65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
REFLEXÕES SOBRE A DIDÁTICA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Márcia Pereira da Silva - Graduanda do curso de pedagogia-UFPA
João Paulo da Conceição Alves - Prof. Ms/Orientador - UFPA
INTRODUÇÃO:
Esta pesquisa evidencia a realidade das práticas pedagógicas dos professores da EEETEPA Prof. Anísio Teixeira, considerando suas concepções sobre ensino médio integrado (EMI). Entendemos como categorias de análise neste trabalho os objetivos de ensino, métodos de ensino, conteúdos de ensino e avaliação do ensino. Para tanto utilizamos diversos pesquisadores que possuem como objeto de estudo o ensino médio e educação profissional, tais como Ramos (2005), Ciavatta (2005), Frigotto (2005), Araújo e Rodrigues (2010) e Kuenzer (2007). Araujo (1997) já aponta a necessidade de um modelo que se conceba o processo ensino aprendizagem como a busca de condições para que o discente alcance sua autonomia, em detrimento da sua robotização em acordo com as diretrizes do capital. Supõe-se um homem trabalhador sob as premissas do saber-fazer em detrimento de uma formação na sua totalidade. Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005) afirmam a emergência da integração entre escola e trabalho utilizando-se do ensino médio e técnico como uma necessidade social e histórica para que a educação tecnológica se efetive para a classe trabalhadora.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste artigo é analisar subsídios para compreensão da didática da educação profissional desenvolvida na EEETEPA prof. Anísio Teixeira. De forma geral, utiliza-se dos relatos dos docentes para a análise das suas percepções sobre a concepção de ensino médio integrado desenvolvido na escola.
MÉTODOS:
A metodologia utilizada tem por base as investigações de caráter bibliográfico e documental. Recorremos para a análise dos dados a abordagem qualitativa, ainda que se reconheça o uso de elementos quantitativos para a organização dos dados coletados. Utilizamos as entrevistas do tipo semi-estruturadas a 33 (trinta e três) docentes, além das coordenadoras pedagógicas e de ensino, e a direção da escola. A análise das mesmas foi efetivada levando em consideração as opiniões do grupo registradas em memorial, relatório, fichamentos e levantamento bibliográficos de livros, textos e revistas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
De uma forma geral os docentes possuem uma visão enviesada sobre a ideia de integração, confundindo-a com contextualização e mesmo, com o conceito de interdisciplinaridade. Ainda que a escola venha desenvolvendo diversos projetos, oficinas pedagógicas para que professores e alunos sejam esclarecedores desse processo de integração. Outro elemento evidenciado na pesquisa diz respeito à obstinação da escola na preparação ao mercado de trabalho. Nesse caso funciona como um empecilho para a construção de uma didática integradora na educação profissional, considerando que esta didática precisa contemplar não somente conteúdos de ordem técnica, mas considerar também os conhecimentos gerais necessariamente integrados, para a realização desta didática.
CONCLUSÕES:
De uma forma geral os dados coletados nas entrevistas e observações nos possibilitaram descrever as categorias da didática da Educação Profissional. Percebemos que a escola usa de criatividade para atender as necessidades de seus estudantes, com uma atenção especial para os alunos do EMI e o aluno do ensino noturno PROEJA, para que este consiga alcançar seus anseios e perspectivas como sujeito. Portanto consideramos que a escola está avançando no cumprimento de seu papel através das suas atividades integradoras. O técnico e o propedêutico em certos pontos estão se integrando, empoderando conceitualmente os docentes. O grande desafio é que mesmo com o desligamento de alguns profissionais da escola, a gestão e os novos docentes consigam abarcar o objetivo real de uma escola tecnológica, principalmente do EMI, que é estar preparada não apenas para a formação mercadológica, mas também priorizando o sujeito para outros momentos necessários à sua formação.
Palavras-chave: Ensino Médio Integrado, Dualidade, Prática Pedagógica..