65ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 13. Engenharia Sanitária
TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS DOMÉSTICAS EM SISTEMA UNIFAMILIAR COMPOSTO POR REATOR UASB SEGUIDO DE FILTRO ANAERÓBIO
Yasmin Byanque de Melo Vieira - Graduando(a) em Engenharia Sanitária e Ambiental, Bolsista ITI-A/FINEP, UEPB
Israel Nunes Henrique - Pesquisador-bolsista PNPD/CNPq
Michele Laurentino de Oliveira - Graduando(a) em Engenharia Sanitária e Ambiental, Bolsista ITI-A/FINEP, UEPB
Júlia Karla de Albuquerque Melo - Mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental, UEPB
José Tavares de Sousa - Orientador- Prof. Dr. Dept. Engenharia Sanitária e Ambiental, UEPB
Alane Lima de Freitas Souto5 - Mestranda em Ciência e Tecnologia Ambiental, UEPB
INTRODUÇÃO:
O déficit de saneamento básico nos países em desenvolvimento, associado ao aumento da demanda de água, o crescimento populacional e as diversas atividades humanas relacionadas à água, tem refletido de forma impactante na degradação dos recursos hídricos. Mediante a necessidade de conservação e fontes alternativas para o aumento da oferta hídrica, tem se, atualmente apontado para o tratamento descentralizado de águas residuárias domésticas. A possibilidade de reúso ou lançamento destes efluentes colaboram em muito na diminuição de conflitos por déficit de água e na diminuição dos riscos de transmissão de doenças de veiculação hídrica.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Nesta perspectiva, o presente estudo avaliou o tratamento de águas residuárias domésticas, utilizando sistemas anaeróbios como reator UASB seguido de filtro anaeróbio, na perspectiva de remover matéria orgânica, sólidos em suspensão e ovos de helmintos.
MÉTODOS:
O sistema experimental foi construído e monitorado com bases conceituais de um projeto unifamiliar, tratando águas residuárias domésticas. Adotou-se como referência de alimentação do sistema um hidrograma de vazão para uma família de área periurbana, tratando cerca de 630L/dia. O reator UASB foi construído de fibra de vidro com formato cilíndrico e altura de 1,82 m, com diâmetro interno de 0,70 m e foi operado com Tempo de Detenção Hidráulica (TDH) de 0,95 dias. O sistema de pós-tratamento utilizado foi um filtro anaeróbio construído de fibra de vidro e projetado de forma cilíndrica, munido de fundo falso com altura de 0,23m. O meio suporte utilizado foi pedra britada n°1, ocupando 0,5 m de altura do filtro e apresentou volume de vazios de 45%. No total a capacidade volumétrica do filtro foi de 0,628m³ e TDH de 1,99 dias. Durante a investigação experimental foram determinados parâmetros como pH, sólidos em suspensão, N-NTK, N-NH4+, DQO e ovos de helmintos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O pH em ambos os reatores anaeróbios se mantiveram entre 7,4 e 7,7. Estes valores são adequados no processo anaeróbio, pois permitem que as arqueas produtoras de metano tenham seu desenvolvimento (CHERNICHARO, 2007). A eficiência de remoção de Sólidos Suspensos Totais (SST) e Voláteis (SSV) no efluente do reator UASB foi de 72 e 76%, respectivamente. Enquanto que, no pós-tratamento com filtro anaeróbio, esses valores aumentaram para 85% (SST) e 88% (SSV). A remoção de DQO total encontrada no efluente do reator UASB foi de 50% e no efluente final do filtro anaeróbio esta remoção foi de 72%. A redução na concentração de ovos de helmintos no reator UASB foi de apenas 85%. Contudo, após passar pelo filtro anaeróbio a eficiência de remoção chegou a 98%. Estes resultados mostram a necessidade da utilização de um pós-tratamento no efluente do reator UASB. Sistemas de tratamento, cujo processo é anaeróbio, geralmente, não apresentam grandes remoções de nutrientes, fato este, que estimula a utilização do efluente como reúso agrícola. Ambos os sistemas apresentaram concentrações médias no efluente final de nitrogênio de 54 mgN-NTK/L e 48 mgN-NH4+/L. Estes valores colaboram na recuperação de nutrientes em águas residuárias domésticas.
CONCLUSÕES:
De acordo com os resultados obtidos, conclui-se que a utilização de sistemas de tratamento anaeróbio de águas residuárias domésticas em ambientes descentralizados, possibilitam a recuperação de águas como fonte de reúso e diminuem a contaminação provocada por águas servidas contaminadas. Estes sistemas foram capazes de remover matéria orgânica, sólidos em suspensão e reduzir a concentração de organismos patogênicos, como ovos de helmintos.
Palavras-chave: Tratamento unifamiliar, Reator UASB, Filtro anaeróbio.