65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 5. Farmácia - 6. Farmácia
Síntese e determinação da atividade antimicrobiana de derivado tiossemicarbazônico
Micalyne Soares do Egito - Departamento de Farmácia - UFPE
Priscila Brandão Gomes da Silva - Departamento de Farmácia - UFPE
Cíntia Camila Santos de Souza - Departamento de Antibióticos - UFPE
Kêsia Xisto da Fonseca Ribeiro de Sena - Departamento de Antibióticos - UFPE
Julianna Ferreira Cavalcanti de Albuquerque - Departamento de Antibióticos - UFPE
INTRODUÇÃO:
Para a descoberta de substâncias com efeito terapêutico, o primeiro passo a ser dado é a escolha do chamado composto líder, termo que designa uma substância ‘’protótipo’’, que é dotada de atividade biológica, mas que pode possuir propriedades indesejáveis, tais como, alta toxicidade, insolubilidade e efeitos colaterais. O passo posterior é a otimização do composto líder, através de modificações na sua estrutura química que eliminam ou reduzem seus efeitos indesejáveis a um nível tolerável e conservem ou melhorem suas propriedades favoráveis.
O surgimento de resistência bacteriana a maioria dos antibióticos existentes representa uma ameaça à saúde, visto que as doenças infecciosas são responsáveis por grande parcela da morbidade e mortalidade da população mundial. A resistência dos micro-organismos aos antibióticos está impulsionando pesquisas por fármacos eficazes, seguros e efetivos para o tratamento das infecções.
As tiossemicarbazonas são compostos versáteis e, por isso, despertam grande interesse científico. Tais substâncias possuem importantes propriedades químicas e biológicas, tais como antitumoral, antibacteriana, antiviral, antiprotozoária, citotóxica, dentre outras.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Com vistas nas propriedades antimicrobianas dessas moléculas, vários derivados estão sendo desenvolvidos por nossa equipe com a finalidade de encontrar uma nova substância com tal propriedade que venha a ser útil para a sociedade em geral.
MÉTODOS:
O composto tiossemicarbazônico foi sintetizado a partir da reação entre a tiossemicarbazida e o 4-Hidroxibenzaldeído em Iso-propanol e HCl concentrado. Após o término da reação, o produto foi vertido para um béquer e filtrado em funil sinterizado. A atividade antimicrobiana foi testada com nove micro-organismos de diferentes classes: Gram-positivos Staphylococcus aureus , Micrococcus luteus , Bacillus subtilis , e Enterococcus faecalis ; Gram-negativos Pseudomonas aeruginosa , Esherichia coli , e Serratia marcescens , micro-organismo álcool ácido resistente Mycobacterium smegmatis e a levedura Candida albicans . A atividade antimicrobiana foi realizada em duplicata pelo método qualitativo de difusão em disco de papel. Discos de 6 mm de diâmetros foram impregnados com 10 µL de uma solução a 30000 µg/mL do composto sintetizado em estudo e colocado sobre a superfície do meio semeado com micro-organismo. Após incubação das placas por 24-48 horas a 35 °C foram avaliados os resultados a partir da medição (em mm) do halo de inibição do crescimento do micro-organismo, formado em volta do disco. Como droga padrão foram utilizadas ampicilina (10μg) e kanamicina (10μg).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A reação foi processada de acordo com os métodos utilizados tanto em relação à parte química quanto antimicrobiana. Os resultados apresentados pelo produto puro foram: PF. 204 ºC, Rf. 0,50 no sistema (hexano/acetato, na seguinte proporção 0,4:0,6 respectivamente). O rendimento foi 55,83%. Esse rendimento não foi considerado bom. A reação foi realizada com quantidades equimolares dos reagentes e foi processada sob refluxo. O composto presentou os seguintes halos de inibição frente aos micro-organismos analisados: Gram-positivos: Staphylococcus aureus (0mm), Micrococcus luteus (11mm), Bacillus subtilis (0mm), Enterococcus faecalis (0mm); Gram-negativos: Pseudomonas aeruginosa (0mm), Escherichia coli (0mm), Serratia marcescens (0mm); Bactéria álcool ácido resistente: Mycobacterium smegmatis (32mm) e levedura: Candida albicans (0mm). O tiazol analisado não apresentou atividade para a maioria dos micro-organismos testados, inibindo o crescimento de apenas dois destes. O composto inibiu o crescimento do germe M. luteus , porém com halo pouco significativo e bem inferior ao padrão Ampicilina (45mm). Entretanto, o halo de inibição formado para a M. smegmatis foi considerado muito bom, mas inferior ao halo formado pelo padrão Kanamicina (40mm).
CONCLUSÕES:
O composto foi sintetizado dentro das normas planejadas. As constantes físicas foram determinadas, incluindo rendimento, Rf e Ponto de Fusão. Sua estrutura química foi comprovada por métodos espectrométricos de Ressonância Magnética Nuclear de Hidrogênio e de Carbono 13, Infravermelho e espectroscopia de Massas onde foram detectadas todas as quebras estruturais. Os deslocamentos químicos e constantes de acoplamento também foram detectados. O derivado sintetizado apresentou atividade antimicrobiana para apenas dois dos nove micro-organismos utilizados. Esse fato nos sugere um incremento na molécula a fim de tentarmos melhorar a sua efetividade diante de germes de diferentes classes.
Palavras-chave: Derivados tiossemicarbazônicos, Atividade antimicrobiana, Bactérias.