65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 13. Serviço Social - 7. Serviço Social
A IMPORTÂNCIA DA ATUALIZAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - CAMPUS BELÉM
Nilda Veiga Pereira - Universidade Federal do Pará - UFPA
Elizabeth Brito Teixeira - Universidade Federal do Pará - UFPA
Ari de Souza Loureiro - Prof. MsC. - Orientador - Faculdade de Serviço Social - UFPA
Reinaldo Nobre Pontes - Prof. Dr. - Orientador – Faculdade de Serviço Social - UFPA
INTRODUÇÃO:
A formação do assistente social, profissional que lida com demandas oriundas das contradições sociais de uma sociedade capitalista periférica (pobreza, violência, desigualdades, negação de direitos), representa um complexo desafio que necessitam ser pensados e repensados permanentemente. (IAMAMOTO, 2011; YASBECK, 2010). O Serviço Social brasileiro vem buscando construir nos últimos 30 anos um Projeto Ético-Político norteador da formação e ação profissional e que se traduz nas Diretrizes Curriculares vigentes desde 2002 na área. O Projeto Pedagógico (PP) vigente do Serviço Social na UFPA foi implantado há nove anos e sua execução vem apresentando resultados que merecem avaliação e cotejamento com as Diretrizes que o nortearam. O Projeto “Fortalecimento acadêmico do Serviço Social: Projeto Pedagógico revisado e consolidado” surge para atender essa necessidade e encontrar alternativas para tornar o PP contemporâneo às demandas da realidade social e a sua condição de pertencer à Amazônia. O processo de avaliação/proposição envolveu os sujeitos da comunidade acadêmica (professores, alunos e supervisores institucionais) numa dinâmica inovadora de protagonismo na construção de um Projeto Pedagógico sintonizado com a realidade e com os valores ético-políticos do Serviço Social.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Apresentar os resultados principais do Projeto “Fortalecimento acadêmico do Serviço Social: Projeto Pedagógico revisado e consolidado”, cuja finalidade precípua foi revisar e adequar o Projeto Pedagógico do curso de Serviço Social da UFPA, tendo em vista as demandas postas na particularidade da realidade amazônica.
MÉTODOS:
Este trabalho foi desenvolvido a partir das atividades que foram realizadas através de reuniões sistemáticas com professores e alunos do curso, nas quais foram avaliadas e sugeridas modificações nos componentes curriculares (disciplinas, seminários, oficinas, visitas monitoradas) assim como a inserção de novas disciplinas e outros componentes curriculares que são relevantes para o processo de formação profissional atendendo as especificidades do contexto da região amazônica, fazendo relação com as diretrizes curriculares e com o atual PPC.
Os encontros seguiam de acordo com o calendário de cada equipe, com acompanhamento de discente/bolsista, organizadas metodologicamente por eixo de trabalho, e posteriormente socializando os trabalhos realizados com os demais grupos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Percebeu-se a necessidade de distribuir as disciplinas teóricas por todo o período de duração do curso, e não serem acumuladas nos primeiros períodos de formação, deixando para os últimos semestres somente as disciplinas práticas, para que o aluno possa compreender sua realidade e fazer relação com a teoria.
Como resultado das discussões, foi elaborada uma nova grade curricular com alterações de acordo com as diretrizes curriculares vigente, incluindo mudanças nas nomenclaturas, na carga horária, novas disciplinas, assim algumas disciplinas mudaram de bloco para melhor apreensão dos discentes.
Observou-se a necessidade de mudança de algumas disciplinas optativas no currículo serem transformadas em obrigatórias, devido o reconhecimento da importância destas para a formação dos futuros assistentes sociais críticos e conhecedores da realidade local.
Discutiu-se a importância de se ter disciplinas separadas sobre a formação social e econômica do Brasil e da Amazônia, para que se possa ter uma apreensão mais específica sobre a realidade amazônica a qual estamos inseridos.
O debate deu-se em torno da efetividade e eficiência da formação dos discentes, para que os mesmos tenham capacidade de análise crítica de forma qualitativa e quantitativa da leitura da realidade.
CONCLUSÕES:
Identificou-se na avaliação realizada importantes avanços e lacunas na execução do Projeto Político Pedagógico do Curso de Serviço Social da UFPA, considerando os desafios da sociedade contemporânea que exige um novo perfil do profissional de Serviço Social para facear a compreensão e intervenção das/nas expressões da questão social, principalmente da região amazônica.
No campo teórico-metodológico percebeu-se a inconsistência na distribuição carga horária entre o ensino da história da profissão e o debate teórico-metodológico contemporâneo; levando a necessária ampliação no ensino os Fundamentos Teórico-metodológicos da profissão. Também foi verificada e proposta a ampliação do eixo das políticas sociais que aparecia reduzido na proposta vigente. Reconheceu-se a validade da intenção da articulação entre teoria e prática no currículo vigente, mas verificou-se importante lacuna no sistema de estágio, levando a um necessário redimensionamento, buscando melhorar as condições da supervisão de estágio e do estágio e sua articulação interinstitucional. A proposta a que se chegou depois de amplos e densos debates foi da necessidade de se manter diferentes componentes curriculares distintos além das disciplinas, visando manter a flexibilidade curricular para facilitar sua atualização.
Palavras-chave: Formação profissional, Realidade Amazônica, Revisão.