65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior
DIÁSPORA JUVENIL: HISTÓRIA E PROJETO DE VIDA DE JOVENS AFRICANOS NO CONTEXTO DE INTERNACIONALIZAÇÃO E INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA UNILAB/BRASIL
Faustino Manuel Rodrigues - Curso Administração Pública, Bolsista Pibic, UNILAB
Mabrysa Torres Gadelha - Curso de Engenharia de Energias, Bolsista Pibic, UNILAB
José Verissimo Nascimento Filho - M.Sc em Educação, Pedagogo, UNILAB
Jaqueline Cunha da Serra Freire - Profa. Dra./Orientadora
INTRODUÇÃO:
O presente artigo é resultante de pesquisa de iniciação científica que tem como objeto de estudo histórias e projetos de vida de estudantes de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Palop’s) no contexto da integração internacional que estudam na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB. A diáspora juvenil é compreendida no estudo como o fenômeno de jovens africanos que migram de seus países na busca de formação em nível de educação superior no contexto de internacionalização. O contexto do estudo é uma universidade pública federal brasileira situada em Redenção, no estado do Ceará, no nordeste brasileiro. Os jovens vieram para a Unilab com a perspectiva de realizarem seus sonhos, ter acesso à educação superior pública de qualidade. Segundo Relatório de UNESCO (2009) “O acesso à educação é insuficiente, porém é preciso evidenciar mais esforços para garantir acesso melhor da educação superior de qualidade”.
OBJETIVO DO TRABALHO:
A pesquisa visa estudar as histórias e projetos de vida dos estudantes oriundos dos Palop’s no contexto da internacionalização da educação superior na Unilab/Brasil e identificar o perfil desses estudantes na perspectiva de entender o que eles percebem por juventude nos seus países de origem, assim como saber das suas experiências na comunidade acadêmica com os estudantes brasileiros.
MÉTODOS:
O trabalho foi realizado com base no método qualitativo, que entre suas técnicas considera Grupos Focais, que segundo Neto (2002) “grupo focal é uma técnica de Pesquisa na qual o Pesquisador reúne, num mesmo local e durante um certo período, uma determinada quantidade de pessoas que fazem parte do público-alvo de suas investigações”. É uma técnica que facilita na obtenção de dados fidedignos para a compreensão de um determinado objeto-problema e/ou assunto, sendo que a sua aplicação revela os fatos que permite o pesquisador adquirir as informações relevantes da pesquisa. Este procedimento se utiliza mais na pesquisa social. Segundo Gatti (2005, p.8) “é um bom instrumento para levantamentos de dados para investigações em ciências sócias e humanas, mas a escolha de seu uso tem de ser criteriosa e coerente com os propósitos da pesquisa”. Além de grupos focais que considerou critérios de gênero, curso, ano de ingresso, nacionalidade, faixa etária, entre outros, recorreu-se à análise de dados secundários a partir de questionários aplicados pela Coordenação de Assuntos Estudantis, vinculada à Pró-reitoria de Graduação da Unilab, bem como análises de dados secundários de fontes dos países.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A pesquisa revela que o tema da juventude é pujante na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, instituição federal que tem na sua missão a integração internacional com os países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). Os países dos estudantes carecem de quadros suficientes para a formação profissional e que possam produzir conhecimento científico. A maioria dos estudantes antes de ingressarem na Unilab trabalhava para se sustentarem e os seus estudos, faziam pequenos cursos, porque não tinham como fazer a educação superior nos seus países. Destacam que para ser jovem nos seus países, é preciso considerar a situação sócio religiosa, assim como o ambiente onde o jovem se encontra, que influencia na participação nos movimentos juvenis. Os percursos de vida dos jovens de diferentes nacionalidades têm suas singularidades, produzidas em contextos socioculturais, econômicos e políticos, ao mesmo tempo em que tem similitudes no universo pesquisado. É evidente a importância da cooperação solidária que o Brasil lidera na relação diplomática com a CPLP e as oportunidades que vem sendo asseguradas aos jovens em diáspora na busca por projetos de vida que promovam o desenvolvimento humano integral e a inserção no mundo do trabalho com mais dignidade.
CONCLUSÕES:
À guisa de conclusão destaca-se que os estudantes dos Palop’s, países que são ex-colônias portuguesa têm a perspectiva de fazer a formação superior na diáspora com intuito de retornar aos seus países de origem para dar a contribuição para suas famílias e ao desenvolvimento de seus Estados Nacionais. A falta de oportunidade de cursar educação superior numa universidade pública no país é determinante para a diáspora juvenil. A análise de dados secundários é reveladora de que a ampla maiorias desses estudantes são oriundos de famílias com baixo nível de renda, razão de serem beneficiários de diferentes tipos de auxílios da assistência estudantil, além da oportunidade de participarem de programas de bolsas de mérito acadêmico. A pós-graduação strito-sensu em nível de Mestrado e Doutorado faz parte dos projetos de vida dos estudantes, que de acordo com a explicação, com essa titulação possibilitam obter mais oportunidades de conseguir emprego e adquirir competências para produzir conhecimento nos seus países. O estudo foi revelador da satisfação de estudar numa universidade pública federal brasileira, principalmente na Unilab com sua missão de integração internacional, que congrega estudantes de vários países da CPLP, numa profusão de culturas diferentes.
Palavras-chave: Diáspora, Educação Superior, Estudantes dos Palop´s.