65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 2. Comportamento Animal
CONSUMO DE VEGETAIS POR Callithrix jacchus (Linnaeus, 1758) NO ESPAÇO CIÊNCIA, OLINDA-PE.
Eloísa Amaral Lima de Medeiros - Graduanda em Ciências Biológicas - FAFIRE
Juliana Ribeiro de Albuquerque - Mestranda em Ciência Animal Tropical- UFRPE
Maria Adélia Borstelmann de Oliveira - Profa. Dra./Orientadora - Depto. de Morfologia e Fisiologia Animal - UFRPE
Antonio Carlos Pavão - Prof. Dr./Orientador – Depto. de Química Fundamental – UFPE
INTRODUÇÃO:
Callithrix jacchus (Linnaeus, 1758) é um primata endêmico do Nordeste brasileiro, podendo habitar desde florestas a ambientes urbanos, com forte pressão antrópica. Possui uma dieta variada, que inclui exsudato de planta (por exemplo, a goma), frutos, flores, invertebrados e ovos de aves. A dentição modificada como, dentes incisivos inferiores estreitos e longos permite a perfuração de troncos de árvores para a obtenção de goma. O consumo de itens alimentares por uma espécie animal esta atrelado a sua oferta, que pode variar de acordo com alguns fatores: ecológicos (competição), ambientais, (a sazonalidade) e distribuição espacial do alimento. Este último pode influenciar no tamanho e na utilização da área de vida da espécie.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente estudo teve como objetivo fazer o monitoramento de um grupo de saguis, C. jacchus, vivente no Espaço Ciência, Olinda-PE, a fim de identificar quais vegetais e partes destas estariam servindo como fonte de alimento para os animais, assim como identificar os possíveis fatores que estariam influenciando no perfil da dieta.
MÉTODOS:
Um grupo de Callithrix jacchus foi observado no período de setembro de 2012 a janeiro de 2013. O método utilizado para a coleta de dados foi varredura instantânea (scan), que ocorreu em dias aleatórios, durante três horas de observação cada dia, com sessões de dez minutos para cada varredura, (cinco minutos de observação e anotações dos comportamentos e cinco minutos de pausa) totalizando dezenove sessões no dia. A carga horária mensal variou numa faixa de vinte e quatro horas a trinta e duas horas de observações mensais. Os dados foram anotados em fichas específicas para essa finalidade, repassados para planilhas do Microsoft Excel e analisados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os itens vegetais consumidos pelo grupo de saguis, C. jacchus, foram goma (90,5% do total) da espécie vegetal Terminalia catappa (amendoeira) e goma de árvores da família Leguminosae. Os frutos que serviram de alimento (4,7%) foram do gênero Ficus sp (Ficus) e foi observado o consumo de flor (4,7%), de uma espécie que não se obteve sua identificação. As demais espécies vegetais existentes na área de estudo serviram apenas para repouso, forrageio ou como local de interações sociais entre os animais entre elas, espécies da família Bignoniaceae (Ipês amarelo e roxo), Myrtaceae (Eucalipto), Anacardiaceae (Aroeira) e Arecaceae (coqueiro). O alto consumo de goma pode ser explicado pelo fato de ser um item que compõe a base da dieta desse primata, associado a baixa ocorrência de árvores frutíferas na área onde o grupo de saguis concentra suas atividades diárias.
CONCLUSÕES:
O consumo de itens vegetais pelo grupo de saguis alvo do estudo foi variável, havendo preferência pelo consumo de goma. As fontes de obtenção desse tipo de alimento também foi igualmente variável. Os dados encontrados neste trabalho são semelhantes com outras pesquisas realizadas com Callithrix jacchus descritas na literatura.
Palavras-chave: Primata, Saguis, Dieta.