65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 7. Ciência e Tecnologia de Alimentos - 3. Tecnologia de Alimentos
ASPECTOS DO CONSUMO DE MÉIS DE ABELHAS
Jean Aquino de Araújo - Aluno de Graduação do Instituto Federal do Maranhão, Campus Zé Doca
Renato Silva Araujo - Aluno de Graduação do Instituto Federal do Maranhão, Campus Zé Doca
Mayara Dutra Machado - Aluno de Graduação do Instituto Federal do Maranhão, Campus Zé Doca
Maria Ariane Duarte da Silva - Aluno de Graduação do Instituto Federal do Maranhão, Campus Zé Doca
Alexsandro Silva Rocha - Aluno de Graduação do Instituto Federal do Maranhão, Campus Zé Doca
Josyanne Araújo Neves - Profª MsC./Orientadora - Instituto Federal do Maranhão, Campus Zé Doca
INTRODUÇÃO:
A apicultura é uma das atividades mais antigas do mundo e seu custo inicial, em relação às demais atividades agropecuárias, é baixo. Em decorrência disso, é considerada fonte alternativa de renda, apresentando diversos produtos, tais como: própolis, geleia real, cera, pólen, apitoxina e mel. O mel é o principal produto da apicultura, utilizado para vários fins (ARNALD et al., 2008; RIBEIRO et al., 2009).
Os cinco maiores exportadores mundiais de méis são: China, Argentina, México, Alemanha e Canadá (FAO, 2011). O Brasil, apesar de não estar entre os maiores exportadores, vem aumentando sua participação no mercado mundial; sendo os Estados de São Paulo, Ceará, Piauí, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, os principais produtores de mel (CORONEL; SOUSA; AMORIM, 2011).
O consumo de mel por ano no Brasil situa-se entre 250 e 300 gramas por pessoa de classe média e alta. Tal consumo é de aproximadamente 150 g ano-1 na região Nordeste e de 400 g. ano-1 na Sudeste. No Nordeste a apicultura encontra condições favoráveis ao seu emprego, todavia o consumo de mel é relativamente baixo, em consequência da ideia errônea de que seu uso destina-se apenas a fins terapêuticos (MARTINS et al., 2010).
OBJETIVO DO TRABALHO:
A presente pesquisa teve como objetivo identificar os aspectos do consumo de méis de abelhas.
MÉTODOS:
Elaborou-se um questionário com 12 perguntas objetivas. Para isso, consultou-se material bibliográfico sobre a temática em estudo. O questionário era composto por indagações pertinentes à: frequência de consumo do mel, critérios de escolha do produto, fins de utilização, opinião quanto ao preço e o tipo de mel preferido. O mesmo foi aplicado a 100 pessoas de ambos os sexos com faixa etária entre 18 a 50 anos e habitantes da cidade de Zé Doca, Maranhão. Tal município localiza-se no oeste do Maranhão na microrregião de Pindaré Mirim possuindo as seguintes coordenadas: latitude de 3°14’35.12” sul, longitude de 45°38′52.77″ oeste e altitude de 30 m.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Frequência de consumo
O porcentual obtido foi 7% para quem consome o mel diariamente, 2% semanalmente, 26% mensalmente, 59% eventualmente e 6% não consomem o produto. Observou-se que em Zé Doca, Maranhão há uma deficiência quanto ao consumo diário de mel.
Fins de consumo
O produto pode ser consumido como fonte alimentar, produto de beleza e remédio. Dos dados obtidos, 60% dos entrevistados alegaram que utilizam o mel para fins medicamentosos, o que justifica a deficiência quanto ao consumo na forma de alimento (30%).
Preço do mel
8% dos entrevistados responderam que o mel é um alimento “barato”, 58% afirmaram que o preço é “razoável”, 22% “caro” e apenas 12% alegaram que o mel é um alimento “muito caro”.
Critérios utilizados para compra
32% dos entrevistados responderam que utilizam a consistência como critério de compra, 27% a aparência, 24% o gosto e 17% a cor. Tais achados divergiram do encontrado por Martins et al. (2010) que obtiveram a cor como sendo o critério mais empregado.
Tipos de mel
Dos entrevistados, 56% afirmaram ter predileção por mel de Apis mellifera e 44% por de Melipona fasciculata. As características acentuadas (aroma, sabor e textura) do mel de Apis justificaram tal aceitação.
CONCLUSÕES:
A frequência do consumo de méis de abelhas é eventual, o produto ainda é visto como medicamento e a predileção é por mel da abelha Apis mellifera.
Palavras-chave: Questionário, Consumidor, Mel.