65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
Trabalhando o gênero textual cordel no 3° ao ano 5° ano do Ensino Fundamental
Thamyres Ramos de Andrade - Acadêmica do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia – UESPI
Franciane Dias dos Santos - Acadêmica do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia – UESPI
Marília da Silva Oliveira - Acadêmica do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia – UESPI
Ranuze Maria da Silva Gomes - Acadêmica do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia – UESPI
Raquel Cristina de Sousa - Acadêmica do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia – UESPI
Isabel Cristina da Silva Fontineles - Profa. MSc./Orientadora – Depto. de Ciências Humanas – UESPI
INTRODUÇÃO:
A Literatura de Cordel chega ao Brasil por intermédio dos colonizadores portugueses, mas só no final do século XIX fixou-se no nordeste. Segundo Batista (1997, p.3), nos cordéis “registravam-se fatos históricos ou transcrevia-se igualmente poesia erudita”.
O cordel chega às escolas, dito como gênero textual, devido à capacidade de contemplar algumas sequências textuais. Os PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) de Língua Portuguesa priorizam aqueles cujos domínios são fundamentais à efetiva participação social. Segundo os PCN (2001, p. 71), “formar leitores é algo que requer condições favoráveis, não só em relação aos recursos materiais disponíveis, mas, principalmente, em relação ao uso que se faz deles nas práticas de leitura”.
Assim, é com base no poder didático e educativo deste gênero em contemplar várias sequências textuais que o projeto “Cordel: escrever compondo, ler cantando” foi criado com objetivo de desenvolver os alunos do 3° ao 5° ano, do Ensino Fundamental de uma escola da rede Estadual de Educação do Piauí, habilidades de leitura, escrita e produção de texto, uma vez as dificuldades identificadas nos alunos. O projeto é relevante, pois visa despertar o interesse por leitura, escrita, produção de texto, história, cultura e folclore local.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Relatar as experiências vivenciadas por bolsistas do PIBID no projeto “Cordel: Escrever compondo, ler cantando”, projeto este que visou otimizar a leitura e escrita dos alunos, proporcionando aos mesmos o contato com o gênero textual cordel de forma lúdica, despertando o gosto pela leitura e produção textual, descobrindo talentos e fortalecendo a cultura popular e regional na escola.
MÉTODOS:
O projeto desenvolveu-se em seis etapas com alunos do 3° ao 5° ano de uma escola da rede Estadual de Educação do Piauí. Logo na primeira etapa expomos em slides os objetivos do projeto e o histórico do cordel. Em seguida, abordamos a história de Luiz Gonzaga, o rei do baião, em uma conversa informal. Por fim, cada aluno preencheu uma ficha autobiográfica com seus dados e criaram um texto tendo-a como base.
Na segunda etapa realizamos a roda de leitura, com a apresentação de um cordel em cartaz, para melhor entendimento da estrutura do mesmo e, finalmente, corrigiram a produção textual da etapa anterior. Na terceira etapa, os alunos produziram um cordel coletivamente, a classe foi dividida em grupos, cada grupo criou uma estrofe.
Na quarta etapa, cada aluno produziu um texto individualmente a partir de temas livres, respeitando a estrutura do cordel. Além disso, pedimos que desenhassem a capa de acordo com o tema escolhido. Iniciamos a quinta etapa com a música “Asa branca” de Luiz Gonzaga, realizando um estudo da letra. Logo após, os alunos reescreveram o cordel feito individualmente na etapa anterior.
Na culminância do projeto, realizamos a “I Feira Nordestina” com a exposição e concurso de folhetos de cordéis, produzidos pelos alunos e apresentação de artistas cordelistas locais.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Ao trabalhar com o referido projeto, observou-se que a proposta foi alcançada, visto que a inovação nas práticas de aprendizagens induziu os alunos a elaborar de maneira autônoma o seu conhecimento. A partir dos depoimentos coletados dos professores que participaram do processo de desenvolvimento das atividades propostas, constatamos que as atividades realizadas no decorrer do projeto foram importantes. Tais propostas, afirmaram as professoras, trouxeram uma metodologia enriquecedora para aulas.
O projeto “Cordel” proporcionou aos discentes o desenvolvimento textual e, assim, o envolvimento nas atividades propostas, valorizou o hábito de os alunos irem à biblioteca e, principalmente, o conhecimento da cultural regional. Neste sentido, Sant`Anna (2009, p.) diz que “introduzir o aluno no universo das artes significa garantir sua presença na construção de mundo que reconhece na cultura fonte de seus valores essências”.
Partindo desse pressuposto, as professoras apontaram a relevância que o projeto refletiu nos alunos. Reconheceram que o trabalho com práticas de ensino diversificadas proporciona uma aprendizagem diferenciada. Tal postura traz à tona a questão da autonomia do discente na produção do seu conhecimento, o que gera uma alteração nas práticas de ensino tradicionais.
CONCLUSÕES:
A partir dos depoimentos colhidos de professores, da direção e pais da escola, em relação ao projeto desenvolvido, percebemos que os alunos desenvolveram habilidades de leitura e escrita, com base no poder didático e educativo do gênero cordel.
Com isso, o projeto visou despertar o interesse pela leitura, escrita, produção de texto, abordando a história, cultura, folclore local, a evolução do cordel no Brasil e seus aspectos, gravuras (xilogravuras), autores locais, tradições regionais, sua tipologia que cobrem crítica social, política e texto de opinião, narrativa e poética. O cordel é um gênero literário popular, escrito na forma rimada e originado em relatos orais, desta forma despertou o interesse dos alunos desenvolvendo habilidades orais e escritas.
Concluímos que, no decorrer do projeto, os objetivos foram alcançados, pois os alunos se mostraram envolvidos com todas as atividades realizadas, sendo que a literatura de cordel proporcionou a estes alunos o contato com o gênero textual cordel e com a música de forma lúdica e criativa, desenvolvendo de forma prazerosa o interesse pela leitura, escrita e produções de cordéis.
Palavras-chave: Projeto, Leitura, Escrita.