65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 13. Ensino Profissionalizante
A ANÁLISE DA DIDÁTICA DESENVOLVIDA PELOS PROFESSORES DA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL MAGALHÃES BARATA (ETEMB): REFLEXÕES DO PIBID NOS ANOS DE 2011 – 2012.
Lorena Teixeira da Silva - Instituto de Ciências da Educação – UFPA
Ronaldo Marcos de Lima Araujo - Prof. Dr./Orientador - Instituto de Ciências da Educação - UFPA
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho tem como ponto de discussão, analisar a didática dos professores da Escola Técnica Estadual Magalhães Barata – ETEMB, refletindo sobre a prática deste docente no ensino da Educação Profissional, tendo uma visão de como o professor está definindo os seus objetivos, os conteúdos de ensino, e as metodologias de ensino e de avaliação.
Recorre-se a literaturas que norteiam a temática da didática e da educação profissional, como Candau (1996) que afirma que “o objetivo da didática é o processo de ensino aprendizagem e que toda proposta didática estaria impregnada, implícita ou explicitamente, de uma concepção do processo de ensino aprendizagem” (p.13); Araujo (2008) expõe que a didática deve ser entendida como uma verdadeira disciplina de integração entre teoria e prática; Oliveira e André (2006) destacam o desenvolvimento do ensino da didática no Brasil como área pesquisa teórico-prático.
Como estratégia, analisou-se as aulas de alguns professores e foram realizadas entrevistas, o que nos fez refletir sobre a possível didática para a Educação Profissional, que é uma atividade que pode servir ao projeto de desenvolvimento da omnilateralidade dos educandos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente artigo tem por objetivo analisar a didática dos professores da Escola Técnica Estadual Magalhães Barata – ETEMB, recuperando na literatura os conceitos explicativos da didática e considerando a prática pedagógica dos professores, por meio da observação e do uso de entrevistas.
MÉTODOS:
No que se refere aos aspectos metodológicos, a principio fizemos uma revisão bibliográfica em livros, artigos, relatórios, dissertações e teses que explicam a temática da didática e principalmente a didática na Educação Profissional.
No segundo momento algumas pesquisas foram realizadas nos Planos de Cursos (das modalidades integrado, subsequente e Proeja) e no Projeto Político Pedagógico da Escola Técnica Estadual Magalhães Barata, para fazermos confrontar estes com a prática do professor em sala de aula.
No terceiro momento fizemos a pesquisa de campo, fazendo uso de entrevistas e observações, com objetivo de identificar e analisar as práticas didático-metodológicas de alguns professores do nível técnico e propedêutico. As entrevistas foram realizadas no turno da tarde da Escola Técnica Estadual Magalhães Barata, onde seis docentes responderam algumas perguntas realizadas, sendo eles: três professores que ministram aula no ensino técnico, dois do ensino propedêutico e um que ministra nos dois tipos de ensino. Os docentes responderam cinco perguntas relacionadas ao tempo de trabalho e as práticas pedagógicas, no que concerne aos objetivos, conteúdos e métodos de ensino e de avaliação.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Após recolhido os matérias necessários para o estudo da analise das práticas didático-metodológicas dos docentes, constatou-se na categoria “objetivo de ensino” há predominância de formar os educandos para o mercado de trabalho e não em sua totalidade, pois foram citados: “formar para o mercado de trabalho”, sendo isto, os alunos são instruídos para atender a lógica do capital, para Libâneo, os objetivos de ensino “representam as exigências da sociedade em relação à escola” (1994, p.122). Já na categoria “conteúdo de ensino” os docentes explicitaram que estes devem estar voltados para a instrução do aluno necessária ao mercado de trabalho e ao cotidiano em que será submetido, não valorizando assim, conteúdos que proporcionem a sua formação omnilateral e o desconhecimento. Os professores revelaram não reconhecer a proposta de currículo integrado. Nas categorias metodologia e avaliação há predominância de aulas expositivas e avaliação continua e/ou provas, seminários e prática em laboratórios. Podemos inferir que está incluso a pedagogia das competências, onde segundo Araujo & Rodrigues (2011) afirmam que “[...] tão somente o necessário para o atendimento das demandas mercadológicas: um saber fazer- e um saber –ser que promovam cada vez mais a obtenção da mais-valia”.
CONCLUSÕES:
Analisamos como são realizadas as práticas formativas dos docentes da Escola Técnica Estadual Magalhães Barata, onde percebemos por meio das entrevistas, que os educandos estão sendo preparados para adentrar no mercado de trabalho. A literatura estudada revelou que a didática da educação profissional pode contribuir para uma formação omnilateral que, segundo Ramos (2009), “[...] implica a integração das dimensões fundamentais da vida que estruturam a prática social. Essas dimensões são o trabalho, a ciência e a cultura”. Os conteúdos de ensino não devem ser fragmentados, “devem incluir elementos da vivência prática dos alunos”. (Libâneo, 2004)
Destacamos que o ensino na escola de Educação Profissional não está pautado apenas em como o professor ministra suas aulas, mas, faz-se necessário compreender os interesses políticos que estão em jogo. O professor para desenvolver sua aula deve ter condições estruturais que favoreçam ao aprendizado do educando, como: laboratórios em condições de uso, apoio da coordenação pedagógica e mais esclarecimentos sobre a Educação Profissional integrada ao Ensino Médio, pois é visível que os docentes possuem uma interpretação restrita do ensino integrado, compreendendo-o como mera articulação das disciplinas propedêuticas com as disciplinas técnicas.
Palavras-chave: Didática, Educação Profissional, Escola Técnica Estadual Magalhães Barata.