65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 3. Fisiologia Vegetal
Eficiência quântica do fotossistema II em duas variedades de cana-de-açúcar submetidas ao estresse hídrico
Elaine Cristina Alves da SIlva - RENORBIO - UFRPE
Natália Vaz da Silva - Depto. de Ciência Florestal - UFRPE
Thaís Helena Ferreira - Depto. de Genética, Evolução e Bioagentes/ UNICAMP
Agostina Gentile - Depto. de Genética, Evolução e Bioagentes/ UNICAMP
Marcelo Menossi Teixeira - Depto. de Genética, Evolução e Bioagentes/ UNICAMP
Rejane Jurema Mansur Custódio Nogueira - Profa. Dra./Orientadora - Depto. de Ciências Biológicas – UFRPE
INTRODUÇÃO:
O déficit hídrico destaca-se entre os fatores ambientais que mais limitam o cultivo de espécies vegetais na região do semiárido do Brasil, os quais provocam prejuízos econômicos para a população local. Dentre as culturas cultivadas nesta região, a cana-de-açúcar ocupa uma posição de destaque, uma vez que o Brasil é um dos maiores produtores de açúcar e etanol, os quais movimentam a economia do país. O estudo de variedades tolerantes às condições edafoclimáticas do semiárido é de extrema importância, uma vez que tais estudos permitem o cultivo destas em função da sua resposta ao ambiente. Um dos parâmetros utilizados para avaliar os resultados do déficit hídrico sobre o efeito fotoinibitório da fotossíntese é a eficiência quântica do fotossistema II, a qual é determinada pela relação Fv/Fm. Esta relação pode ser utilizada para diagnosticar a integridade do aparato fotossintético em resposta do déficit hídrico permitindo a seleção de variedades tolerantes à seca, visando auxiliar programas de melhoramento genético e na seleção de novas variedades.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho teve como objetivo avaliar a eficiência quântica do fotossistema II em duas variedades de cana-de-açúcar submetidas a diferentes períodos de supressão hídrica.
MÉTODOS:
A pesquisa foi desenvolvida na casa de vegetação do Laboratório de Fisiologia Vegetal (LFV) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) de junho a setembro. Foram utilizadas duas variedades de cana-de-açúcar (RB92579 e RB72454) propagadas assexuadamente, as quais foram transplantadas para vasos com cocapacidade de 8L, contendo solo procedente do município de Carpina. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado em esquema fatorial 3 x 3 (tratamentos hídricos x períodos de avaliação). Os tratamento hídricos avaliados foram: controle (C), sem rega (SR) e reirrigado (RI), e os períodos de avaliação foram 2, 4 e 6 dias de avaliação. As plantas pertencentes ao primeiro tratamento foram regadas diariamente, as plantas do segundo tratamentos tiveram suas regas suprimidas. Após cada período de supressão hídrica, as plantas foram regadas novamente e avaliadas após 48 horas de reirrigação, estas plantas consistiram o tratamento reirrigado (RI). A avaliação da eficiência quântica do fotossistema II foi realizada com um fluorômetro portátil de luz modulada (OptiSciences, modelo OS1-FL, Hudson, USA), após as folhas estarem adaptada ao escuro por 30 minutos. Os dados foram submetidos a análise de variância e as médias comparadas pelo teste Tukey a 5%.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
As variedade RB92579 e RB 72454 comportaram-se de forma semelhante entre os tratamentos avaliados nos períodos de 2 e 4 dias, onde estas plantas apresentaram valores semelhantes estatisticamente ao controle. De modo geral os danos ao aparato fotossintético são percebidos quando o vegetal encontra-se em situações de estresse, como foi observado no período de avaliação de 6 dias, quando houve diferenças entre os tratamentos hídricos avaliados, em que as plantas pertencentes as duas variedades RB72454 e RB92579 apresentaram, respectivamente, valores de 0,71 e 0,69, correspondendo à uma redução de 17% e 19% em relação ao controle. Assim como para o tratamento reirrigado, onde se observa valores de 0,69 (RB72454) e 0,71 (RB92579), correspondendo a 19% e 15%, em relação ao controle.
CONCLUSÕES:
De acordo com os resultados da presente pesquisa pode-se concluir que as variedades avaliadas (RB72454 e RB92579) foram afetadas pelo déficit hídrico apenas no período de 6 dias de supressão hídrica, demonstrando um menor desempenho fotoquímico. Sendo assim, a eficiência quântica do fotossistema II pode ser um parâmetro utilizado como um indicativo de estresse hídrico.
Palavras-chave: Saccharum spp., Déficit hídrico, Eficiência fotossintética.