65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 1. Climatologia
CHUVAS MÁXIMAS PARA O MUNICIPIO DE ACOPIARA - CE
Samara Alves de Souza - Tecnologo em Irrigação e Drenagem -IFCE - Iguatu
Maria Eliani Holanda Coelho - Profa., Dra. Curso Tecnologia em Irrigação e Drenagem – IFCE, Iguatu/CE
Jorge Luiz Lins Xavier Cunha - Dr./Orientador - Depto. de Melhoramento Vegetal - UFAL
Wedman de Lavor Vieira - Tecnologo em Irrigação e Drenagem -IFCE - Iguatu
Joaquim Branco de Oliveira - Prof., Dr. Curso Tecnologia em Irrigação e Drenagem – IFCE, Iguatu/CE
Antonio Adail Pinto Cardoso - Instituto Federal do Ceará- campus Iguatu
INTRODUÇÃO:
Os fenômenos climatológicos são considerados como periódicos, visto que se repete em intervalos regulares do tempo e espaço. Quando se realiza estudo climático de uma região, uma das variáveis meteorológicas mais importantes é a precipitação, devido às conseqüências que a falta ou o excesso de precipitação pode ocasionar, principalmente, as precipitações máximas que são definidas como a maior coluna pluviométrica correspondente a uma duração fisicamente possível de ocorrer sobre uma determinada área em uma dada época do ano, sendo que, freqüentemente, estas chuvas causam consideráveis prejuízos sobre a produção agrícola, provocam erosão do solo, inundações em áreas rurais e urbanas, obras hidráulicas, danos nos sistemas de drenagem entre outros. O seu conhecimento fornece informações úteis para trabalhos de conservação do solo, e no dimensionamento adequado de estradas, extravasores de barragens e obras de drenagem urbana e diminuem os riscos na programação da agricultura, entre outros.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste trabalho é determinar as chuvas máximas para diferentes períodos de retorno, para o munícipio de Acopiara-CE.
MÉTODOS:
Utilizou-se uma série de dados de chuva anual da cidade de Acopiara que está situada na região centro-sul do estado de Ceará, localizada pelas coordenadas geográficas 6° 05’ 42” S e 39° 27’ 10” W e 317 m de altitude. O clima é tropical quente semiárido com pluviometria média de 754,3 mm com chuvas concentradas de janeiro a abril. Foram utilizados dados de chuva máxima anual de 1952 a 2012 (60 anos). Os dados foram organizados por ano e calculados os períodos de retorno pela distribuição de Gumbel, através das séries de precipitação pluviométricas máximas utilizadas no período avaliado e seus parâmetros encontrados através do método dos momentos. A estimativa da precipitação máxima é calculada em função do período de retorno e dos parâmetros de escala &alpha e do parâmetro de forma &beta, estimados através da média e do desvio-padrão dos valores de precipitação máxima diária anual.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Para os tempos de retorno 2, 5, 10, 20, 50 e 100 anos foram encontrados os valores 60,89, 126,56, 170,09, 211,82, 265,83, e 306,30 mm respectivamente para precipitações máximas. Observa-se que as chuvas máximas aumentam à medida que aumenta o tempo de retorno. Com os resultados obtidos da precipitação máxima, pode-se observar que em média a cada 2 anos é possível observar uma precipitação igual ou inferior a 60,89 mm, sendo que esta mesma interpretação serve para os demais períodos de retorno. A probabilidade de ocorrer uma chuva igual ou superior a 306,3mm por dia no tempo de retorno de 100 anos é de 1%, enquanto uma chuva de 60,89m tem a probabilidade de 50% de ser igualada ou superada a cada 2 anos. Escolhendo 50 anos como o tempo de retorno adequado na elaboração de um projeto agrícola ou uma obra de engenharia hidráulica, a probabilidade de ocorrer uma chuva máxima diária de 265,83mm é de 2%.
CONCLUSÕES:
Os resultados mostraram que houve ajuste da distribuição Gumbel para os dados da precipitação máxima para a cidade de Acopiara-CE. E os resultados podem ser importantes para o planejamento de obras, principalmente de projetos agrícolas e de engenharia hidráulica, quando se relaciona a início e execução das obras.
Palavras-chave: Precipitações extremas, Tempo de retorno, Método dos momentos.