65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 6. Química Inorgânica
OXIDAÇÃO ALÍLICA DO LIMONENO CATALISADA POR PALÁDIO (II)
Iva Souza de Jesus - Centro de Formação de Professores – UFRB
Fabiane Brandão Nogueira - Centro de Formação de Professores – UFRB
Mara Aparecida Alves da Silva - Colégio Estadual Pedro Calmon
José Gilberto da Silva - Profº. Dr./ Orientador - Centro de Formação de Professores – UFRB
INTRODUÇÃO:
A oxidação alílica de olefinas catalisada por paládio, formando álcoois ou éteres alílicos, tem se mostrado um método sintético bastante útil. A funcionalização dos monoterpenos representa uma importante rota na valorização de olefinas naturais. Boa parte dos seus derivados oxigenados são materiais importantes para a indústria de fragrâncias, flavorizantes, agroquímicos e produtos farmacêuticos. A oxidação de olefinas catalisada por complexos de paládio pode ser realizada com o uso de co-oxidantes reversíveis para a reoxidação do paládio. O cloreto de cobre (II) tem-se mostrando como um dos mais eficientes reoxidante neste contexto. Neste sentido, temos desenvolvido sistemas que usam sais de paládio como catalisador em ácido acético glacial e cloreto de cobre (II), cloreto de lítio como reoxidantes.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Nesta perspectiva, o presente trabalho, tem como objetivo descrever a oxidação do limoneno catalisada por cloreto de paládio (II), cloreto de cobre (II) e cloreto de lítio na presença de ácido acético como solvente.
MÉTODOS:
Todos os reagentes foram adquiridos de fontes comerciais e utilizados sem tratamento prévio. As reações foram realizadas em um reator de vidro de 25 mL, equipado com agitador magnético, e acompanhadas com uma bexiga contendo oxigênio que foi extraído de uma reação de permanganato de potássio e água oxigenada. Alíquotas foram retiradas no início e termino das reações e analisadas por Espectrometria de Massa acoplada à Cromatografia gasosa (CG-EM).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Com o sistema catalítico cloreto de paládio (II), cloreto de cobre (II) e cloreto de lítio na presença de ácido acético como solvente, o limoneno é oxidado pelo oxigênio na pressão de 1 bar, produzindo principalmente acetato de carvoíla como produto principal com uma conversão de 85% e 80% de seletividade. As reações ocorreram num período de 6 horas a 80 graus Celsius. O cloreto de cobre (II) e cloreto de lítio originalmente introduzido para regenerar o paládio, desempenhou um papel muito importante na oxidação do limoneno. Estes resultados obtidos mostram que a formação de complexos pi-alílicos de paládio a partir do limoneno em soluções de ácido acético ocorre em velocidade significativa na presença desses reoxidantes, favorecendo a coordenação da olefina ao paládio.
CONCLUSÕES:
Os resultados obtidos mostram que a oxidação do limoneno utilizando complexo de paládio na presença de cloreto de cobre (II), cloreto de lítio como reoxidantes, resultou no consumo de 85% do substrato e na formação de um produto majoritário acetato de carvoíla (80%) e vários outros secundários.
Palavras-chave: Funcionalização, Catalisador de paládio(II), Limoneno.