65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
O PIBID COMO PRÁTICA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA: VISÃO DOS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA CLARA TETÉO, MACAU/RN.
Adjaelma Célia Peixoto da Costa - Graduanda do Curso de Licenciatura Plena em Biologia- IFRN/Macau
Maria Aparecida dos Santos Ferreira - Profª Ms./Orientadora-Curso de Licenciatura Plena em Biologia- IFRN/Macau
INTRODUÇÃO:
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) tem como objetivo integrar o estudante de graduação á sua futura realidade, a sala de aula. Na Escola Estadual Professora Clara Tetéo, Macau/RN, o mesmo foi implantado desde 2010 para atender a demanda do Ensino Médio da cidade. Para os futuros professores o PIBID proporciona um contato necessário, para que assim comecem a entender a realidade das escolas de forma que possam melhorar seus procedimentos didáticos e conhecimentos até vir assumir definitivamente uma turma. Segundo Gómez Pérez (2001), a docência é atividade que, pelo menos teoricamente, não é mais reduzida ao conhecimento de uma disciplina e o seu processo formativo adquiriu o status universitário. Assim, considera a docência como prática social desenvolvida por meio da ação e da reflexão dos professores no decorrer do processo de ensino. Esse processo é contínuo e exige a reflexão sobre a prática. Contudo, o PIBID, ainda, enfrenta grandes desafios para o reconhecimento da classe discente, que muitas vezes não conhece ou não entende a função do bolsista em sala de aula. Isso ocorre porque as instituições escolares não divulgam a função do programa na escola. Nesse sentido, decidimos investigar a compreensão dos discentes quanto à essa função do PIBID.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar a visão dos discentes sobre os bolsistas do PIBID do IFRN/Macau, atuantes na Escola Estadual Professora Clara Tetéo, avaliando como o Programa esta sendo desenvolvido em sala de aula e a importância dos bolsistas para a turma. A referida pesquisa decorreu da aplicação de um questionário, com perguntas subjetivas aplicadas com os alunos da turma em que atuo como bolsista.
MÉTODOS:
O processo metodológico da pesquisa decorreu da aplicação de um questionário com os alunos do 2º ano “A”, turno matutino, na Escola Estadual Professora Clara Tetéo, Macau/RN, no dia 22/03/2013, durante a aula de biologia. A pesquisa contou com a participação voluntária de vinte e nove alunos, com idades entre 14 e 18 anos, porém, sete alunos não responderam o questionário. Os resultados aqui apresentados só levaram em consideração os vinte e dois questionários respondidos. Os aspectos relacionados à importância da atuação dos bolsistas do Programa PIBID dentro da sala de aula com o professor foram caracterizados por meio de um questionário contendo nove questões subjetivas, com uma linguagem simples e direta. Para aplicação do questionário não houve discursão prévia sobre o tema, pois, o objetivo era analisar a real importância dos bolsistas do PIBID na concepção dos discentes, sem interferências que pudessem alterar os dados, para assim obtermos resultados conforme o entendimento dos alunos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Dos vinte e dois alunos pesquisados, seis alunos responderam que os bolsistas são ajudantes do professor e dezesseis disseram que representam um conhecimento complementar e apenas um não respondeu a questão. Sobre a classificação das aulas ministradas pelo PIBID, quatro alunos classificaram como ótimas quinze consideraram boas e três como regulares. No que se refere à visão dos alunos sobre a presença dos bolsistas do PIBID em sua sala, treze analisam como positiva e os demais não opinaram. Vinte alunos aprovam a iniciativa da sua escola em conjunto com o IFRN/Macau de receber os alunos para desenvolver as atividades em sua escola, dois não opinaram. No que se refere a metodologia das aulas sete alunos preferem aulas práticas, sete preferem aulas dinâmicas, três alunos preferem aulas de campo, três preferem aulas interativas e dois não opinaram. A respeito da interação dos alunos bolsistas do PIBID com o professor, três alunos classificaram como ótima e dezenove classificaram como boa. Quanto às atividades realizadas pelos bolsistas do PIBID, nove alunos não destacaram nenhuma atividade, e treze alunos destacaram a atividade da classificação das espécies utilizando botões.
CONCLUSÕES:
A percepção dos discentes quanto a real função dos bolsistas do PIBID no ambiente escolar é satisfatória, visto que não existe nenhuma explicação prévia sobre o objetivo do Programa PIBID na escola. Entendemos que as ações realizadas pelos bolsistas conseguem atingir de forma direta e precisa os discentes, pela forma da aplicação das ações, pois eles não veem os bolsistas como um professor carrasco e sim como um professor que auxiliará nas dúvidas de forma mais branda, sem o constrangimento de errar. A interação dos bolsistas com os alunos e a interação dos bolsistas com o professor e classificado de forma positiva, o que confirma a importância e relevância dos trabalhos dos bolsistas na sala de aula. A ampliação do Programa PIBID na escola em questão se faz necessário, visto que, existe um déficit muito grande na aprendizagem que pode ser suprida pela presença do programa. Por fim, é notório que as ações realizadas pelo Programa PIBID fazem a diferença no cotidiano escolar, pois os discentes valorizam e aprovam as melhorias existentes com a chegada do programa na escola, ocorrida através das dinamizações das aulas que estimulam os alunos a estudar e participar da construção do conhecimento.
Palavras-chave: Docência, PIBID, Concepção PIBID.