65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
ESTUDO DA VIABILIDADE DA CONFECÇÃO DE RÉPLICAS PALEONTOLÓGICAS PARA ATIVIDADES DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Otávio Augusto Girardi - Laboratório Móvel de Educação Cientifica da UFPR Litoral - UFPR
Amanda Santos Viana - Laboratório Móvel de Educação Cientifica da UFPR Litoral - UFPR
Renata Pires Martins - Laboratório Móvel de Educação Cientifica da UFPR Litoral - UFPR
Bruno Martins Gurgatz - Laboratório Móvel de Educação Cientifica da UFPR Litoral - UFPR
Antonio Luis Serbena - Prof. Me. - Laboratório Móvel de Educação Cientifica da UFPR Litoral - UFPR
Rodrigo Arantes Reis - Prof. Dr./Orientador - Laboratório Móvel de Educação Cientifica da UFPR Litoral
INTRODUÇÃO:
Dentre as atividades desenvolvidas pelo Programa Laboratório Móvel de Educação Científica da UFPR Litoral (LabMóvel), programa de pesquisa, extensão e educação, de abrangência regional, no litoral do Paraná, está a estruturação de uma coleção paleontológica didática com o objetivo de complementar de forma dinâmica o ensino de ciências da região. O acervo possui peças adquiridas em lojas especializadas, além de fósseis reais. Existe ainda a demanda pela replicação de peças que o Laboratório não possui, devido ao alto custo ou indisponibilidade no mercado.
Assim, a moldagem, replicagem e paleoarte de fósseis surgem como alternativa no processo de estruturação do acervo que é utilizado em exposições científicas para estudantes das escolas públicas do litoral do Paraná. A aprendizagem das técnicas e conhecimento dos estudos anatômicos fiéis às espécies trabalhadas servirá para implementar as coleções científicas e didáticas para que sejam realizados trabalhos futuros na área da paleontologia, bem como a viabilidade do processo de produção.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar a viabilidade da utilização da técnica de moldagem e replicagem para a confecção de réplicas a partir de fósseis e outras réplicas a fim de ampliar a coleção paleontológica da UFPR - Litoral e expandir o acervo e a capacidade das exposições, utilizando-as como ferramentas didáticas.
MÉTODOS:
Organizou-se uma oficina de trabalho para produção dos materiais, na qual avaliou-se a viabilidade da confecção de réplicas baseada na análise de três parâmetros, sendo eles: tempo necessário para produção, custos de materiais utilizados e a qualidade do produto. Para se obter tais informações, foi realizada a reprodução de uma réplica do esqueleto completo de um pterossauro brasileiro, o Tapejara imperator.
Inicialmente, produziu-se o molde com borracha de silicone, encobrindo a peça para formar o molde. Após o molde pronto, retirou-se a peça, completando-o com resina de poliuretano. A réplica sai bruta do molde, precisando ser lixada para a retirada das rebarbas, pintura para atingir uma coloração mais semelhante ao fóssil real e envelhecimento que geralmente é feito com uma ou algumas demãos de uma solução de betume com algum solvente, podendo ser álcool ou tíner.
A oficina contou com uma equipe de dez participantes que desenvolveram as atividades durante uma semana, totalizando 30 horas. Após o término das atividades, foram levantados os recursos necessários, e realizada uma análise comparativa entre o processo de aquisição e o de produção.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Durante a realização da oficina os custos com materiais totalizaram a quantia de R$ 2.316,00. Foi possível concluir a produção da réplica do esqueleto completo do pterossauro Tapejara imperator em tamanho real. Considera-se este valor baixo, se comparado com a aquisição de uma réplica de pterossauro de mesmo porte (Odontopteryx gigas), disponível no mercado no valor médio de U$7.500,00, visto que o animal confeccionado, o Tapejara imperator, não está disponível comercialmente. Diante do resultado da replicagem do pterossauro, observou-se que a qualidade da réplica se manteve tão boa quanto à peça original utilizada na confecção do material, pois manteve as características morfológicas pertinentes à espécie.
CONCLUSÕES:
O processo de replicagem se mostrou viável devido aos seguintes fatores:
O tempo de produção da réplica foi menor que o tempo médio gasto para a aquisição por meios licitatórios de instituições públicas;
O custo da confecção é menor que a aquisição de uma peça pronta;
A disponibilidade e diversidade de materiais dessa categoria ainda é incipiente no Brasil, força-se a aquisição de réplicas no exterior, aumentando o custo e dificultando a aquisição;
O potencial de multiplicação das réplicas e intercâmbio de materiais entre museus e centros de ciências também possibilita a redução dos custos;
A qualidade do produto final se mostrou satisfatória, sendo fidedigna à original, devido aos procedimentos utilizados no processo de confecção.
A demanda pela dinamização do ensino de ciências através de instituições que busquem trabalhar a paleontologia de forma interativa através de peças manipuláveis, faz dessa atividade uma alternativa que busca complementar o ensino e auxiliem o processo de aprendizagem, tornando-o mais enriquecedor.
Palavras-chave: Replicagem, Paleoarte, Paleontologia.