65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 2. Biologia Geral - 3. Biologia Geral
UTILIZAÇÃO DE REDE SOCIAL E BLOG PARA A POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA
Nathália Ferreira David - Depto de Química e Biologia – UEMA
Vera Lucia Maciel Silva - Profa. Ma. / Assistente - Dpto de Química e Biologia - UEMA
Ligia Tchaicka - Profa. Dra./Orientadora - Depto. de Química e Biologia – UEMA
INTRODUÇÃO:
A ciência tem, nas últimas décadas, avançado em ritmo acelerado, acumulando descobertas e possibilidades que modificam o cotidiano de todos os seres vivos. É inegável o progresso e a transformação em áreas como a informática e a genética. O conhecimento científico está em constante mutação, e costuma deixar desatualizados com rapidez até mesmo aqueles que lidam com ele no seu dia-a-dia.
Cada vez mais, corporifica-se a ideia da democratização da ciência e tecnologia como pré-requisito para o exercício da cidadania, da democracia (Auler e Delizoicov, 2001). Nesse sentido, cumpre as instituições geradoras do conhecimento científico o dever de transferir, traduzir e disseminar as informações geradas a diversos segmentos da sociedade, promovendo diálogo e crescimento para as partes envolvidas no processo.
O caminho apontado para a para tal, é composto de processos que buscam a aproximação entre a geração do conhecimento científico e a discussão popular, sendo destacadas a alfabetização científica, a popularização da ciência e a divulgação científica.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Atuar na popularização da ciência em diversos segmentos da sociedade; Promover a discussão e a prática da educação em ciências junto a estudantes de ensino médio e superior e professores através de redes sócias (blog e facebook); Divulgar ao público em geral informações referentes as recentes descobertas nas diversas áreas da ciência.
MÉTODOS:
O projeto de Popularização da Ciência Labwick Portas Abertas atua em diversas frentes para alcançar seus objetivos. Estudantes de ensino médio são recebidos em visitas ao laboratório (com aulas práticas), seminários quinzenais para o público acadêmico são realizados e professores do ensino médio recebem capacitação. O uso das ferramentas virtuais, através da rede social e do blog, buscou unir os diferentes públicos que participam dessas atividades, gerar discussão e potencializar o alcance dos assuntos tratados.
Os temas a serem abordados foram selecionados a partir dos conteúdos dos seminários e visitas realizados, com ênfase em genética, biodiversidade e conservação biológica.
As ferramentas empregadas foram a manutenção do blog e do facebook do Labwick, que recebem atualização semanal com matérias, divulgação de eventos regionais e/ou nacionais foram sempre divulgadas como um convite para a participação (Rebax, SNCT, MacCbio, Joex e Semic), e discussão de temas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Com a implementação do uso da rede social e blog, os seminários que já eram realizados tiveram uma maior ampliação da divulgação. Houve a participação efetiva de estudantes de graduação, principalmente do curso de Ciências Biológicas e professores nos seminários semanais. Foram realizados 15 seminários durante o decorrer de 6 meses, com a participação de 300 pessoas, divididas entre os cursos de Ciências Biológicas, Engenharia de Pesca e Zootecnia.
Em contrapartida, observou-se um aumento de aproximadamente 50% de visitantes ao blog do LabWick (cerca de 300 visitas a mais) após o inicio e a implementação dos seminários.
A página de facebook do Labwick é hoje procurada como um meio de veiculação do conhecimento científico e notícias de eventos acadêmicos e culturais por professores do ensino médio e fundamental, estudantes e público em geral.
CONCLUSÕES:
O uso de redes sociais e blogs mostraram resultados efetivos quando utilizados para a popularização da ciência, sugerindo assim que podem ser ferramentas úteis em diversas áreas da educação.
Palavras-chave: Comunidade acadêmica, Seminários, LabWick.