65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 13. Ensino Profissionalizante
FORMAÇÃO DOS JOVENS TRABALHADORES NA PERSPECTIVA DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: UMA ANALISE DA EXPERIÊNCIA NA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL MAGALHÃES BARATA – ETEMB
Michelle Ferreira Coimbra - Instituto de Ciências da Educação - UFPA
João Batista do Carmo Silva - Prof. Msc. / Orientador – Campus Universitário do Tocantins – CUNTINS - UFPA
INTRODUÇÃO:
Este trabalho relata as experiências vivenciadas na Escola Técnica Estadual Magalhães Barata – ETEMB em Belém do Pará, como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, vinculado ao Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Trabalho e Educação – GEPTE. Tendo como objeto de estudo o ensino médio integrado à educação profissional, objetivou-se realizar uma análise sobre a concepção de ensino médio integrado com a realidade vivenciada em uma escola da rede pública que se integra a Rede Tecnológica Estadual do Estado do Pará. Dessa forma, discute-se teoricamente a concepção de ensino médio integrado fundamentado em autores como Ramos (2005), Frigotto (2005), Ciavatta (2005), Gramsci (2000), Araújo (2011), entre outros estudiosos da área, além de documentos como a LDB de Nº 9. 394/96, os Decretos de Nº 2. 208/97 e 5.154/04, articulando com a pesquisa de campo vivenciada na escola em questão a fim de analisar se a ETEMB já efetivou o ensino integrado com todos os princípios que norteiam a formação do homem como sujeito realizando uma reflexão teórica e prática sobre qual formação a escola proporciona a comunidade escolar.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar uma experiência de formação de jovens trabalhadores por meio da concepção de ensino médio integrado à educação profissional na Escola Técnica Estadual Magalhães Barata (ETEMB) visando refletir sobre a realidade da formação integrada na Escola Técnica Estadual Magalhães Barata.
MÉTODOS:
O trabalho desenvolvido está dividido em três momentos, partindo de uma pesquisa bibliográfica realizada por meio de um levantamento bibliográfico destacando alguns autores como Ramos (2005), Ciavatta (2005), Frigotto (2005), Gramsci (2000), Araújo (2011) entre outros; em um segundo momento, uma pesquisa documental tendo como documentos de bases legais a LDB de Nº 9. 394/96, os Decretos de Nº 2. 208/97 e 5.154/04; em terceiro momento, articulando com uma pesquisa de campo a partir das vivências que aconteceram no interior da Escola Técnica Estadual Magalhães Barata – ETEMB no período vigente como bolsista de 2011 a 2012 observando o cotidiano da escola.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A partir das leituras e da vivência na Escola Técnica Estadual Magalhães Barata – ETEMB compreendemos que a escola busca uma formação que se pretende com o Decreto de Nº 5. 154/04, com uma formação mais humana e de forma a possibilitar aos jovens trabalhadores uma leitura de mundo, sendo capazes de atuar como dirigentes da sua própria vida, buscando a sua emancipação e que segundo Ramos (2009) tendo como questões indissociáveis o trabalho, a ciência e a cultura numa perspectiva de uma formação omnilateral do sujeito. Entretanto, ainda não alcançou-se esse propósito de formação, pois diante das experiências vivenciadas na escola realizando observações no cotidiano escolar e nas relações de integração entre funcionários, em diálogos frequente com docentes tanto da área técnica quanto da área comum, e com alunos podemos inferir que a escola ainda não efetivou a formação integral do sujeito. Dessa forma, torna-se necessário que a escola promova uma formação voltada não só para o mercado de trabalho, e sim, uma formação voltada para o mundo, tendo como fundamentos o trabalho, a ciência e a cultura articulados entre si, considerando a necessidade de construir as capacidades de pensar e de fazer dos jovens trabalhadores proporcionando uma educação de qualidade a todos.
CONCLUSÕES:
Percebemos que falta a Escola Técnica Estadual Magalhães Barata – ETEMB efetivar-se como uma escola de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, dentre os motivos defende-se que haja uma integração de toda equipe para trabalharem juntos a fim de oferecer a comunidade escolar uma educação de qualidade e com a formação integral do sujeito, assim como falta também recursos para manter a escola com um bom funcionamento, equipar os laboratórios, pois não basta somente a teoria se não tiver a prática. Sendo assim, tendo o conhecimento da concepção de qual formação se pretende diante a essa modalidade de ensino, a integrada, e a união entre a teoria e a prática possa se materializar no ensino médio, seja nas organizações curriculares ou nas práticas cotidiana escolar ou até mesmo no Projeto Politico Pedagógico - PPP da escola a fim de proporcionar uma formação de mundo para que todos tenham acessos a conhecimentos necessários para atuar com um ser ativo na sociedade que vive de modo que os jovens trabalhadores busquem sua emancipação. Isso torna-se muito mais difícil sem um política pública estadual voltada para o fortalecimento do ensino médio integrado, com um projeto pedagógico, infraestrutura, formação continuada e valorização profissional.
Palavras-chave: Ensino Médio Integrado, Educação Profissional, Formação Omnilateral.