65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 5. Farmácia - 6. Farmácia
ESPECTROMETRIA DE MASSAS DO COMPOSTO 3-ACRIDIN-9-IL-METIL-5-(4-METÓXI-BENZILIDENO)-TIAZOLIDINA-2 ,4-DIONA (LPSF/AA-3)
Renatha Danielle da Silva - Núcleo de Pesquisa em Inovação Terapêutica Suely Galdino (NUPIT SG) – UFPE
Renata Rodrigues de Carvalho - Núcleo de Pesquisa em Inovação Terapêutica Suely Galdino (NUPIT SG) – UFPE
Leidiane Carla Lira de Oliveira - Núcleo de Pesquisa em Inovação Terapêutica Suely Galdino (NUPIT SG) – UFPE
Ivan da Rocha Pitta - Prof. Dr./Orientador - Depto. de Antibióticos / NUPIT SG – UFPE
Marina Galdino da Rocha Pitta - Núcleo de Pesquisa em Inovação Terapêutica Suely Galdino (NUPIT SG) – UFPE
INTRODUÇÃO:
As acridinas são substâncias obtidas a partir de derivações de anéis heterocíclicos. Seus derivados são conhecidos por apresentarem um amplo espectro de atividades biológicas, sobretudo atividade anticâncer. As propriedades mutagênicas destes compostos dependem da sua habilidade de se intercalar entre os pares de bases do DNA, levando à interrupção do ciclo celular e consequente apoptose. Adicionalmente, as acridinas interrompem o ciclo celular através da inibição das enzimas topoisomerase I e II, essenciais para a replicação e transcrição do DNA. O derivado tiazacridínico estudado LPSF/AA-3 foi sintetizado no Laboratório de Planejamento e Síntese de Fármacos (LPSF) da UFPE. A caracterização estrutural deste composto é de fundamental importância para determinação da estrutura da molécula recém-sintetizada. Uma das ferramentas de comprovação estrutural mais utilizada para este fim e objeto de estudo do presente trabalho é a Espectrometria de Massas (MS). O analito, inicialmente em solução, forma íons carregados que posteriormente serão analisados de acordo com suas respectivas razões massa/carga. Esta eficiente ferramenta analítica contribui tanto para a elucidação estrutural do composto quanto para o estudo da relação estrutura-atividade biológica.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Realizar a elucidação estrutural do composto 3-Acridin-9-il-metil-5-(4-metoxi-benzilideno)-tiazolidina-2,4-diona (LPSF/AA-3) através da Espectrometria de Massas.
MÉTODOS:
A Espectrometria de Massas foi realizada no Núcleo de Pesquisa em Inovação Terapêutica Suely Galdino (NUPIT SG) – UFPE, aparelho LC-MS HCT ultra da Bruker Daltonics em IES. Inicialmente, uma alíquota de 0,09 mg do LPSF/AA-3 foi pesada em balança analítica SHIMADZU AUW220D para a preparação de uma solução-estoque. Esta solução-estoque foi feita solubilizando-se 0,09 mg do LPSF/AA-3 em 360 uL de Acetonitrila LC-MS Chromasolv. Em seguida, diluiu-se 20 uL desta solução em uma mistura contendo 300uL de água LC-MS Chromasolv e 700uL de Acetonitrila LC-MS Chromasolv. A amostra preparada foi injetada diretamente no equipamento e foram obtidos os espectros de íons totais (MS+) e (MS2) em modo positivo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os espectros de massa do composto LPSF/AA-3 (sólido amarelo) de fórmula molecular C25H18N2O3S foram realizados pelo método de ionização por elétron-spray, MS e MS2 em modo positivo, pois a molécula apresenta sítios susceptíveis à captação de prótons H+. Os picos característicos do MS m/z (%) foram: (M+H)+ 427.0 (100), que corresponde ao íon molecular do composto (PM: 426.0). Os resultados obtidos com relação aos isótopos do íon molecular apresentaram as seguintes intensidades relativas: 427.0 (100), 428.0 (28.1), 429.0 (9.1) e 430.0 (1.8). O +MS2 apresentou os picos 427.0 (98) e 428.0 (100) correspondentes à captação de 1 e 2 prótons H+, respectivamente. O pico 411.9 (16.1) refere-se a fragmentação da metila do grupo metóxi presente na posição 4 do anel benzílico. O pico 234.9 (77.2) contém a porção da acridina e parte da tiazolidina que foi fragmentada (C15H11N2O) e o pico 193.0 (44.6) corresponde a fração acridínica (C14H11N) da molécula. A molécula não foi bem ionizada no modo negativo, pois todos os seus hidrogênios estão estabilizados pela ressonância dos anéis aromáticos.
CONCLUSÕES:
O composto LPSF/AA-3 sintetizado no LPSF da UFPE teve sua estrutura comprovada através da técnica de Espectroscopia de Massas. A interpretação dos espectros de massas é de fundamental importância devido a grande sensibilidade do método, fazendo com que seja utilizado em análises de várias estruturas orgânicas, sendo dessa forma um artifício bastante utilizado na pesquisa.
Palavras-chave: Acridinas, Elucidação, Tiazolidina-2,4-diona.