65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
A Acessibilidade no espaço físico dos atuais e futuro campi do IFRR
Lúbia Ingrind Cipriano dos Santos - Instituto Federal de Roraima - Campus Boa Vista
Josefa Edinalva de Azevedo Vieira - Profa. Orientadora - Instituto Federal de Roraima - Campus Boa Vista
INTRODUÇÃO:
Atualmente existem no Brasil, 45,6 milhões de pessoas portadoras de necessidades especiais. Dos cerca de 190 milhões de brasileiros, aqueles com pelo menos uma deficiência, seja visual, auditiva, motora ou mental, somam 23,9% (IBGE,Censo 2010), e desses,13.273.969 são deficientes físicos,que é a alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física (Decreto nº 5.296/04, art. 5º, §1º, I, “a”). Por ser um grande número, existe a necessidade de que os lugares públicos ou privados de uso coletivo sejam acessíveis para qualquer pessoa. A acessibilidade tem sido uma preocupação no planejamento de construções. De acordo com a Lei N° 10.098, de dezembro de 2000 Art.11 da Constituição Brasileira, todos esses locais devem estar adequados para que qualquer pessoa que necessite possa usá-los sem dificuldade. Assim, todas as escolas deveriam ser adequadas para os deficientes físicos poderem se deslocar com todo conforto. No IFRR/Campus Boa Vista, alguns alunos com mobilidade reduzido, com isso faz se a necessidade de ter um Campus mais acessíveis, assim como os outros atuais e futuro Campi.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Com o objetivo geral de identificar problemas de acessibilidade na estrutura física no Campi do IFRR, o projeto proposto também irá traçar possíveis soluções, permitindo assim: Adaptações nos espaços físicos para melhor locomoção dos deficientes físicos, colaborar para que os atuais e futuros estudantes dos Campi possam ter um espaço mais acessível e ser uma instituição mais inclusiva.
MÉTODOS:
Primeiramente, houve um estudo sobre as medidas de acessibilidade da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), terminada essa etapa, iremos medir as rampas, as portas e outros locais dos Campi. O próximo passo será andar pelas dependências simulando alguma dificuldade de mobilidade com cadeira de rodas, muletas, andadores. Haverá a aplicação de questionário para saber se os alunos portadores de deficiência física acham se o campus Boa Vista , campus Amajarí e o campus Novo Paraíso são acessíveis e se eles tem a autonomia de ir e vir nos espaços.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Atualmente existe uma alta necessidade de que todos os lugares públicos e privados sejam acessíveis, ainda mais uma escola como o IFRR, que é reconhecida por ter uma ótima educação. Com isso, a coordenadora do Núcleo de Inclusão do Campus Boa Vista, se interessou pelo projeto, assim quando houver alguma possibilidade de reformas no Campus, ela indicará os locais que precisará de adaptação.
CONCLUSÕES:
A acessibilidade é importante em qualquer espaço físico, tanto nos prédios privados quanto nos público. Em uma escola essa importância aumenta, por ser um local onde pessoas de várias raças, cor, classes sociais estão juntas, porque excluir o portador de necessidades especiais? Mas para isso, a instituição deve estar preparada e acessível para qualquer um, atualmente ainda existem muitas barreiras arquitetônicas para um deficiente físico no Campus Boa Vista, porém daqui algum tempo, a instituição terá seu espaço mais inclusivo.
Palavras-chave: Inclusão, Portador de Necessidades Especiais, Adaptação.