65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 5. Farmácia - 1. Análise e Controle de Medicamentos
VALIDAÇÃO DE LIMPEZA DOS UTENSÍLIOS DA CENTRAL DE PESAGEM UTILIZADOS NO FRACIONAMENTO DE MATÉRIAS-PRIMAS DESTINADOAS À PRODUÇÃO DOS ANTIRRETROVIRAIS
Izadora de Souza - Farmácia. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Natal, RN
Kaynnan Rodrigues de Couto Gama - Farmácia. Faculdade Maurício de Nassau, UNINASSAU Recife, PE
Antonio Diógenes Pereira de Oliveira - Lab. Farmacêutico do Estado de Pernambuco Gov. Miguel Arraes – LAFEPE, Recife,PE
Aíla Karla Santana - Lab. Farmacêutico do Estado de Pernambuco Gov. Miguel Arraes – LAFEPE, Recife,PE
Bruno Aires dos Santos - Lab. Farmacêutico do Estado de Pernambuco Gov. Miguel Arraes – LAFEPE, Recife,PE
Fernanda Vasconcelos - Lab. Farmacêutico do Estado de Pernambuco Gov. Miguel Arraes – LAFEPE, Recife,PE
INTRODUÇÃO:
Medicamentos antirretrovirais (ART) são indicados para pacientes com AIDS, síndrome caracterizada pela diminuição das defesas imunológicas do organismo. Existe grande rigor para produção de medicamentos, de forma a se evitar qualquer contaminação que possa trazer danos a pacientes imunodeprimidos. Validação de limpeza é requisito exigido pelos órgãos reguladores, tanto Ag. Nacional de Vigilância Sanitária quanto Food and Drug Administration, para o cumprimento das Boas Práticas de Fabricação na Ind. Farm.. Entre as etapas críticas deste processo de fabricação está o fracionamento das matérias-primas, pois durante esse processo existem quantidades de componentes ativos de uma formulação expostos ao ambiente e em contato direto com utensílios, agregando alto potencial de contaminação cruzada. A limpeza da área e dos utensílios utilizados durante o fracionamento precisa ser eficaz a fim de evitar contaminação, tanto por parte do ativo fracionado quanto por resíduos de detergentes, atentando para limites previamente determinados, que estabelecem com a rotina um critério de segurança. O estudo se dá através dos ativos farmacêuticos ART mais utilizados no Lab. Farm. do Estado de Pernambuco Zidovudina(AZT) e Lamivudina(3TC) que dão origem ao medicamento LAFEPE Zidovudina + Lamivudina.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Validar o procedimento de limpeza e desinfecção de utensílios utilizados na central de fracionamento específica para antirretrovirais do LAFEPE, como forma de demonstrar a eficácia do mesmo, através de um caso simulado, design space.
MÉTODOS:
Para avaliar se o procedimento de limpeza não deixava resíduos de AZT, 3TC e detergente, foi necessário realizar coleta diretamente dos utensílios que tiveram contato direto com os insumos a serem pesquisados, através de simulação de contato por três minutos com cada ativo farmacêutico em sextuplicata. Utilizou-se swab para amostragem de resíduos de ativo e coleta da água de rinsagem para resíduos de detergente. Para quantificar os resíduos dos ativos foi utilizada a Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE), já para análise de resíduos de detergente, considerados solúveis, foram utilizados condutividade e potenciometria. Um teste de recuperação foi previamente realizado para assegurar que a metodologia de amostragem seria eficaz em remover os possíveis resíduos das superfícies para serem quantificados. Com base nos métodos de condutividade e potenciometria foi feita uma comparação dos resultados obtidos com a leitura da amostra e os valores encontrados a partir de um estudo que determinou os limites analíticos máximos para o resíduo de detergente na água de rinsagem.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O procedimento avaliado foi conduzido sob acompanhamento para que garantisse sua fiel execução, em conformidade com a legislação. Os ensaios iniciaram-se com teste de recuperação, obtendo-se valores acima de 75%: 77,93% para AZT e 75,68% para 3TC. Critério de aceitação nos utensílios foi de 10ppm para AZT e 9,97 para 3TC. Foi construída uma curva de calibração por CLAE com concentrações de 5ppm, 10ppm e 15ppm. Assim, verificou-se que os valores obtidos foram muito baixos, mantendo-se fora da faixa ou de detecção ou de quantificação. Porém, os que puderam ser quantificados, não apresentaram quantidades superiores a 1ppm. O método de análise considerou como Limite de Quantificação 0,4302ppm para AZT e 0,2378ppm para 3TC e como Limite de Detecção 0,1291ppm para AZT e 0,0713ppm para 3TC. Para pH e condutividade foi determinado o branco onde foram encontrados valores de 0,43 e 5,98US/cm a 22,8ºC, respectivamente. Os valores encontrados e corrigidos a partir do branco para condutividade e pH, usando uma curva de calibração com limite de 10ppm foram de 0,89US/cm e de 0,24, respectivamente. Os valores de condutimetria variaram de 0,63US/cm a 0,70US/cm, abaixo de 0,89US/cm. Os valores de pH das amostras se apresentaram abaixo de 0,24 quando corrigidos pelo branco, variaram de 0,04 a 0,20.
CONCLUSÕES:
O procedimento de limpeza realizado nos utensílios utilizados durante o processo de fracionamento da matéria prima que será destinada a produção de comprimidos revestidos LAFEPE zidovudina + lamivudina se mostrou eficiente, pois apresentou os resultados satisfatórios para remoção do ativo e do agente de limpeza foi satisfatória.
Palavras-chave: Zidovudina, Lamivudina, Validação de Limpeza.