65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
ANÁLISE SOCIOAMBIENTAL SOBRE A LAGOA DA JANSEN EM SÃO LUÍS – MA.
Naliene Marinho Soeiro - Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental - CEST
Lucielle Araújo Gonçalves - Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental - CEST
Adriana Sousa do Nascimento - Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental - CEST
Joyce Sousa Lopes Costa - Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental - CEST
Janaína dos Santos Pereira - Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental - CEST
Sheilla Silva e Serpa - Profa. MSc./ Orientadora - Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental - CEST
INTRODUÇÃO:
O crescimento das cidades aliado à falta de planejamento e infraestrutura urbana desencadeiam uma série de problemas ambientais, dentre os quais se destacam a ocupação irregular do solo, poluição do ar, desmatamento e poluição dos corpos hídricos contribuindo para degradação e extinção de áreas e espaços naturais. Dentre os vários impactos dessa expansão, torna-se cada vez mais preocupante suas repercussões e impactos sobre o uso e ocupação do solo, que quase sempre resultam em transformações nem sempre desejáveis (COELHO, 2002). Resultante das intervenções antrópicas o corridas no município de São Luís, MA, surgiu a Lagoa da Jansen na década de 70 através da construção da Av. Maestro João Nunes, esse ecossistema tem sofrido impactos resultantes das ações antropogênicas e a grande quantidade de efluentes que tem como destino final a Lagoa da Jansen, classificado até novembro de 2012 como Parque Ecológico da Lagoa da Jansen. O espaço do antigo Parque Ecológico da Lagoa da Jansen foi reclassificado por meio do Decreto Estadual de nº 28.690, de 14 de novembro de 2012, como Unidade de Conservação Estadual da Categoria de Uso Sustentável, do tipo Área de Proteção Ambiental, denominada como Área de Proteção Ambiental da Lagoa da Jansen - APA Lagoa da Jansen (SEMA-MA, 2013).
OBJETIVO DO TRABALHO:
Avaliar a situação atual do Parque Ecológico da Lagoa da Jansen enquanto Unidade de Conservação de Proteção Integral, analisando seus usos conflitantes, assim como analisar a percepção ambiental de moradores, frequentadores e comerciantes da região em relação à unidade de estudo para se discutir planos gestores para medidas mitigadoras.
MÉTODOS:
Para o desenvolvimento do trabalho foram realizados levantamentos bibliográficos referente aos impactos ambientais na área de estudo em decorrência do processo de urbanização, aplicação de questionário contendo 15 (quinze) questões referentes à percepção ambiental de moradores, frequentadores e comerciantes da região em relação à unidade de estudo, com ênfase nas questões socioeconômicas, meio ambiente e qualidade ambiental e a questão da infraestrutura urbana, para se discutir planos gestores para medidas mitigadoras. A Lagoa da Jansen localiza-se na região noroeste da cidade de São Luís, distante 4,0 Km do centro histórico da cidade e é rodeada pelos bairros de São Francisco, Renascença I, Renascença II, Ponta D’areia, Ponta do Farol pelas praias de São Marcos e Ponta D’Areia.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Na percepção socioambiental, identificou-se o perfil dos entrevistados em faixa etária e sexo, com predominância na faixa de 20 a 40 anos, sendo que 56% do sexo masculino, 56% não utilizam a Lagoa da Jansen para realizar atividades relacionadas ao seu uso direto ou indireto, 65% não sabiam que a Lagoa da Jansen é uma Unidade de Conservação, 80% acham que a Lagoa esta poluída e contaminada, menos de 10% dos entrevistados não responderam as questões levantadas referentes à percepção da Lagoa da Jansen. Sobre a existência de um sistema coletivo de tratamento de esgoto, 40% respondeu que não sabiam, 32% que não havia e 28% responderam que há sim um sistema coletivo de tratamento de esgoto, questionados como era feito o tratamento de esgoto da região, 38% dos entrevistados disseram que não há tratamento e 68% demonstraram não saber. Ao serem questionados sobre a existência de algum dano de influencia de ação antrópica na região de entorno da Lagoa da Jansen, 68% responderam que havia sim, 12% que não havia, 16% não sabiam. Verifica-se que os resultados demonstram significativas variâncias nos resultados, tendo em vista que em algumas questões obtiveram uma porcentagem maior de entrevistados que demonstraram uma maior percepção dos questionamentos feitos.
CONCLUSÕES:
O crescimento das cidades, aliado à falta de planejamento e infraestrutura urbana, desencadeiam uma série de problemas ambientais, dentre os quais se destacam a ocupação irregular do solo, poluição do ar, desmatamento e poluição dos corpos hídricos contribuindo para degradação e extinção de áreas naturais. A construção de bares, restaurantes, prédios e residências interferem significativamente na Lagoa da Jansen, o somatório destas atividades gerou a impermeabilização e contaminação do solo, contaminação do corpo lagunar, descaracterização da dinâmica da paisagem afetando o equilíbrio entre os meios físicos, biológicos e sociais, acarretando a disponibilidade dos recursos naturais.
Palavras-chave: percepção, unidade de conservação, ação antrópica.