65ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Linguística - 6. Liguística
REIS E VASSALOS: EFEITOS DE SENTIDOS QUE PERPASSAM O DISCURSO DA NEGRITUDE NA FORMAÇÃO CONTEMPORÂNEA
Aline dos Santos - Faculdade de Letras - Pós- graduação de Letras/ Linguística - UFAL
Maria do Socorro Aguiar O. Cavalcante - Profa. Dra/orientadora- Pós-graduação de Letras/ Linguística - UFAL
INTRODUÇÃO:
Neste estudo, buscamos compreender, à luz da Análise do Discurso de linha francesa, os jogos de sentidos que perpassam os dizeres em torno da questão da negritude na sociedade brasileira. Nossa materialidade linguística é composta por imagens e dizeres advindo da mídia impressa pertencente à formação ideológica dominante.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Buscamos entender como a imagem está articulada no discurso da mídia, especificamente, na Folha de São Paulo buscando apreender os efeitos e produção de sentido que perpassam os dizeres da negritude na formação contemporânea.
MÉTODOS:
Utilizamos a imagem e a materialidades discursivas em sua articulação nodal na imprensa escrita . Dividimos em sequências discursivas onde analisamos através do dispositivos teórico- metodológico da Análise do discurso de tendência francesa.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Através das análises das sequências discursivas buscamos apreender o processo das condições de produção e os efeitos de sentidos que perpassam os dizeres da negritude na sociedade contemporânea.
CONCLUSÕES:
Constatamos a partir dos discursos da reportagem sobre a discriminação racial não modificou , apesar de haver campanhas e comitês de combate a discriminação racial. Além disso, que há um apagamento de cor quanto se tem um poder aquisitivo maior e, sobretudo, que há um silenciamento de quem sofre discriminação racial.
Palavras-chave: Mémoria, Discurso, Ideologia.