65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Comunicação - 5. Rádio e Televisão
RÁDIO WEB INSTITUTO FEDERAL: CONTEXTOS E URGÊNCIAS
Janaína Moraes - Aluna do curso de Licenciatura em Dança – IFB e Bacharela em Comunicação Social
Denise Moura - Profª. Ms. Instituto Federal de Brasília - IFB
Eliane Menezes - Aluna do curso Técnico em Eventos – IFB
Márcia Nunes - Aluna do curso Técnico em Eventos – IFB
Sandra Marinho - Aluna do curso Técnico em Eventos – IFB
Murilo Barbosa - Aluno do curso Técnico em Eventos – IFB
INTRODUÇÃO:
Rádio é um dos mais antigos veículos de comunicação. Quando surgiu a televisão, no início do século passado, chegou-se a acreditar que seria o fim do rádio. No começo da década de 90, os pesquisadores que defendiam o rádio enquanto veículo capaz de promover a solidariedade por meio da educação pensavam: “o rádio é primordialmente um veículo do povo e, por essa razão, tem uma dívida social a resgatar. Se não pretender ser uma escola de vida e de solidariedade, o rádio não tem razão de existir”. (OLIVEIRA apud BLOIS, 2003: 35). Mas quando a televisão chegou como veículo de comunicação de massa, o que aconteceu foi o contrário: o rádio não apenas permaneceu, como ficou bem mais fortalecido, demarcando território diferenciado, mas não distante da televisão. Com o advento da internet, o meio rádio, enquanto veículo de comunicação, tornou-se indispensável na chamada convergência das mídias. A convergência midiática permite a criação de uma rádio, a ser veiculada na internet. É a rádio web ou rádio online. A rede federal de educação técnica e tecnológica tem uma rádio web. Mas está fora do ar. Esta pesquisa aponta a importância da Rádio Web Instituto Federal como veículo de comunicação e também como instrumento pedagógico para o processo de ensino-aprendizagem nos cursos técnicos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Apresentar uma experiência de utilização da Rádio Web Instituto Federal em sala de aula. Mostrar a relevância do veículo de comunicação rádio enquanto recurso pedagógico para aprendizagem de modalidades textuais trabalhadas no componente curricular Português Aplicado a Eventos.
MÉTODOS:
A pesquisa participante foi a escolhida para o desenvolvimento deste trabalho porque parte dos pesquisadores, que também responderam o questionário, foram alunos da disciplina Português Aplicado, objeto de estudo deste trabalho. E segundo Gil, este é um: “modelo de pesquisa que difere dos tradicionais porque a população não é considerada passiva” (GIL, 2010:43). Outra característica da metodologia escolhida é que os problemas a serem estudados não emergem da simples decisão dos pesquisadores, mas da própria população envolvida. Neste caso, a população envolvida são os alunos e a professora que tiveram a oportunidade de vivenciar a experiência de trabalhar com a Rádio Web Instituto Federal. Além da utilização de questionário estruturado, com perguntas fechadas, como procedimento metodológico, esta pesquisa fez uso da entrevista pessoal com perguntas abertas e subjetivas. Daí o seu caráter quantitativo e qualitativo. O entrevistado integrou o Grupo de Trabalho da Secretaria de Ensino Profissional e Tecnológico – SETEC/MEC. Este GT foi criado pela Portaria nº 314, de 25.09.2011 com o objetivo de estruturar e monitorar o processo de implantação de um plano de comunicação para os Institutos Federais. Dentre as diversas ações previstas, uma era a criação da Rádio Web.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O Projeto Rádio Web Instituto Federal, segundo seu Termo de Referência, “se coloca como postura pedagógica e não simplesmente como uma técnica de ensino mais atrativa aos alunos”. Tem a concepção de que a educação é um processo de vida e não apenas uma preparação para a vida futura e que a escola deve buscar representar a vida e os anseios dos alunos, tornando essa experiência vital para o seu crescimento como cidadão. Os resultados do questionário aplicado aos 21 alunos que tiveram a oportunidade de ouvir os spots, gravados por eles, em rede nacional, por meio da Rádio Web Instituto Federal, atestam que os objetivos propostos pelos mentores desse projeto podem ser atingidos facilmente. Graças à integração dos diversos meios de comunicação, a rádio web, assim como a rádio convencional, também pode ser ouvida por intermédio dos dispositivos móveis, como: smartphones, tablets e diversos modelos de celulares de última geração. A partir da análise dos questionários, infere-se que ao ouvirem os spots, os estudantes perceberam a abrangência de um estudo desenvolvido por eles, tendo repercussão em todo país, onde estão espalhados 38 IFs que fazem parte da rede Rádio Web Instituto Federal. E assim eles também se veem como cidadãos capazes de contribuir para mudanças sociais.
CONCLUSÕES:
Infelizmente, as conclusões são desanimadoras. A Rádio Web Instituto Federal, apesar de sua importância comprovada, funcionou apenas em caráter experimental no período de março a dezembro de 2012. Inexplicavelmente, saiu do ar. Pouquíssimos alunos e docentes tiveram a oportunidade de aproveitar o potencial desse veículo de comunicação como instrumento pedagógico. Muitos sequer chegaram a desfrutar do privilégio de serem ouvintes dessa rádio, que tinha programação cultural e informativa de alto nível. Conclui-se também, a demanda dos alunos entrevistados que aprovaram a experiência e teem a esperança de voltar a trabalhar com este espaço de ensino-aprendizagem. Antes da virada do século, quando a convergência das mídias ainda era incipiente o veículo rádio já mostrava o seu valor: “rádio é o jornal de quem não sabe ler; é o mestre de quem não pode ir à escola; é o divertimento gratuito dos pobres; é o animador de novas esperanças; o consolador dos enfermos; o guia dos sãos”. (TAVARES, 1999:8).
Palavras-chave: Rádio Web, Comunicação, Educação.