65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Comunicação - 7. Teorias da Comunicação
CRITÉRIOS DE NOTICIABILIDADE DO TELEJORNAL DA MIRANTE 1ªEDIÇÃO
Brenda Herênio Fernandes - Comunicação Social – Jornalismo – UFMA
Isabel Delice Gomes Macedo - Comunicação Social – Jornalismo – UFMA
Rhaysa Novakoski Carvalho - Comunicação Social – Jornalismo – UFMA
Stephanne Rufino Menezes - Comunicação Social – Jornalismo – UFMA
Denise Ayres - Profa. Msc/Orientadora - Comunicação Social – Jornalismo – UFMA
INTRODUÇÃO:
O termo Gatekeeper surgiu em 1947, nos Estados Unidos, no campo da psicologia. O conceito foi criado pelo psicólogo Kurt Lewin, sendo aplicado ao jornalismo somente em 1950, por David Manning White. A expressão “gate” significa portal e “keeper”, guardião. Sendo assim, o termo gatekeeper significa, literalmente, guardião do portal (WHITE, 1950). Esse “guardião”, no caso do jornal televisionado, pode ser o editor e o repórter (em alguns jornais onde ele tenha essa liberdade), ao possuírem a tarefa de selecionar as matérias que vão ao ar.
É necessário que haja um estudo sobre a rotina do jornal para entender como ocorre esse “filtro” e os fatores que são levados em consideração, como: editoria, regionalização, preferência do público e até interferências pessoais do responsável por essa seleção.
Sendo assim, a seguinte pesquisa propõe o estudo da aplicação da Teoria do Gatekeeper no telejornal local da TV Mirante e quais seus aspectos mais relevantes. Para tanto, foi realizado o acompanhamento da rotina editorial do telejornal JM TV 1ª edição. O acompanhamento aconteceu em um período de cinco dias, nos quais foram observadas as reuniões de pauta, atuação de editores, rotina dos repórteres, construção e alterações do espelho (relação de matérias produzidas pelos repórteres que vão ao ar), linha editorial, entre outros.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo central deste trabalho foi observar, a partir da Teoria do Gatekeeper, os fatores e/ou agentes de seleção de notícias do telejornal JM TV 1ª edição.
MÉTODOS:
Para começar o trabalho foi utilizado o estudo bibliográfico – análise de vários trabalhos que abordaram a Teoria do Gatekeeper. Depois foi feito um levantamento para saber qual telejornal da cidade de Imperatriz do Maranhão tinham maior audiência e a partir daí escolher o objeto de estudo da pesquisa. A emissora de televisão com maior representatividade na cidade é a TV Mirante, filiada da Rede Globo, e o telejornal escolhido para o estudo foi o JM TV 1ª edição. Após a definição do objeto, partiu-se para a pesquisa de campo, que no caso, foi a observação direta da rotina da redação do telejornal durante cinco dias, na qual acompanhamos as reuniões de pauta e o trabalho dos editores e dos repórteres. Foram coletados dados do “espelho do jornal” - que é a relação de matérias que vão ao ar antes do jornal começar, nele pode-se observar a entrada e a saída delas até que o telejornal ficasse pronto e fosse ao ar. E por fim, foi feita uma entrevista com os editores dos jornais para saber quais eram os valores-noticia utilizados, os critérios de seleção e a justificativa de algumas matérias, ao longo da produção do jornal, não terem ido ao ar.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O primeiro “portal” de seleção do JM TV 1ª edição é a reunião de pauta, na qual são lançados alguns assuntos, que podem ser descartados ou direcionados para um gancho (foco) melhor ou mais delimitado, tudo isso seguindo os critérios de valor-notícia estabelecidos pela linha editorial da emissora. No JM TV 1ª edição, existe a possibilidade de descarte de matérias prontas em caso de surgimento de notícias mais importantes (com maior valor-notícia), como aconteceu no segundo dia de observação, em que o tempo total de duração do jornal foi ultrapassado. Para ajustar o espelho (relação de matérias produzidas pelos repórteres) ao tempo do jornal, o editor fez o corte de duas matérias de um total de dezesseis. As duas matérias foram cortadas por não serem locais e nem de interesse geral, sendo que uma foi enviada do município de Codó e a outra foi avaliada como uma notícia fria (não factual), que poderia ser veiculada posteriormente. Nesses casos, vemos a aplicação dos critérios de noticiabilidade, levando em consideração os valores-notícia de proximidade e relevância do acontecimento. Segundo o editor, um fator de grande relevância é o “perfil” do JM TV 1ª edição, que consiste em um telejornal mais “descontraído”, feito para diversos públicos, com linguagem mais acessível e maior “flexibilidade”, mas que não deixa de priorizar as matérias factuais. O editor ainda ressalta a liberdade dada aos repórteres para a construção das notícias, sem, no entanto, ferir a ideologia da emissora.
CONCLUSÕES:
De acordo com o que foi estudado e os dados coletados durante a pesquisa de campo, podemos concluir que o trabalho de gatekeeper na redação do JM TV 1ª edição é realizado primeiramente pela delimitação das pautas a serem apuradas. A reunião de pauta se torna um dos principais gates, pois é nesta que os editores passam a orientação acerca da construção noticiosa, e nela também é realizada a seleção parcial dos assuntos que podem virar notícia, tanto no telejornal do dia quanto nas próximas edições.
O papel do gatekeeper que é exercido pelo editor se evidencia também na reunião de pauta, na qual ele mesmo orienta, mesmo que de maneira “flexível”, a produção das notícias. Durante a evolução do telejornal, o selecionador organiza a ordem das matérias e os possíveis cortes, segundo seus critérios de noticiabilidade.
Na seleção das matérias, podemos avaliar que as notícias locais têm maior relevância, quanto maior a proximidade maior a chance da matéria ser feita. Existindo exceções, quanto a notícia é impactante e gera comoção nacional.
Com tudo o que foi levantado, podemos concluir que o principal gate ainda é a ideologia (presente na linha editorial), ela é o ponto de partida, pois rege todas as atividades e orienta, mesmo que inconscientemente, as ações e decisões do editor e dos repórteres.
Palavras-chave: Editor, Rotina-da-redação, Teoria-do-Gatekeeper.