65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 1. Astronomia - 7. Astronomia
CONCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO/TÉCNICO DO INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA, CAMPUS JI-PARANÁ, SOBRE A ORIGEM DO UNIVERSO.
Rúbem de Sousa Silva - Discente Curso Técnico em Informática, IFRO - Campus Ji-paraná
Ingrid Ferreira Chagas Soneguete - Discente Curso Técnico em Química, IFRO - Campus Ji-paraná
Dham Khlisman Velozo da Silva - Discente Curso Técnico em Química, IFRO – Campus Ji-Paraná.
Usiel Eusafa de Souza Silva - Discente Curso Técnico em Florestas, IFRO - Campus Ji-Paraná
Guilherme de Oliveira Marinho - Discente Curso Técnico em Florestas, IFRO - Campus Ji-Paraná
Deizilene de Souza Barbosa Gomes - Professor Mestre, IFRO - Campus Ji-paraná
INTRODUÇÃO:
A compreensão do universo é um tema de grande interesse a toda humanidade. Inúmeras buscas em torno da origem do universo foram traçadas por estudiosos, durante milhares de anos, e que continuam sendo traçadas na atualidade, esperando-se obter uma resposta suficiente às indagações. Não se pode negar a evolução da astronomia como ciência, mas tem-se que reconhecer que mesmo diante de tantos avanços, a maioria das dúvidas não foi elucidada. Embora já se possam compreender as orbitas planetárias, a interação da gravidade, aceitar o modelo heliocêntrico, entre outros mistérios já solucionados pela ciência décadas atrás, sabe-se que a fundamentação não cientifica, baseada em lendas, mitos e religiões, dificultou e dificulta a propagação de conceitos científicos a cerca da origem e comportamento do universo. Neste sentido, buscou-se verificar se estudantes do ensino médio do Instituto Federal de Rondônia, tiveram acesso durante o ensino fundamental, a conceitos fundamentados cientificamente sobre a origem do universo, e se conhecem e aceitam a teoria do Big Bang, assim como foi aceita pela comunidade científica, ou se continuam a criar conceitos sobre a origem do universo, relacionado a mitos e/ou a religião.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar o grau de conhecimento científico astronômico de estudantes do Instituto Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, a cerca da origem do universo. Verificar se o contato no ensino fundamental, com a conceituação científica sobre origem do universo (Teoria do Big Bang), interferiu nos conceitos próprios dos estudantes, ou se ainda baseiam-se em conceitos místicos ou bíblicos.
MÉTODOS:
O trabalho foi realizado com 170 estudantes do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) – Campus Ji-Paraná, por meio de entrevistas semiestruturadas. A coleta de dados foi realizada no mês de abril de 2013. Questionou-se sobre o universo e sua origem, e também foi pedido aos estudantes que avaliassem de 0 a 10 seu grau de conhecimento sobre astronomia. Dentre as perguntas realizadas, consideraram-se três indagações as mais relevantes para a avaliação dos conceitos dos estudantes, sendo elas: Você compreende a teoria do Big Bang? Acredita nos estudos da astronomia? Você aceita a teoria cientifica ou religiosa como fundamento para o surgimento do universo? A partir das respostas, puderam-se analisar os conceitos sobre origem do universo dos estudantes, se possuíam fundamentação científica devido ao contato com conceitos científicos durante o ensino fundamental, ou se são fundamentos baseados na crença popular.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Dentre as indagação consideradas mais relevantes para a pesquisa, a que houve maior disparidade foi: Você acredita nos estudos da astronomia? Dentre os entrevistados, 97,7% disseram acreditar nos estudos, contra 2,3%. Você aceita a teoria cientifica ou religiosa como fundamento para o surgimento do universo? Para 70,3% dos estudantes, a teoria religiosa sobre a criação do universo é a mais precisa; 25,6% acreditam na teoria científica (Big Bang), e 4,1% não opinaram. Quando se questionou sobre a compreensão do estudante a cerca do Big Bang, 59,9% disseram compreender a teoria, outros 41,1% não; a maioria dos estudantes que afirmam não compreender a teoria cientifica justificou que tiveram pouco contato com astronomia durante o ensino fundamental. Por fim, quando se pediu aos estudantes que avaliassem seus conhecimentos, atribuindo nota entre 0 e 10 pontos, surpreendentemente 32,6% atribuíram nota Zero; 29,7% nota um; 11,6%, dois; 8,7%, três; e 17,4% atribuíram nota equivalente a quatro pontos. Não houve atribuição de notas superiores a quatro pontos.
CONCLUSÕES:
Ao analisar as respostas sobre a origem do universo apresentadas pelos estudantes do Instituto Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, pode-se constatar que, embora 97,7% acreditam na importância dos estudos astrônomos, não se deixam influenciar pelas teorias apresentadas pela sociedade astronômica sobre a origem do universo, defendendo seus pontos de vista, e a conceituação bíblica. Não se pode também descartar que a quantidade de defensores da teoria científica de origem do universo poderia ser maior caso, os conhecedores da teoria fossem superiores a 59,9%, e se possuíssem maiores conhecimentos astronômicos, pois as notas obtidas pela autoavaliação dos mesmos revelam que não tiveram contato suficiente para a expansão de seus conhecimentos ligados a astronomia.
Palavras-chave: Astronomia, Big Bang, Concepções astronômicas.