65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
AS MÍDIAS EDUCACIONAIS: O PIBID E A PROBLEMÁTICA NA UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DIDÁTICOS NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA CLARA TETÉU, MACAU/RN
Javaerton de Souza Aquino - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte/IFRN
Júlio César Ferreira de Santana - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte/IFRN
Maria Aparecida dos Santos Ferreira - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte/IFRN
INTRODUÇÃO:
Nas últimas décadas, o Brasil vem vislumbrando implantar as Tecnologias de Informação e Comunicação –TIC’s como componente do processo pedagógico do sistema educacional público. Houve um aumento nas ações legais e governamentais, mas ainda há muito a ser feito. Como se percebe, a educação sempre foi e continua a ser um processo complexo que utiliza meios de comunicação para complementar ou apoiar as ações do docente em sua interação com o aluno (HACK, 2007). A educação constitui-se na base da formação e organização humana Os instrumentos utilizados neste processo são de grande importância para construção de uma visão de mundo e as (TIC’s) são produtos das constantes evoluções do mundo. Acompanham, induzem e promovem tais mudanças e auxiliam no processo de aprendizagem. Segundo Paiva (2002), uma escola que não recorre, ou melhor, que não integre os novos meios informáticos, corre o risco de se tornar obsoleta. As TIC’s são ferramentas que podem ser utilizadas na educação e contribuir para a eficiência do processo de ensino aprendizagem. Na escola, o uso de tecnologia pode tornar possível a contextualização dos conhecimentos e das disciplinas no mundo produtivo, como princípio integrador de cada uma das áreas e contribuir para retirar o discente da condição de mero espectador.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente artigo tem como objetivo propor uma reflexão sobre o uso de recursos didáticos a partir da prática do PIBID, no ensino de Biologia e demais disciplinas na Escola Estadual Professora Clara Tetéu – Macau/RN, propor numa nova visão referente ao uso das TIC’s tecnologias por parte dos professores, fazendo-os conhecer a importância das mídias educacionais no processo de ensino-aprendizagem.
MÉTODOS:
Trata-se de uma pesquisa qualitativa, caracterizada como um estudo de caso, onde 21 professores de diversas disciplinas responderam a um questionário com perguntas direcionadas ao assunto. A escolha do enfoque qualitativo de investigação vislumbra tratar com singularidade as práticas sociais em seu ambiente, o que exige do pesquisador, uma inserção direta com texto da ocorrência do fenômeno educacional que se pretende investigar (TRIVIÑOS, 1987). Foi aplicado um questionário com os professores dos turnos matutino e vespertino das diversas disciplinas, visando conhecer o entendimento dos mesmos em relação às mídias, suas aplicações e como estes as percebem. Utilização de entrevista semiestruturada para análise e coleta de dados. A princípio, foi feita a leitura de cada uma das respostas buscando uma maior compreensão para depois, organizá-las em “categorias”. De acordo com Gomes (apud GOULARD ET AL, 2005), “categoria é um conceito que se refere a elementos com características comuns ou relacionados entre si, possibilitando ao investigador estabelecer classificações”. Dentre algumas perguntas do questionário estavam: O que você pensa sobre as mídias como recurso didático? O que pode ser observado quando utiliza as TIC’s nas aulas? O que facilita/dificulta o uso de mídias em cada uma das Escolas onde você utilizou o recurso? Contribui para a aprendizagem?
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A entrevista semiestruturada nos permitiu a análise do perfil de 21 professores, sendo esses de Biologia e demais disciplinas em relação ao uso das mídias educacionais pelos mesmos. Como resultado a pesquisa apresenta o seguinte: a) O tempo de magistério é bastante variável entre eles; b) Considerando que todos os recursos apresentados são mídias, percebe-se que todos os professores têm noção do significado deste termo, porém, poucos reconhecem as mídias tradicionais, como: discurso (4), telefone (4) e máquina fotográfica (6). Dentre os recursos mais identificados como mídias, pelos participantes da pesquisa são: TV (12), vídeo (13), DVD (10), rádio (9) Filme (10), jornal (8), computador (9). Apenas seis (6) dos entrevistados acham que todos os aparatos citados são mídias. Apresentam ainda, as condições de trabalho da escola pública, como: a carga horária que a maioria deles cumpre em outras escolas, a falta de cursos de capacitação, a disponibilização do espaço e dos recursos e a quantidade do material adequado, por muitas vezes insuficiente. As respostas dos sujeitos apontam para um descompasso entre a vontade de melhorar a prática com a utilização das mídias educacionais e as condições reais da sua prática para o desenvolvimento de uma educação de qualidade.
CONCLUSÕES:
Diante dos dados coletados, observamos que a carga horária é o maior agravante que impede o uso das TIC´s, representando um obstáculo para o uso dos recursos tecnológicos disponíveis, pois alegam pouco tempo para cumprir o programa proposto e ainda, trabalhar com outras atividades. Percebemos ainda, que o uso dos recursos tecnológicos no cotidiano escolar, do professor e do aluno, pode facilitar a construção do conhecimento mútuo. Com isso trouxemos reflexões, questionamentos e posicionamentos, oportunizando-os entender sobre os fundamentos e objetivos da utilização das novas tecnologias como ferramentas pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem, a partir da prática do PIBID na escola. Consideramos os resultados satisfatórios, na medida em que os envolvidos na pesquisa tomam consciência da importância de promover um aprendizado significativo, em harmonia com o ambiente escolar e todos os seus aspectos. Diante do exposto, concluímos, portanto, que existem diversas formas de ensinar um determinado conteúdo, seja ele de Biologia ou não. O importante é transformar esses conhecimentos em algo instigante para os alunos, além do entendimento que ele pode trazer. Cabe ao professor tornar esta perspectiva em algo concreto em relação à apreensão do conhecimento por parte dos alunos.
Palavras-chave: Educação, Tecnologias da Informação, Prática docente.