65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
AVALIAÇÃO DO CRESCIMENTO DA CEBOLINHA SEGUNDO DIFERENTES TAMANHOS DE PROPÁGULOS.
Valdécio dos Santos Rodrigues - Graduando em Agronomia - UNILAB
José Danísio da Silva - Graduando em Agronomia - UNILAB
Stallone Soares da Costa - Graduando em Agronomia - UNILAB
Luís António da Silva - Prof. Dr./Orientador- Instituto de desenvolvimento Rural- UNILAB/FUNCAP/CNPq
INTRODUÇÃO:
A cebolinha comum (Allium fistulosum, L.), originária da Sibéria, é condimento muito apreciado pela população e cultivado em muitas regiões do Brasil. Nos últimos anos, a cebolinha tem sido cultivada para o abastecimento de agroindústrias de conserva. A sua propagação pode ser feita por sementes ou por propagação das touceiras (propagação vegetativa).
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho teve como objetivo avaliar o crescimento e o desempenho de cebolinha em função de diferentes tamanhos de propágulos.
MÉTODOS:
O experimento foi realizado na Horta da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira- UNILAB em Redenção (CE) no período de 22 de Agosto a 19 de Outubro de 2012. O plantio foi feito em delineamentos de blocos casualizados com cinco tratamentos: (T1) planta cortada aos 4 cm acima do bulbo; (T2) planta cortada aos 8 cm acima do bulbo; (T3) planta cortada aos 12 cm acima do bulbo; (T4) planta inteira; (T5) planta inteira com as folhas dobradas logo acima do bulbo, com quatro repetições. Após 57 dias de condução do experimento foram coletadas e feitas às avaliações referentes ao comprimento da planta, quantidade de folhas, o peso e o diâmetro do bulbo. As medições foram feitas com o auxílio de uma trena e um paquímetro digital. Os dados foram analisados estatisticamente e as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Houve diferença significativa entre as médias para variável diâmetro do bulbo e o peso da planta. O comprimento da planta e o número de folhas não foram afetados pelos tratamentos. O diâmetro do bulbo foi maior no tratamento de plantas com folhas dobradas logo acima do bulbo. A variável peso da planta foi maior no tratamento de plantas inteiras, diferindo estatisticamente somente com o tratamento de planta cortada aos 8 cm acima do bulbo. No experimento do (Zárate et al, 2003) foi plantada a cebolinha com 5 cm de altura do pseudocaule com 23 plantas dentro da linha e a colheita foi aos 63 dias e foi constatado que a altura média das plantas foi 23,86 cm enquanto que no presente experimento a altura média da planta foi 62,93 cm. Esta diferença está estreitamente relacionada com a densidade de plantas, haja vista sua forte influencia sobre o desenvolvimento das plantas, por causa do aumento da competição por nutrientes, água e principalmente luz.
CONCLUSÕES:
Com estes resultados pode-se afirmar que o cultivo de cebolinha, utilizando propágulos planta inteira ou cortada aos 4 e 12 cm acima do bulbo, é viável.
Palavras-chave: Allium fistulosum, L., Manejo, Propagação vegetativa.