65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 4. Ecologia
A BIOMASSA COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA UNIDADE ESCOLAR MACHADO DE ASSIS NO POVOADO CAJAZEIRAS, MUNICÍPIO DE CODÓ-MA
Míria Grasiele Casado da Silva - Aluna do curso Técnico em Meio Ambiente – IFMA Campus Codó
Rebeca Reis Carvalho - Profa. Esp./Orientadora - Depto de Ensino – IFMA campus Codó
Maria Roselane Alves Oliveira - Aluna do Curso Técnico em Meio Ambiente – IFMA Campus Codó
Rosimeire Cavalcante Gomes - Aluna do Curso Técnico em Meio Ambiente – IFMA Campus Codó
Josicleide Ribeiro Leite - Aluna do Curso de Lic. Química – IFMA Campus Codó
Álvaro Itauna Schalcher Pereira - Prof. Mesc. Química/ - Depto de Ensino – IFMA campus Codó
INTRODUÇÃO:
A biomassa ainda é um termo pouco conhecido fora dos campos da energia e da ecologia, mas já faz parte do cotidiano brasileiro. Fonte de energia não poluente, a biomassa nada mais é do que a matéria orgânica, de origem animal ou vegetal, que pode ser utilizada na produção de energia. Como esperamos eventualmente ficar sem os combustíveis convencionais, como o petróleo e o gás natural, alternativas que forneçam utilidade, flexibilidade, limpeza e economia vêm sendo procuradas há muitos anos, sendo uma delas a biomassa, que pode ser encontrada tanto na lixeira da cozinha, quanto nas plantas do lado de fora das residências. A biomassa é aquela derivada de matéria viva como os grãos, árvores e plantas aquáticas, encontrada nos resíduos agrícolas e florestais, bem como nos resíduos sólidos municipais (ROGER, 2010). O presente estudo surgiu da necessidade de se conhecer um método eficaz na produção de energia, nesse caso a biomassa, que possa minimizar os impactos ambientais causados pelos combustíveis convencionais. O povoado Cajazeiras foi escolhido por ser o maior no município de Codó e apresentar uma grande deficiência no fornecimento de energia elétrica.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo da pesquisa foi proporcionar conhecimento sobre a fonte de energia alternativa e renovável biomassa, para os alunos da escola pública Unidade Escolar Machado de Assis, no Povoado Cajazeiras, município de Codó-MA.
MÉTODOS:
A metodologia utilizada inicialmente foram pesquisas bibliográficas em livros, revistas, artigos e outros. Posteriormente foi realizada uma pesquisa de campo com registros fotográficos e aplicação de questionários, contendo perguntas fechadas e abertas semi-estruturada, com o intuito de aferir o grau de conhecimento dos discentes da escola de Ensino Médio Unidade Escolar Machado de Assis em relação ao tema pesquisado. Após a análise e tabulação de dados da pesquisa, foi possível observar o grande desconhecimento por parte dos alunos em relação ao tema, surgindo assim a necessidade da realização de uma palestra que teve como tema “A Biomassa como alternativa de energia renovável que proporciona o reaproveitamento dos resíduos para a geração de energia”. Após essa palestra foi feita um momento de culminância do projeto de pesquisa com a demonstração de como transformar os resíduos em biomassa.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O questionário aplicado aos discentes continha 05 (cinco) perguntas e foi executado em um universo de 31 (trinta e um) alunos com faixa etária compreendida entre os 17 e 30 anos e que cursavam o Ensino Médio. O primeiro questionamento foi em relação ao conhecimento do termo energia renovável, no qual 64,6% dos entrevistados apresentaram desconhecimento do termo, enquanto que 35,4% disseram que já o conheciam. Já em relação ao termo biomassa, 83,8% disseram que não conheciam o termo e 16,2% afirmaram que conheciam. No que diz respeito à opinião dos entrevistados em relação à implantação de energia renovável no povoado Cajazeiras, 54,9% afirmaram que seria benéfico para a comunidade, enquanto que 45,1% não consideram adequada essa implantação. A maioria dos entrevistados, ou seja, 80,6%, concordaram que a biomassa seria um método eficaz para a geração de energia e apenas 19,4% não concordaram. Após a aplicação do questionário, foi realizada uma palestra para esclarecimento do tema da pesquisa, que proporcionou o conhecimento sobre as várias formas de reaproveitamento de resíduos domiciliares como fonte de energia alternativa.
CONCLUSÕES:
Durante o desenvolvimento da pesquisa foi possível apreender que a geração de energia através da biomassa proporciona um baixo custo de sua aquisição, não emite dióxido de enxofre, as suas cinzas são menos agressivas ao meio ambiente que as provenientes de combustíveis fósseis, como também, apresenta menor risco ambiental e não contribui para o efeito estufa. Portanto, podemos afirmar que a biomassa é uma fonte de energia renovável que pode ser utilizada como combustível alternativo para transporte, especialmente por causa dos altos preços do petróleo e dos novos padrões aceitos de poluição atmosférica. Segundo relato dos discentes da Unidade Escolar Machado de Assis sobre o tema abordado, concluiu-se que a palestra sobre Biomassa proporcionou aos alunos do povoado Cajazeiras conhecimentos voltados não só para a área de energia, reaproveitamento de resíduos, bem como para a área ambiental.
Palavras-chave: Biomassa, Energia Renovável, Resíduos.