65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 6. Zoologia
Quelônio da Amazônia
Matheus Faria da Silva e souza - Ensino Médio, Colégio Pitágoras
Lais Khristina - Ensino Médio, Colégio Pitágoras
Krishna Farias - Ensino Médio, Colégio Pitágoras
Liliana Campos - Prof. Orientadora – Colégio Pitágoras
INTRODUÇÃO:
Tracajá é um quelônio aquático da floresta amazônica, que nos últimos tempos está sofrendo uma grande redução de sua população, em razão do consumo de sua carne e ovos, pelo homem. A espécie podocnemis unifilis está desaparecendo de algumas áreas da floresta amazônica e sua preservação é crucial para o meio ambiente. Trata-se de uma espécie pouco estudada e as informações há seu respeito não são muito precisas.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo da pesquisa além de conhecer melhor a espécie, apresentá-la aos alunos, realçando sua importância no meio ambiente. Compreender a relação dos moradores com este quelônio: descobrir se os moradores do local de incidência conhecem a importância de tal espécie para o meio ambiente; se os mesmos haviam percebido que a população do animal estava reduzida se comparada à população antiga.
MÉTODOS:
Para a concretização dessa pesquisa foram realizadas entrevistas com moradores da região de incidência da espécie, além de observação in loco pelos alunos. Foram Visitados também órgãos públicos que apresentaram projeto de preservação do tracajá.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
m as entrevistas pôde-se perceber que a população local está ciente da diminuição da espécie podocnemis unifilis, e também que reconhece como causa desta redução, o consumo de seus ovos e carne pelo homem, no entanto nenhuma medida para tentar proteger tal animal é empreendida por ela. Os moradores ribeirinhos desconhecem a importância do animal para o equilíbrio do meio ambiente. Mesmo sabendo da redução do número de espécimes continuam consumindo seus ovos e carne, ignorando a possibilidade de extinção dos mesmos. Concluímos também que há um impasse frente a tal problema, pois mesmo com a intenção de pesquisadores da área em implementar um projeto de preservação, a prefeitura não fornece recursos para que o mesmo prossiga, conforme relatos dos próprios pesquisadores da prefeitura. Não foram encontrados muitos registros ou materiais relacionados à espécie citada nesse trabalho. Como há uma hipótese de que esta espécie esteja em processo de extinção e não há pesquisas sobre a mesma, existe a preocupação de que a tracajá desapareça sem que seja estudada.
CONCLUSÕES:
A tracajá é um animal da fauna amazônica, hoje exististe a hipótese dela está em processo de extinção sem nem ser estudada. A pesquisa que realizamos em nossa região mostra que este animal está sofrendo uma grande redução de sua população, o homem está cada vez mais interessado em se alimentar de sua carne e seus ovos. Os moradores da área de incidência não estão nem um pouco preocupados com o desequilíbrio natural que causaria se um dia o mesmo desaparecesse. Como não existem muitas pesquisas sobre tal animal, muitas pessoas que não vivem na Amazônia nem sabem que ele existe, e que pode está desaparecendo sem se quer ser notada pela comunidade cientifica.
Palavras-chave: Tracajá, Preservaçao, Conhecimento.