil, principalmente em regiões áridas e semiáridas. A grande demanda por biocombustíveis para substituição do petróleo tem requerido um aumento na produtividade da cana-de-açúcar, visto que esta cultura é a principal fonte de açúcar e etanol, apresentando destaque mundial, sobretudo para produção de combustíveis renováveis como o bioetanol nas suas mais variadas gerações. Dessa forma, são muito importantes estudos que visem às respostas fisiológicas das variedades de cana-de-açúcar, principalmente para estabelecer parâmetros indicativos de tolerância ao estresse hídrico favorecendo ao melhoramento genético clássico, assim como a manipulação genética em busca de variedades mais tolerantes.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Avaliar as relações hídricas em variedades de cana-de-açúcar submetidas a estresse hídrico de curta duração.
MÉTODOS:
O experimento foi conduzido na casa de vegetação do Laboratório de Fisiologia Vegetal da UFRPE, durante o período de 90 dias. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado em esquema fatorial (3 x 3), três tratamentos (Rega diária, suspensão de rega e reirrigação) por três épocas de avaliação (após 2, 4 e 6 dias de suspensão da rega), em duas variedades de cana-de-açúcar (RB92579 e RB72454), com quatro repetições. As coletas foram realizadas ao meio dia, além das plantas que foram reirrigadas no mesmo período das épocas de avaliação e coletadas após 48 h. Foram avaliadas as relações hídricas através da medição do potencial hídrico foliar (Ψwf) de acordo com Scholander e colaboradores (1965) e o teor relativo de água (TRA), conforme Barrs e Weatherley (1962). Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas entre si pelo teste de Tukey (P < 0,05) utilizando o software ASSISTAT 7.6.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Ambas as variedades de cana-de-açúcar reduziram seu status hídrico na ordem de 67% e 75% para as plantas da variedade RB72454 e de 28% e 37% para a variedade RB92579 em relação às plantas do tratamento controle após 4 e 6 dias sem rega, respectivamente. Depois de reirrigadas as plantas com supressão hídrica da variedade RB92579 recuperaram o seu potencial hídrico em todos os tratamentos avaliados, no entanto as plantas da variedade RB72454 não recuperou seu status hídrico após a reirrigação após 4 dias sem rega apresentando média de -1,60 MPa. As plantas da variedade RB72454 apresentaram redução significativa de 16% no TRA somente após 6 dias de suspensão da rega em relação as plantas do tratamento controle e cerca de 20% em relação as plantas reirrigadas, mostrando que após a reirrigação foi possível a recuperação do conteúdo relativo de água. Já as plantas da variedade RB92579 reduziu 16% logo após 4 dias da suspensão de rega e 27% após 6 dias em relação as plantas do tratamento controle, porém após a reirrigação a mesma apresentou recuperação total dessa variável. Dentro do tratamento de suspensão da rega o TRA foi reduzido com o prolongamento do estresse na variedade RB92579, o mesmo não foi observado na variedade RB72454.
CONCLUSÕES:
Sugere-se que as relações hídricas na cana-de-açúcar foram afetadas pelo estresse hídrico, principalmente nas plantas da variedade RB72454 que apresentaram maiores reduções nas variáveis estudadas e após reirrigação das plantas sem rega por 4 dias não foi recuperado o seu status hídrico. As plantas da variedade RB92579 com supressão hídrica mesmo apresentando reduções maiores no conteúdo relativo de água depois de reirrigadas apresentaram recuperação total dessa variável e do potencial hídrico foliar. Dessa forma, indica-se que essa última variedade pode ser afetada frente ao estresse hídrico, porém quando a mesma torna às condições ideais de cultivo a recuperação é rápida e completa enquanto que para a variedade RB72454 o mesmo não ocorre.
Palavras-chave: Supressão hídrica, Potencial hídrico foliar, Teor relativo de água.