65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 1. Antropologia - 3. Antropologia das Populações Afro-Brasileiras
ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DE DIVULGAÇÃO E COMUNICAÇÃO DO PROGRAMA UNIVERSIDADE NO QUILOMBO DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CASTANHAL-UFPA
Assunção José Pureza Amaral - Prof. Dr. da Faculdade de Pedagogia e Coord. Extensão da UFPA Campus Castanhal
INTRODUÇÃO:
No início de 2011 o Campus Universitário de Castanhal da UFPA, Nordeste do Estado do Pará, aprovou no âmbito da Faculdade de Pedagogia, do Campus e da Universidade Federal do Pará um Programa, inicialmente de Extensão, denominado Universidade no Quilombo: exercício de responsabilidade, recriação e re-significação do ambiente; composta por quatro projetos: “Intercâmbio quilombolas-universidade”; “Histórias, memórias e meio ambiente quilombola”; “Brinquedos, brincadeiras e recursos naturais quilombolas” e “Biblioteca quilombola”. Atendeu comunidades quilombolas circunvizinhos ao Campus de Castanhal/UFPA, sobretudo os Quilombos Cacoal, Quatro Bocas e Itaboca, Município de Inhangapi-Pa. No ano seguinte, 2012, mesmo diante de condições adversas, como uma greve de mais de três meses dos servidores federai que atingiu os dois semestres do ano, o Programa criou estratégias de ação, atuação, reflexão, divulgação e comunicação de sua vigência, permitindo sua reedição e ampliação em 2013. Este trabalho pretende apresentar e discutir o alcance das estratégias de divulgação e comunicação utilizada pelo Programa Universidade no Quilombo que possibilitou sua repercussão, dinamização e ampliação a partir do seu segundo ano de vigência.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste trabalho é apresentar as estratégias de divulgação e comunicação utilizadas pelo Programa Universidade no Quilombo, do Campus Universitário de Castanhal da UFPA; analisar o alcance dessas estratégias de divulgação e comunicação e suas repercussões para o próprio Programa.
MÉTODOS:
Em 2011 o produziu dez Boletins Informativos com intuito de manter um coletivo de acadêmicos informado e disposto a participar das ações do mesmo - 1º Universidade no Quilombo - Preparação para o dia 21 de maio; 2º Lançamento do Programa; 3º UFPA aprova Programa de Extensão Universidade no Quilombo; 4º Informativo: O que é o Programa de Extensão Universidade no Quilombo?; 5º O Programa de Extensão Universidade no Quilombo e as ações da consciência negra; 6º Os diversos trabalhos do Programa; 7º Grupo de professoras e alunas do curso de Serviço Social da UFPA/Belém visita o quilombo; 8º Encerramento das ações 2011; 9º Na TV Cultura – Programa Sementes; 10º Feliz Natal pra todos (as). Foram utilizados levantamento e análise documental: Boletins Informativos, listas de frequências de participação dos membros voluntários e dos quilombolas nas ações do Programa. Pesquisa de campo nas comunidades quilombola, durante as ações (Boas, 2004; Malinowski, 1976); observação das atividades desenvolvidas e dos participantes (Geertz, 1989). Análise de iconografias e recursos tecnológicos utilizados pelo Programa: site, email, face book, banco de imagens, calendários/folinhas, banner, resumos, artigos e relatórios produzidos nos dois primeiros anos de vigências do Programa.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O Boletim Informativo No 6 - que circulou impresso e virtual - do primeiro ano, intitulado Os diversos trabalhos do Programa de Extensão Universidade no Quilombo no SIEX/UFPA-Castanhal e em outros eventos de pesquisa e extensão (Novembro, 2011) já revela uma das estratégias de divulgação utilizada; além de informar, ele é resultado de comunicações feitas em eventos onde o trabalho do Programa foi comunicado (Simpósio local, Seminários Regionais) com sete trabalhos apresentados, sete discentes e um docente, onde utilizam estratégias de divulgação e comunicação das ações do Programa. Em 2012, alem dos boletins e trabalhos apresentados em eventos locais, regionais, nacionais e internacionais (banners, resumos, resumos expandidos e artigos) revelando a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e o caráter tríplice do Programa, outras estratégias foram adicionadas: criação de site, email e facebbok do Programa, onde a comunicação ocorreu de maneira ampla e rápida; criação da logomarca que identificou o grupo, confecção padronizada de camisas utilizadas em atividades; confecção de calendário/folhinha com iconografias do Programa repercutindo em diferentes instituições e níveis sociais: Universidades, Campi, Municípios, Secretarias, Comunidades, bairros, escolas, etc.
CONCLUSÕES:
Em dois anos de vigências as estratégias utilizadas pelo Programa Universidade no Quilombo foram principal instrumento de aglutinação de participantes e de difusão das ações do Programa. A criação e manutenção de Boletins Informativos, vinte e dois até o presente, foram formas positivas de alcançar as estratégias de divulgação e comunicação para atingir o público acadêmico interno ao Programa. As apresentações em eventos científicos, de extensão, com resumos, banners, exposição oral foram outras formas de divulgação e comunicação usadas, atingindo um público externo, porém de circuito acadêmico e universitário. A partir da entrada do Programa nas tecnologias de computação e de informação, com a criação de site, email e facebbok, se atingiu outros públicos interessados no Programa, alargando os contatos internos. Outras estratégias positivas foram a criação de logomarca usada em camisa, convites, cartazes etc, dando identidade própria ao grupo; a realização de eventos, como Seminário Igualdade Racial, Kizamba Pegagógicas, Palestras e outros e a produção do calendário/folhinha com mais de 20 iconografias do Programa atingiu públicos diversos interno e externos, sobretudo, instituições e populares de bairros, periferias, comunidades etc.
Palavras-chave: Boletins informativos, Iconografia, Tecnologia.