65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 11. Documentação e Informação Científica - 1. Documentação e Informação Científica
MUSEU ITINERANTE PONTO UFMG – UM GRANDE EMPREENDIMENTO EM POPULARIZAÇÃO DA CTI
Tânia Margarida Lima Costa - Profa. Dra. Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG
Jessica Norberto Rocha - Labjor/Unicamp e Coordenadora Pedagógica do Museu Itinerante PONTO UFMG
Rafael Alves Ferreira Almeida - Instituto de Ciências Biológicas- UFMG
Lara Mucci Poenaru - Mestranda/UFMG e Assessora do Museu Itinerante PONTO UFMG
Daphne Emanuelle Silva Cunha - Escola de Belas Artes - UFMG
Brunno Cesar Pereira - Instituto de Geociências - UFMG
INTRODUÇÃO:
O Museu Itinerante Ponto UFMG é um museu de ciência e tecnologia interativo adaptado em uma unidade móvel que atenderá escolas e cidades de Minas Gerais - Brasil. Constituído de um caminhão com seu espaço interior adaptado em seis ambientes (salas do útero, sentidos, biomas, 3D, submarino e cidades) apresenta uma proposta inovadora no Brasil. O Museu Itinerante Ponto UFMG viaja levando a temática de ciência e tecnologia para diversas cidades brasileiras aproximando o conhecimento gerado na universidade da sociedade, estreitando os laços de cooperação mútua entre escola, sociedade e universidade.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Contribuir para a difusão da ciência e da tecnologia em Escolas de Educação Básica da Rede Pública do Estado de Minas Gerais, ampliando a compreensão, pelos estudantes, dos meios de produção científicos e de sua relação com a educação e cultura. Bem como desenvolver projetos de ensino experimentando possibilidades de mídia para educação à distância e despertar vocações científicas.
MÉTODOS:
A abordagem social e cultural da ciência e tecnologia é uma dimensão presente nas exposições contemporâneas. Esta tendência tem se mostrado como um caminho para trazer a cultura da sociedade para dentro dos museus, para que os conhecimentos científicos e tecnológicos atuais e passados sejam debatidos com o público. Tendo como enfoque a dimensão social e cultural da ciência e tecnologia, o Museu Itinerante Ponto UFMG busca ampliar conhecimentos e exaltar a importância da ciência e tecnologia no nosso cotidiano.
A motivação para o empreendimento surge a partir de alguns aspectos da realidade científico-tecnológica, dentre eles: a) carência de material, laboratório e equipamento científico e tecnológico nas escolas; b) falta de acesso de grande parcela da população ao ensino de qualidade da ciência; c) exclusão desta população do contato com as tecnologias da era digital; d) a crença de que uma população com educação científica e tecnológica básica estará em melhores condições de pensar e atuar na sociedade em que vive e; e) a constatação, por meio de consulta formal a algumas prefeituras do nosso estado, de que aquelas comunidades demonstram grande interesse e disponibilidade para receber um museu itinerante de ciência e tecnologia.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Buscando compreender fenômenos da natureza e suas consequências o Museu Itinerante Ponto UFMG apresenta alguns equipamentos e experimentos para a exposição de temas relacionados ao que eles propõem. Partindo disso, o museu possui um conjunto de experimentos, sendo estes ligados aos temas de áreas acadêmicas variadas, como a física com o experimento de indução eletromagnética e por movimento, caleidoscópio; biologia e química com corpo humano, kit antidrogas, partes do corpo humano de tamanhos diversos; área da geografia com o termohigrômetro; entre outros.
Para um maior conhecimento a respeito dos experimentos e de como ele trata o tema exposto, é desenvolvido, então, um manual que desse esse apoio teórico para o expositor. O manual também tem por objetivo relacionar o experimento ao cotidiano e como ele é aplicado na natureza, como funciona, se há aplicações domésticas e/ou industriais, as áreas envolvidas pelo experimento, conceitos necessários para entendê-lo, quais habilidades são trabalhadas e desenvolvidas, resultados esperados e limitações. Este último é importante ter conhecimento para que a demonstração do experimento não seja afetada.
Com esses materiais é possível que se tenha uma ampla ideia de como o museu está preparado para agir em prol da ciência e tecnologia em diferentes áreas do conhecimento e a real necessidade de tê-los como auxílio para manuseio.
CONCLUSÕES:
Esperamos que o trabalho aqui apresentado contribua para despertar vocações científicas e o interesse pelos estudos científicos e técnicos dos jovens em diversas áreas do conhecimento. Também esperamos melhorar a relação entre os diferentes agentes do nosso sistema e que estimule a tomada de consciência dos cidadãos da importância da ciência e tecnologia para seu próprio bem estar e nas decisões públicas. E para finalizar, que consigamos atingir adequada governança das políticas de popularização da ciência e tecnologia, rumo à inovação, transversalização e democratização do conhecimento no país.
Esperamos, portanto, que mais que uma mera extensão da escola, os museus de ciência e tecnologia possam valorizar as potencialidades de cada cidade visitada, bem como possa atuar no desenvolvimento profissional dos professores, contribuindo para a popularização da ciência, atingindo assim todos os cidadãos brasileiros.
Palavras-chave: Educação científica, Museologia, Divulgação científica.