65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 1. Astronomia - 7. Astronomia
AVALIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS DOS JI-PARANAENSES SOBRE ASTRONOMIA.
Usiel Eusafa de Souza Silva - Discente Curso Técnico em Florestas, IFRO - Campus Ji-paraná
Joager Alexandre Camargo Nonato - Discente Curso Técnico em Florestas, IFRO - Campus Ji-Paraná
Gleyciele Rodrigues Bueno - Discente Curso Técnico em Florestas, IFRO - Campus Ji-Paraná
Dham Khlisman Velozo da Silva - Discente Curso Técnico em Química, IFRO - Campus Ji-paraná
Ingrid Ferreira Chagas Soneguete - Discente Curso Técnico em Química, IFRO - Campus Ji-paraná
Marco Aurélio de Jesus - Professor, Licenciado em Física, IFRO - Campus Ji-Paraná
INTRODUÇÃO:
Desde os tempos mais remotos, a astronomia esteve intimamente relacionada às tentativas do homem em conhecer e entender o universo e os fenômenos naturais. O seu estudo resgata a própria evolução do pensamento científico e, por abranger várias outras ciências, tais como a filosofia, a química, a física e a biologia, possui características multidisciplinares, podendo servir como tema integrador de vários assuntos. Muitos professores utilizam o ensino da astronomia como ferramenta para provocar o interesse dos alunos pelas diversas áreas de conhecimento, introduzindo-os a várias descobertas e teorias científicas; entre elas estão a origem do universo, as viagens espaciais, as estações do ano e os dois principais movimentos da Terra: rotação e translação. Dessa maneira, a astronomia se revela de fundamental importância no processo de ensino e aprendizagem de ciências e para a formação do cidadão, com conhecimentos científicos básicos. As informações aqui expostas revelam o nível de conhecimento dos ji-paranaenses sobre determinados assuntos astronômicos, assim como a qualidade do ensino da astronomia no município.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho objetivou avaliar os conhecimentos dos ji-paranaenses acerca de determinados conteúdos de astronomia, e verificar com isso se o ensino fundamental ofertado pelas escolas do município se mostram satisfatórias no ensino dessa ciência.
MÉTODOS:
A metodologia aplicada teve por base entrevistas semiestruturadas de 172 moradores do município de Ji-Paraná, nas quais foram questionados os conhecimentos astronômicos dos entrevistados acerca da classificação do Sol entre estrela, planeta ou satélite; do número de planetas no sistema solar e de seus nomes; do planeta mais próximo ao Sol; e do conceito e identificação de constelações. Ao fim de cada entrevista, o entrevistado atribuiu uma nota avaliativa relativa ao ensino da astronomia durante seu ensino fundamental de 0 a 10, onde 0 significa péssimo ensino e 10 ótimo ensino. Após o levantamento, houve a tabulação dos dados obtidos e a análise dos mesmos para que se pudesse determinar o nível dos conhecimentos astronômicos dos ji-paranaenses, e consequentemente o preparo das escolas de ensino fundamental do município na difusão da astronomia.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Ao todo foram entrevistados 172 moradores do município de Ji-Paraná. Quando foi questionado se o Sol é um planeta, satélite ou uma estrela, 86% dos entrevistados afirmaram corretamente que o Sol é uma estrela, porém, 14% afirmaram que ele fosse um planeta, revelando total desconhecimento sobre o assunto. Ao se questionar quantos planetas o sistema solar possui, 82% responderam corretamente que possui 8 planetas. Quando se questionou se Júpiter, Saturno e Urano são planetas do sistema solar, 84% dos entrevistados disseram corretamente que sim. E quando se perguntou qual planeta do sistema solar é o mais próximo do Sol, 62% afirmaram corretamente ser Mercúrio. Além disso, 23% dos entrevistados afirmaram não saber o que é constelação e 94% deles disseram não identificar constelação alguma no céu. Ao avaliar o ensinamento de astronomia durante o ensino fundamental, 56% dos entrevistados atribuíram nota Zero às suas antigas escolas; 15% atribuíram nota um; 9% nota dois; 6%, três e 14% atribuíram o conceito quatro, o que configura uma deficiência extremamente, prejudicial na educação dos ji-paranaense.
CONCLUSÕES:
Com base nas entrevistas, conclui-se que os ji-paranaenses possuem baixíssimos conhecimentos sobre a astronomia. Ao analisar os erros cometidos, tais como, a definição do Sol como planeta ou satélite, e o não reconhecimento de mercúrio como o planeta mais próximo do Sol, denuncia a deficiência do ensino de astronomia nas escolas do município.
Palavras-chave: Conhecimentos Astronômicos, Ensino de Astronomia, Universo.