65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 5. Saúde Coletiva
INTERVENÇÃO PRIMÁRIA NO DESCARTE DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA COMUNIDADE DO ENGENHO DO MEIO, RECIFE – PE
Amanda de Lima Nunes - Depto. de Medicina Social – UFPE
Mircia Betânia Costa e Silva - Depto. de Medicina Social – UFPE
Marcelo Antônio Nero - Depto. de Medicina Social – UFPE
Allan Phelipe P. Magalhães - Depto. de Medicina Social – UFPE
Joana D’arc Joaquim da Silva - Depto. de Medicina Social – UFPE
Gilberlan de Freitas Ferreira - Depto. de Medicina Social – UFPE
INTRODUÇÃO:
A produção, tratamento e destinação adequados do lixo são processos de grande importância à saúde ambiental devido aos impactos causados a partir do seu gerenciamento inadequado. Este é um ponto importante principalmente nos dias de hoje, onde há uma grande produção de resíduos de características nocivas ao ambiente. O trabalho faz parte do projeto financiado pela Proext – UFPE, intitulado “Projeto 5 Estrelas – Oficina de Saúde Ambiental”, e visa informar sobre os riscos inerentes ao mau gerenciamento dos resíduos descartados pela população através de esclarecimentos sobre o lixo em geral e suas repercussões no ambiente, de modo a prevenir problemas como enchentes e infestações de animais ou insetos, melhorando a qualidade de vida dos residentes do local estudado.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Realizar ação socioeducativa sobre o descarte de resíduos sólidos e suas repercussões no ambiente e qualidade de vida. Buscou-se mapear os locais do descarte de resíduos identificando problemas de gerenciamento primário; classificar os resíduos e analisar sua interferência no ambiente e na população; definir medidas de intervenção primária para promover mobilização e sensibilização da população.
MÉTODOS:
Foram realizadas reuniões com uma equipe interdisciplinar com o objetivo de identificar problemas ambientais e de qualidade de vida relacionados ao gerenciamento de resíduos sólidos e então foi feito o mapeamento de resíduos descartados pelos residentes utilizando ferramentas de geoprocessamento de modo a determinar sua distribuição sobre a área estudada. Foram elaborados folhetos explicativos com o objetivo de promover esclarecimentos visando melhorias nos hábitos relacionados ao descarte de resíduos, de modo a reduzir as repercussões observadas na qualidade de vida e no ambiente (intervenção primária). Estes folhetos explicativos foram distribuídos aos residentes durante uma segunda visita e continham informações básicas sobre a importância do descarte adequado do lixo e como realizá-lo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Foi observado que os resíduos eram descartados de maneira inadequada, permanecendo mais tempo expostos ao ambiente do que o ideal, atraindo animais e insetos indesejáveis, além de impedir a mobilidade sobre as calçadas, local onde se observou maior acúmulo de resíduos. Essas condições foram observadas em um período de chuva, onde foi verificado que os resíduos descartados interferem diretamente no ambiente por se acumularem em locais de escoamento como bueiros e canais, causando enchentes, aumentando o risco de transmissão de doenças aos residentes. Todas essas impressões do campo e análises conclusivas foram incorporadas na intervenção primária, com ênfase nos esclarecimentos à população residente naquele território, quando abordada no seu espaço rotineiro, sobre as apropriações que cada indivíduo é capaz de fazer, no sentido de identificar a situação-problema e também de começar a mudança no seu próprio ambiente doméstico, no que diz respeito ao bom gerenciamento de resíduos resultando numa melhoria da qualidade de vida.
CONCLUSÕES:
Existe a necessidade de informar melhor a população em relação aos problemas relacionados à disposição inadequada de resíduos no ambiente, atraindo vetores de doenças como ratos e insetos. Busca-se com isso uma sensibilização e estímulo a uma possível participação mais ativa daquela comunidade, proporcionada pela continuidade do Projeto 5 Estrelas, que ao conhecer tanto os impactos negativos quanto os positivos do gerenciamento do lixo, saberá como proceder diante de situações onde existam ambos. Por fim, analisa-se que uma intervenção primária dessa monta, relacionada à educação em saúde ambiental mostra-se uma solução comunitária vantajosa e efetiva em resultados provavelmente de médio prazo, tanto por sua viabilidade financeira, ao contribuir para evitar gastos com a saúde pública; quanto pela fácil assimilação pelos residentes da área estudada, promovendo uma maior qualidade de vida.
Palavras-chave: Gerenciamento de resíduos sólidos, Geoprocessamento, Ação socioeducativa.