65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
ANALISE DE AULA PRÁTICA SOBRE EXTRAÇÃO DE DNA DE CÉLULAS VEGETAIS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ARAPIRACA, ALAGOAS.
Deisiane Pereira Santos - Bolsista do PIBID – Biologia / UFAL - Campus de Arapiraca
Anny Carolynne Berbardino da Silva Barbosa - Bolsista do PIBID – Biologia / UFAL - Campus de Arapiraca
Heliaise Vitor Freitas - Bolsista do PIBID – Biologia / UFAL - Campus de Arapiraca
Liara Maria da Silva - Bolsista do PIBID – Biologia / UFAL - Campus de Arapiraca
Maria do Amparo Monteiro Silva - Profª / Supervisora do PIBID – Biologia / UFAL - Campus de Arapiraca
Maria Lusia de Morais Belo Bezerra - Profª Msc./ Coordenadora do PIBID – Biologia / UFAL - Campus de Arapirac
INTRODUÇÃO:
O DNA (ácido desoxiribonucléico) é uma molécula complexa que contém toda a informação genética responsável pela hereditariedade. No ensino médio, o estudo dessas macromoléculas tem sido explorada através de aulas práticas de extração de DNA em sala de aula (FURLAN et al., 2011; RODRIGUES et al., 2012), promovendo um melhor entendimento de assuntos vinculados à biologia molecular considerados complexos. “Embora conteúdos relacionados com DNA sejam contemplados no ensino fundamental, médio e superior, alunos e educadores muitas vezes não conseguem associar o DNA a uma molécula real e, muito menos, relacionar e compreender a sua presença nos vegetais” (FURLAN et al., 2011). Partindo desse pressuposto é importante explorar ferramentas que possibilitem uma abordagem didática dos conteúdos de biologia, pois segundo Pais apud Mendes et al. (2000, p.02.) “os recursos didáticos são considerados elementos essenciais para o processo de ensino-aprendizagem, são ferramentas que viabilizam a construção do conhecimento, apoiando a ação docente e ampliando as possibilidades das abordagens didáticas”.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente resumo objetivou relatar a importância de aula prática sobre extração de DNA em uma escola pública de Arapiraca, Alagoas, enquanto ferramenta pedagógica no processo construtivo da teoria-prática, a partir da percepção de alunos do ensino médio.
MÉTODOS:
Durante o período de setembro a outubro de 2012 foram feitas observações em aulas de biologia em uma escola estadual do município de Arapiraca-AL, onde foi possível evidenciar a necessidade de aula prática como suporte para fixação do tema relacionado aos ácidos nucléicos. A atividade prática foi realizada no laboratório de ciências por bolsistas de iniciação à docência do Programa PIBID com participação do professor da disciplina. Participaram 29 alunos de duas turmas do 1º ano do ensino médio.
A extração do DNA de células da banana ( Musa spp.) foi baseado no protocolo de RODRIGUES et al. (2008), com adaptações. Essa fruta foi escolhida por ser de fácil acesso. Foram utilizados os materiais solicitados no protocolo como: material vegetal (banana), álcool, detergente, sal e foram adaptados alguns instrumentos de aquecimento e resfriamento que a escola não possuía, demonstrando os processos químicos e físicos que estavam acontecendo na extração do DNA. No termino da atividade foi aplicado aos participantes um questionário que buscou saber se: 1- A atividade foi proveitosa e interessante?/ 2 - A atividade ajudou na fixação/assimilação do assunto? 3. O espaço era adequado?/ 4. Foi possível o esclarecimento de dúvidas?/ 5. Possibilitou conhecimento de prática laboratorial?
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Dos 29 participantes constatou-se que 96,6% consideraram a atividade como proveitosa e interessante, pois os mesmos expressavam através das perguntas e curiosidades relacionados aos processos que estavam acontecendo; 89,7% responderam que a atividade ajudou na fixação do assunto que foi ministrado em sala; 72,5% entenderam que o espaço era adequado, mesmo com a falta de arejamento; 86,2% expressaram que foi possível o esclarecimento de dúvidas relacionadas à extração de DNA e apenas 41,4% entenderam que esta ferramenta possibilitou conhecimento de procedimentos laboratoriais, sugerindo mais aulas práticas por conta do pouco acesso ao laboratório. FAGUNDES et al. (2012) ao realizar extração de DNA com alunos do ensino médio observou que a atividade estimulou a curiosidade do aluno e despertou para o aprofundamento do conteúdo estudado.
Observou-se a importância da aula prática para estabelecer a relação entre teoria e prática. Nesse contexto, o uso de recursos didáticos para o ensino de biologia segundo Mendes (2000, p.01), são “ferramentas, quando bem selecionadas e utilizadas, viabilizam a construção do conhecimento por parte dos sujeitos apreendentes e contribuem para a prática docente, bem como para a aprendizagem significativa”.
CONCLUSÕES:
Foi possível concluir com o comportamento dos alunos (curiosidade, questionamentos, interesse e etc...), que as aulas práticas no ensino de biologia são de grande importância, pois servem para o professor como ferramenta de metodologia didática e para melhor fixação e compreensão dos conteúdos pelos alunos, além da intensificação da relação teoria-prática. O laboratório de ciências é um instrumento de grande importância e um local onde se é possível contextualizar os conhecimentos obtidos em sala de aula de maneira prática. A realização da experiência demonstrando o processo de extração do DNA, além de permitir a visualização da molécula de forma concreta, permitiu ao aluno questionar o que foi ensinado pelo professor e construir seu próprio conceito.
Esta atividade também possibilitou adquirir conhecimento e experiência por parte dos bolsistas de iniciação á docência, bem como na formação continuada dos professores envolvidos, visto que foi realizada envolvendo tanto os bolsistas, alunos e professor, possibilitando a comunicação, observação, vivenciando a realidade escolar.
Palavras-chave: Biologia, Educação, Extração de DNA.