65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 10. Educação Rural
CONTRIBUIÇÕES DO NÚCLEO DE EXTENSÃO MULTIDISCIPLINAR PARA O DESENVOLVIMENTO RURAL À EDUCAÇÃO DO CAMPO DOS MUNICÍPIOS DE SOLÂNEA-PB E BANANEIRAS-PB
Eliane de Fátima Martins da Silva - Discente-Pedagogia-CCHSA/UFPB
Fábio Arcanjo da Silva - Discente-Pedagogia-CCHSA/UFPB
Jéssica Lima Rocha da Silva - Discente-Pedagogia-CCHSA/UFPB
Maria Liliane Santos da Silva - Discente-Pedagogia-CCHSA/UFPB
Maria Valéria Ferreira de Andrade - Discente-Pedagogia-CCHSA/UFPB
Nilvania dos Santos Silva - Profa. Dra./Orientadora- Depto de Educação-UFPB
INTRODUÇÃO:
Buscamos apresentar neste trabalho resultados do Núcleo de Extensão Multidisciplinar para o Desenvolvimento Rural (NEMDR), é um projeto atrelado a editais internos (PROBEX/2011) e externos (PROEXT, 2011 e 2012). O NEMDR visa atender a Política Nacional da Agricultura Familiar subsidiando ações no que concerne ao planejamento, execução e avaliação de atividades essenciais no âmbito educacional para o desenvolvimento rural. O mesmo contribui para o processo de compreensão e atuação pedagógica do/no Campo, em particular, no que se refere tanto à formação dos discentes de cursos de licenciatura, como os de Pedagogia do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) assim como a dos docentes das escolas situados no Campo dos municípios de Bananeiras – PB e Solânea - PB, juntamente com seus alunos, buscando auxiliar no desenvolvimento sustentável de seus familiares.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Proporcionar as ações de extensão voltadas ao Desenvolvimento Rural buscando com isso contribuir com desenvolvimento sustentável do Campo mediante o processo de formação inicial e continuada para profissionais da educação das escolas situadas no Campo; b) realizar ações formativas como Seminário(s) Temático(s) voltados aos discentes dos cursos universitários e aos professores das escolas do Campo.
MÉTODOS:
O Núcleo NEMDR tem a sua sede no Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias da Universidade Federal da Paraíba, local em que a equipe responsável pelo projeto realiza suas reuniões, voltada ao planejamento, execução e avaliação das suas atividades. Local este que realizamos o(s) Seminário(s) Temático(s), oficinas pedagógicas e minicursos. As atividades de orientação psicopedagógica junto aos professores e aos alunos das escolas municipais ocorreram no ambiente de trabalho destes docentes, na zona rural dos municípios de Solânea e Bananeiras (PB), com visitas semanais, mensais e/ou bimestrais. Participam das atividades realizadas pelo Núcleo multidisciplinar: docentes e alunos da graduação, do CCHSA/UFPB; profissionais da educação e alunos – o que envolve seus familiares – das escolas municipais situadas na zona rural dos municípios de Solânea e Bananeiras (PB).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Foram realizadas visitas a doze das sessenta e oito escolas, situadas na zona rural dos municípios das cidades de Bananeiras e Solânea-PB. Tendo em vista estudar a educação do campo e procurar compreender a realidade em que se encontra inserida estas escolas e seus sujeitos, coletamos dados ao longo das visitas, as quais apontaram a necessidade de uma formação especifica e continuada ao professor do campo, oferecemos subsídios para reelaborar o projeto politico pedagógico do curso, e assim buscando enfrentar os problemas educacionais encontrados nessas escolas, entre eles a insuficiência e a precariedade em que se encontram as instalações físicas da maioria das escolas, a falta de segurança, as dificuldades de acesso dos professores e alunos às escolas, em razão da falta de um sistema adequado de transporte escolar e um currículo escolar que privilegia uma visão urbana de educação e desenvolvimento. Entre as ações do NEMDR, Foi realizado no CCHSA/UFPB o 1º Seminário que teve por título “Diretrizes Curriculares do Campo: Trabalhando a proposta pedagógica” foram três dias de evento onde foram oferecidos minicursos e oficinas para os profissionais do campo. Também foram oferecidos cursos de extensão nas .sedes das Secretarias de Educação dos municípios de Solânea e Bananeiras.
CONCLUSÕES:
Estamos engajados em atividades de extensão, seja proporciona experiências de formações para compreendermos e realizarmos ações necessárias a concretização da Educação do Campo, além de complementar nossa formação para que venhamos contribuir para a autonomia e desenvolvimento do homem camponês. Diante dessas ações o publico alvo pode refletir a respeito das necessidades, angustias e carências das pessoas que moram no campo e, partindo destas, buscarmos oferecer subsídios que venham proporcionar uma vida sustentável, digna e de igualdade. Além disto, o nosso projeto deve ser encarado como uma semente que ao criar um núcleo, o NEMDR, através do desenrolar de um projeto de extensão, buscou oferecer oportunidades de interdisciplinaridade com os demais profissionais da educação, convidando-os a juntar-se ao nosso núcleo, fortalecendo nossa luta com mais e melhores ações de ensino, extensão e pesquisa ligadas a Educação do Campo.
Palavras-chave: Educação do Campo, NEMDR, Desenvolvimento Rural.